Mudança técnica
A secção de Futsal decidiu mudar o rumo no leme técnico da equipa principal, quatro meses volvidos sobre a última mudança, a saída de Adil Amarante e a entrada de Beto Aranha. Finda a época, e pese embora a conquista do título de campeão nacional, a Direcção optou por dispensar o técnico brasileiro. Na base desta saída estarão motivos internos, relacionados pelo modo como Beto Aranha conduziu o grupo, e que resultaram em situações bastante desagradáveis. Os dirigentes não terão também gostado do modo como Beto Aranha geriu estas situações e optaram por um novo rumo para o Futsal do Benfica.
André Lima pendura as sapatilhas
O sucessor é André Lima, até então capitão do Benfica. Aos 37 anos, o mítico jogador do futsal encarnado põe fim a uma brilhante carreira, ele que é o mais internacional de sempre e o maior goleador das 7 épocas de história do Futsal encarnado. André Lima chegou ao Benfica em 2002 e deixa agora as quadras após 6 épocas, 5 como capitão, onde ganhou 4 campeonatos, 3 Taças e 3 Supertaças, além de ter feito parte dos planteis finalistas da UEFA Futsal Cup em 2004 e da Recopa em 2007. Ao todo André marcou centenas de golos, com memória da genial temporada de 2004-2005, e no segundo jogo da final do play-off onde apontou 5 dos 7 golos com que o Benfica derrotou o Sporting, e sagrou-se também nessa mesma noite o artilheiro da época, com 52 golos. O ex-camisola 5 goza de grande respeito e admiração na massa associativa benfiquista e tem agora o maior desafio da sua carreira.
Novo treinador
A escolha de André Lima surge como natural entre os dirigentes do Benfica, que sentem também que é uma opção para o grupo de trabalho. Apesar de não ter experiência como treinador, nem o curso para tal, André Lima é um homem experiente no futsal, que trabalhou com muitos bons treinadores, e que fará agora também a sua adaptação às novas funções, aplicando todas as ideias que absorveu ao longo da sua carreira, juntando as suas próprias convicções. Muito motivado para esta tarefa, André Lima abraça o maior desafio da sua carreira, pois já se sabe que o “tribunal da Luz” rapidamente se vai esquecer do passado como jogador e vai exigir tudo ao treinador André Lima.
Equipa técnica
Restam ainda algumas dúvidas no que diz respeito à equipa técnica que acompanhará André Lima. Certas parecem estar as permanências de Nélito, como treinador adjunto, e Victor Leite como preparador-físico, decisão já anunciada há alguns meses. Depois de ter sido dado com certa a sua saída, o treinador de guarda-redes Pedro Henriques também deve ficar e continuar assim o seu bom trabalho. Sabe-se que o Benfica ainda procura outro treinador adjunto, um homem com experiência e com habilitações para ser inscrito na ficha de jogo como treinador, já que André Lima não cumpre os requisitos necessários. Segundo a imprensa escrita, Ricardo Lobão, treinador do Sassoeiros terá sido convidado para tal função, mas terá rejeitado.
Nova época
A equipa de futsal seguiu esta semana para férias, estando o regresso ao trabalho marcado para dia 4 de Agosto. Em relação ao plantel, esta semana foram tornadas públicas as renovações de contrato com muitos jogadores: Bebé, Carlos Paulo, Zé Carlos, Rogério Vilela, Arnaldo, Zé Maria, César Paulo e João Marçal, que se juntam assim aos jogadores que já tinham contratos para mais épocas: Pedro Costa, Gonçalo Alves e Ricardinho. Está prevista a continuidade do jovem pivot Ricardo Pereira, bem como a promoção do ex-júnior Anilton, que já acompanhou a equipa nos torneios de fim de época. O único jogador cujo futuro não foi anunciado é Miguel Almeida, aguardando-se desenvolvimentos nos próximos dias. Quanto a reforços, até à data não há noticias, mas o SerBenfiquista está em condições de anunciar que a política continua a ser reforçar com jogadores que façam a diferença, sendo assim de esperar que, para já, quem vier tenha mesmo de ser mais valia para o grupo.
Fique atento às novidades nas próximas semanas!