terça-feira, 30 de outubro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Pleno de vitórias logrado nos pavilhões. De uma assentada, e de forma muito saborosa, quebramos três maldições, em Hóquei em Patins, Futsal e Basquetebol.

Fique então com a nossa análise dos jogos onde o Benfica cumpriu o seu destino.


No Pavilhão Unidade Vimaranense, ao invés do que se sucedeu em 2017/18, a vitória sorriu ao Benfica, de modo apertado, por 71-74, para a 4ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Águias partilham topo da pauta classificativa com os Campeões Nacionais. O FC Porto, que visita a Luz no próximo Sábado, voltou a sofrer uma derrota, e novamente à custa de um emblema açoriano, concretamente o Lusitânia. De sublinhar o regresso das transmissões do Nacional de Basquetebol à RTP 2.

Vitória justa do Benfica mas sofrida, num terreno tradicionalmente bastante adverso. José Silva não actuou, ao invés de Jaques Conceição. As águias ainda têm um longo trabalho pela frente, o que é normal dada a remodelação levada a cabo nesta secção. Defensivamente há que procurar atingir uma maior consistência e ofensivamente há que apresentar um jogo mais elaborado e menos dependente das iniciativas individuais. Cláudio Fonseca (12 pontos e 7 ressaltos) e Micah Downs (autor de um duplo-duplo: 11 pontos e 10 ressaltos) foram as melhores unidades encarnadas em campo.

No início da tarde de Sábado o Benfica entrou por cima, fruto de uma maior lucidez na componente ofensiva (4-12), mas foi sol de pouca dura. Os vitorianos às ordens de Fernando Sá responderam de pronto, com eficácia e impondo maior agressividade na vertente defensiva, e atingiram o 1° quarto na dianteira do "score" (16-14). O jogo seguiu dividido, com alternâncias no marcador e precipitações de parte a parte. Os minhotos acabaram por ser mais esclarecidos, particularmente no tiro de média e longa distância, nos últimos instantes da primeira parte. Os números ao intervalo (39-34) espelham a baixa produtividade ofensiva.

As características do encontro não sofreram alterações, fundamentalmente o desacerto no ataque (sucederam-se as más decisões), após o descanso regulamentar, e portanto com ambas as equipas próximas no marcador. 54-52 era o que indicava o 'placar' à entrada para o último parcial. Ao invés do que vinha sendo habitual na partida, passou a ser o Benfica a comandar ligeiramente o marcador. A aposta no jogo exterior surtia efeito e de que maneira, com as águias a aumentar um pouco a vantagem (62-70). No entanto os conquistadores não abdicaram de lutar, também à boleia dos triplos, e as dúvidas quando ao desfecho do jogo permaneceram até ao soar da buzina final (69-70). O VSC dispôs da última posse de bola para empatar a partida, mas não foi feliz e o Benfica conseguiu os seus intentos.

Resultados Finais da 4ª Jornada (1ª Fase)

V. Guimarães 71-74 SL BENFICA
Terceira Basket 63-84 Oliveirense
CAB Madeira 76-72 Esgueira
Imortal 85-77 Illiabum
Lusitânia 85-78 FC Porto
Ovarense 80-69 Galitos Barreiro


A turma de Marcel Matz alcançou um duplo triunfo a Norte do país, e segue no comando isolado da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Este fim de semana escreveu-se uma página bonita nesta secção com o regresso à actividade feminina. Desejamos toda a sorte do mundo para as meninas treinadas por Nuno Brites que militam no terceiro escalão nacional da modalidade.

Duas vitórias por 1-3 frente a duas equipas com um tipo de argumentos bastante distante do nosso. Basta comparar os objectivos, uma vez que ambas lutam acerrimamente pela manutenção, ao passo que nós somos candidatos a vencer tudo no território nacional. Nesta deslocação a norte do Douro, Hugo Gaspar, lesionado com gravidade, e Peter Wohlfahrtstatter, derivado a uma gripe, não viajaram com a equipa.

Em São Mamede de Infesta, o SLB superiorizou-se à irreverente Associação Académica local (21-25; 29-27; 13-25; 17-25), para a 5ª Jornada.

A Ac. São Mamede é uma das equipas com mais tradição na modalidade e que aposta, e bem, nas camadas jovens. E no seu plantel sénior apresenta realmente muita juventude, e com qualidade. Galvanizados por um Pavilhão Eduardo Soares lotado, entraram com tudo na partida (3-0), mas naturalmente os homens de "águia ao peito" (equipa titular: Ivo Casas, André Lopes, Bernardo Martins, Theo Lopes, Tiago Violas, Honoré, Filip Cveticanin), trataram de inverter o cenário (7-8) e gradualmente alargaram a vantagem até aos 21-25.

No segundo parcial o Benfica entrou melhor (3-8), mas os da AASM não se atemorizaram e com um espírito muito combativo correram atrás do prejuízo, conseguindo a reviravolta no 2º set (14-13). A arbitragem foi habilidosa e equilibrou as forças, deixando as águias algo afectadas. Se aos da casa tudo corria bem, sendo de realçar as dificuldades que nos provocaram sobretudo através de um serviço potente e os vários pontos obtidos contra o nosso bloco, já ao Benfica eram evidentes as precipitações, com alguns serviços sem nexo e algumas falhas de comunicação que redundaram em pontos para o opositor. O jogo prosseguiu com os nortenhos na frente (23-21). O SLB respondeu (24-25), mas os anfitriões apoiados pelo seu público acabaram por empatar o desafio (29-27).

