segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Critérios estranhos

Cada vez são mais estranhos os critérios de nomeação dos "melhores do mundo"...

Mas que o único que importa é a fama...isso está mais do que visto.

Definir o melhor é sempre ingrato e pouco consensual.

E sempre me fez muita confusão atribuir esse prémio sempre aos goleadores, como se sem os guarda-redes, os defesas e os médios da equipa eles fossem alguém...

Jogadores como Buffon e Iniesta mais do que mereciam ter ganho o prémio nos anos anteriores, por exemplo. Mas muitos outros fizeram por isso.

Longe vai o tempo em que o futebol resolveu premiar por exemplo Fabio Cannavaro...e até fez menos por isso do que exemplos que dei acima...

Para este ano o prémio está guardado para Cristiano, Modric ou Salah...o mesmo trio que foi nomeado para o prémio da Uefa...e que Luka Modric levou para casa. Pela lógica, a decisão do prémio Fifa é fácil de adivinhar...se o croata arrebatou o prémio para melhor jogador da europa...obviamente que também recebe o prémio de melhor jogador do mundo da FIFA (em que o peso do Mundial é ainda mais decisivo), caso contrário seria do mais ridículo e absurdo que podia acontecer na História do futebol.
Se é justo ser qualquer destes 3 a ganhar?... Isso já é outra coisa.

Salah não ganhou nada. Foi praticamente sempre o melhor jogador do Liverpool que chegou a finalista da Champions.

Cristiano foi o melhor jogador do Real em 1/3 dos jogos, sendo o melhor marcador da Liga dos Campeões que o Real conquistou. Ficou em 3º lugar da Liga Espanhola, atrás de Atlético de Madrid e Barcelona.

Modric foi o melhor jogador do Real noutros 1/3 dos jogos, sendo o playmaker e equilibrador da equipa. Venceu a Liga dos Campeões e carregou a Croácia até à Final do Mundial. Eleito Melhor jogador do Mundial pela FIFA e Melhor jogador da Europa pela UEFA. Ficou em 3º lugar da Liga Espanhola, atrás de Atlético de Madrid e Barcelona.

Lionel Messi foi sempre o melhor jogador do Barcelona. Na Europa, foi o jogador com mais dribles concretizados, jogador com mais passes chave por jogo, jogador com mais oportunidades de golo construídas, jogador com mais assistências para golo marcado, jogador com mais golos marcados. Vencedor da Bota de Ouro para melhor marcador da Europa. Ficou em 1º lugar à frente de Atlético de Madrid e Real. Venceu Liga Espanhola, Taça de Espanha e Supertaça de Espanha.

Antoine Griezmann foi praticamente sempre o melhor jogador do Atlético de Madrid e da seleção Francesa. Venceu a Liga Europa. Venceu o Mundial, sagrando-se campeão do mundo pela França. Venceu a Supertaça Europeia frente ao Real. Eleito melhor jogador da Liga Europa. Ficou em 2º lugar na Liga Espanhola, à frente do Real.

Contra factos não há argumentos. Penso que não há dúvida nenhuma, de que o Melhor do Mundo é o Almeidinhos. Só o Jonas lhe faz cócegas. O resto é treta e jogos publicitários de bastidores.

1 comentário:

  1. é acho que aquele que fizer mais birrinhas e que amuar mais é o que ganha.

    ResponderEliminar