SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 setembro 2018

Mentiras de «A Bola»

06 setembro 2018 7 Comentários
O JORNAL "A BOLA" FOI PIONEIRO EM EDITAR ANUALMENTE PUBLICAÇÕES QUE LANÇAVAM A NOVA TEMPORADA E FAZIAM O BALANÇO DA ANTERIOR.


Com o tempo foi-se desenvolvendo ao nível de informação estatística e os outros jornais - Record e O JOGO - copiaram a ideia. O "pior" é que o jornal "A Bola" foi perdendo qualidade com a saída de bons jornalistas mantendo-se os mais fracos e captando alguns mentecaptos (como se irá provar).  Na actualidade a publicação que o Record edita é melhor que esta de "A Bola". O "problema" é a arrogância de quem dirige o Jornal e de quem tem o poder na edição do jornal.

Página 3

A arrogância dos incompetentes
No jornal sabem perfeitamente que em 1935/36 o treinador do Benfica foi Vítor Gonçalves e não Lipo Herczka. Eu sei disso pois há um leitor do blogue que já me mostrou a troca de informações com jornalistas de "A Bola" mas continuam a insistir em mentiras. Ou como uma vez me disse, nos anos 80, Vítor Serpa (ainda não era director do jornal) qualquer coisa deste tipo que a memória também não consegue registar letra-a-letra: «O que é que isso interessa?! Só você é que sabe!» Eu respondi: «Respeitem os leitores que pagam o jornal para vos pagarem os ordenados e são enganados»!


Página 81

Página 94

O Sporting CP nunca se classificou em 6.º lugar
Esta tabela só contempla os três clubes totalistas nas 84 edições do Campeonato Nacional. Se fossem colocados os 71 clubes era o caos do caos. O Sporting CP nunca se classificou em 6.º lugar mas em quatro edições (1964/65, 1968/69, 1972/73 e 1975/76) classificou-se em 5.º lugar e não três vezes como garante "A Bola".

Página 98

Pelo menos dois erros
Eusébio marcou 43 golos (e não 42) em 1967/68 e em 2002/03 tanto Fary (SC Beira-Mar) como Simão Sabrosa (Benfica) marcaram 18 golos, ou seja, foram ambos os melhores marcadores do campeonato nacional. Fary conquistou um troféu instituído pelo jornal "A Bola" por uma questão de alíneas de desempate no regulamento da chamada "Bola de Prata". Simão Sabrosa (SL Benfica) foi o melhor marcador do campeonato nacional em 2002/2003 ex-aequo com Fary (SC Beira-Mar). 

Página 99

Quais 75 finais? É preciso que bata certo!
São 78 finais tanto quanto os troféus e 156 finalistas (o dobro de 78). Uma gralha no título do número de títulos com os actuais dirigentes de "A Bola" a ignorarem o que os seus fundadores decidiram pois souberam - por serem contemporâneos - que a Taça de Portugal era a designação, depois de 1938/39, do Campeonato de Portugal.

Página 143

Na edição de 2 de Julho de 1945, o jornal "A Bola", publicou o seguinte quadro: 


Como é que em 40 edições da Supertaça com 40 troféus
Só há 78 finalistas? Para 40 vencedores, não serão...80 finalistas? Trapalhada monumental na "competição do sistema". A menos interessante do «Futeluso». Além de faltar o Leixões SC que jogou a competição em 2002/03 (18 de Agosto de 2002) falta também uma participação do SC Braga que jogou três edições: 1982/83, 1998/99 e 2016/17. Também ao contrário daquilo que "A Bola" pretende desinformar o SC Braga, em 8 de Agosto de 1998, não venceu o FC Porto. Perdeu por 1-0 com o golo do FC Porto marcado por Zahovic.   

Página 144

Trapalhões! Nem sabem colocar o troféu na época. Nem a data da última edição, embora seja uma gralha "aceitável". Quanto à época referente a cada Supertaça: Joga o troféu quem se apura na temporada anterior. Mas nas competições europeias da UEFA também. Se esta 21.ª Supertaça conquistada pelo FC Porto, em 4 de Agosto de 2018, foi na temporada de 2017/18 então a edição desta temporada da Liga dos Campeões e a Liga Europa também é de 2017/18 pois o apuramento para jogar em 2018/19 foi obtido nessa temporada. Palhaçada!



Uma publicação com centenas de erros, talvez milhares
Mostram como se faz jornalismo na actual «A Bola». Cometem erros todos os dias. Insistem sabendo que erram. Que «A Bola» desapareça era um favor ao jornalismo português e deixava de envergonhar aqueles que a idealizaram: António Ribeiro dos Reis, Cândido de Oliveira e Vicente de Melo.