Marcel Matz não mexeu na equipa e o Benfica não permitiu mais quaisquer tipo de veleidades, sendo notória a maior frescura física, e venceu os dois sets seguintes com tranquilidade, 13-25 e 15-25 respectivamente. Theo Lopes e Bernardo Martins foram os melhores pontuadores deste embate, com 21 e 18 pontos respectivamente.

No Domingo, batemos o Famalicense (25-14; 13-25; 8-25; 19-25), equipa que este ano ascendeu à elite da modalidade, num desafio referente à 6ª Jornada.

O sete eleito para iniciar a partida foi: Ivo Casas, Rapha, Fred Winters, Theo Lopes, Nuno Pinheiro, Zelão, Filip Cveticanin.

Os encarnados entraram muito apáticos e desastrados, com sucessivos erros, sobretudo ao nível do serviço e do remate. No Pavilhão Municipal fazia-se sentir muito frio e isso terá pesado no rendimento do colectivo de Matz. As águias ainda estavam em fase de aquecimento, com o jogo a decorrer, e os minhotos acabaram por triunfar categoricamente no 1º set. Depois a história do jogo conheceu outro rumo. Os encarnados dominaram o resto do embate, não dando qualquer chance ao opositor, já desgastado, para acreditar numa eventual surpresa, como está bem patente nos parciais. Rapha (16 pontos) distinguiu-se como o máximo pontuador da partida, secundado por Honoré (15 pontos).

Resultados Finais da 5ª Jornada (1ª Fase)

Ac. São Mamede 1-3 SL BENFICA (21-25; 29-27; 13-25; 17-25)
Leixões 2-3 Castêlo da Maia (25-22; 21-25; 19-25; 25-23; 6-15)
Clube K 0-3 Sporting (22-25; 16-25; 9-25)
VC Viana 3-2 Famalicense (25-23; 25-22; 21-25; 23-25; 15-11)
Fonte Bastardo 3-0 SC Caldas (25-15; 25-23; 25-20)
Esmoriz 3-1 Ac. Espinho (25-21; 25-16; 17-25; 25-18)
V. Guimarães 3-0 Sp. Espinho (25-23; 29-27; 25-18)

Resultados Finais da 6ª Jornada (1ª Fase)

Famalicense 1-3 SL BENFICA (25-14; 13-25; 8-25; 19-25)
Clube K 1-3 SC Caldas (19-25; 25-21; 22-25; 25-27)
Sporting-Ac. Espinho (1/11, às 18h)
Leixões-Ac. São Mamede (1/11, às 18h)
VC Viana-Esmoriz (1/11, às 18h)
Castêlo da Maia-Sp. Espinho (1/11, às 18h)
Fonte Bastardo-V. Guimarães (4/11, às 16h)


Nova vitória em Derby. A formação encarnada foi ao Pavilhão Acácio Rosa vencer tangencialmente, por 2-3, os azuis do Restelo, para a 7ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Ufa! Foi na raça! Idêntico às idas a Ponte de Sor e Viseu. O Benfica manteve-se firme no topo da classificação, após arrancar uma vitória manifestamente "a ferros". Os três preciosos pontos foram obtidos de forma épica já nos últimos suspiros do jogo, num pavilhão onde não vencíamos desde a época 2015/16.

O jogo não foi transmitido, mas não sobram dúvidas quanto à forma electrizante como o jogo decorreu em Belém, fundamentalmente no período decisivo do confronto entre dois emblemas históricos, onde as águias se revelaram fatais. Fits e Marc Tolrà não foram escalados para o jogo, em virtude da imposição regulamentar.

Os homens da "Cruz de Cristo" adiantaram-se no marcador, com 4 min de jogo cumpridos, aproveitando um mau passe em zona proibida de Bruno Coelho. A reacção encarnada não demorou muito. Rafael Henmi empatou a partida com um desvio subtil. Empate a uma bola ao intervalo.

Na segunda parte o Benfica assumiu definitivamente as rédeas da partida. Foi um festival de golos falhados. Por um lado fomos ineficazes, por outro Marcão revelou-se um muro. As águias sofreram um revés sensivelmente a meio da etapa complementar, devido à expulsão de Diego Roncaglio, por acumulação de amarelos. O guarda-redes brasileiro parece estar talhado para isto. Já na temporada anterior viu o cartão vermelho neste local. Cristiano entrou evidentemente. Em superioridade numérica os da casa voltaram à vantagem. O Benfica acercou-se ainda mais da baliza contrária mas a bola teimava em não entrar.

Na fase crítica do encontro, em posição de desvantagem, o SLB optou pela utilização de "guarda-redes avançado", com Bruno Coelho nesse papel. E para espanto de muitos o Benfica, quando era praticamente certo que a turma da Luz se iria despenhar, já dentro do minuto final logrou a reviravolta no marcador. Ao segundo poste, Tiago Brito encostou para o 2-2. E, no reatamento, a pressão alta encarnada resultou em pleno. Fernandinho, o suspeito do costume, sem misericórdia aproveitou o passe sem nexo de um jogador da casa para recuperar o esférico e operar a reviravolta "ao cair do pano".

Resultados Finais da 7ª Jornada

Belenenses 2-3 SL BENFICA
Sporting 6-1 Sp. Braga
Rio Ave 1-2 Eléctrico
AD Fundão 6-3 Futsal Azeméis
Módicus 5-0 Burinhosa
Unidos