De mim não levam um tusto *

Alberto Miguéns

* aliás levaram três euros pois tive que comprar a publicação

NOTA: O inefável António Simões afirma que eu o persigo pois denuncio as mentiras que publica. Desabituei-me de o fazer para não o «perseguir». Tendo um pretexto aproveito para "dizer" ao leitor que enviou este texto (utilizo só o extracto final) a propósito do presidente Tamagnini Barbosa, que é evidente que é mentira.



1. Ted Smith (treinador do Benfica) evitou o penta do Sporting CP? Mas se Ted Smith foi o treinador do título, em 1949/50, o Sporting CP deixou foi de conquistar o tetra, pois era TRI - 1946/47, 1947/48 e 1948/49. Só evitaria o penta, em 1950/51, se o SCP tivesse conquistado o título em 1949/50. É que o SCP até conquistou o título em 1950/51! Seria o quinto consecutivo se o Benfica, com Ted Smith, não conseguisse ser campeão na temporada anterior. António Simões é um pantomineiro.  

2. Arrancou para a Taça Latina? Não viu o seu sonho realizar-se? Em 15 de Dezembro de 1948 ainda nem se sabia que o Benfica estaria na Taça Latina em...1950. Nem o Sporting CP que foi campeão em 1948/49 pois o primeiro jogo na primeira edição da Taça Latina foi em 22 de Junho de 1949 disputado pelo Sporting CP. Aliás em finais de 1948 a disputa da Taça Latina era ainda uma mera hipótese sem certeza que iria realizar-se. O Benfica só conquistou a Taça Latina, na presidência de Mário Madeira, na temporada seguinte em 18 de Junho de 1950, mais de ano e meio depois do presidente Tamagnini Barbosa ter falecido. Este António Simões tem cá uma lata! E merece ser «perseguido». Até pela própria sombra.   
7 comentários
  1. E é isto. Chegou-se a uma degradação tal que em muita da comunicação social de hoje se vive bem com o erro, a omissão ou a trapalhice. Em alguns casos pior, desde que venda. Mais do que admitir erros acham que quem os corrige ou os "persegue" ou então acham que os leitores são estúpidos de mais para gostar ou perceber a verdade.

    No caso vertente de "A Bola" há muitos anos que não compro o jornal. Algumas vezes até viro a cara com o que vejo nas capas. Comprei, é certo, três dos quatro livros do TETRA do SLB mas isso é apenas por causa das fotografias pois tirar dados estatísticos de lá é que não muito obrigado.

    E se aqueles que hoje lá trabalham se sentem satisfeitos e orgulhosos então nem sequer terão capacidade para pôr a mão na consciência e admitir esses erros e que este jornal de hoje está longe de ser o JORNAL que eu lia quando era miúdo. Um JORNAL que então era feito por grandes JORNALISTAS que eram também escritores com um nível primoroso e homens que não transigiam com a falta de rigor.

    Será que hoje quem por lá trabalha nem sequer se perguntará alguma vez se Cândido de Oliveira, Ribeiro dos Reis ou Vicente de Melo teriam orgulho em trabalhar no jornal tal como hoje existe e produz?

    "A Bola"? Não muito obrigado, digo eu.

    ResponderEliminar
  2. este vitor serpa nunca me enganou nao compro este nem coisa nenhuma de jornaleiros por cunhas.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente a Bola está pejada de jornalistas com costela azul, que qual tribo não disfarçam a sua cor nas suas pretensiosas peças jornalistas, do qual o expoente máximo é o figurinha chamado André Pipa, vulgarmente conhecido como o adorador do Ronaldo e do Mourinho( na versão soft, dispenso-me de publicar a versão hardcore).

    Mas outros, vermelhos não se safam, um daqueles que eu não perdia uma peça desiludiu-me bastante com a sua indisfarçável agenda pro-Jesus e anti_Vitória, de seu nome João Bonzinho.

    E Vitor Serpa? Desde que expulsou RAP e Quintela do jornal por exigência de sua excelência o Sr Dr Miguel Sousa Tavares, e censurou comprovadamente uma resposta de Quintela ao referido cagão nunca mais gastei 1c nesse pasquim.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  4. Pobre senhor, o que ele faz para vender o jornal.

    ResponderEliminar
  5. Antônio Simões é um homem incorruptível e um benfiquista puro de almas e coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este António Simões não é o futebolista do Benfica. é um jornalista portista!

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: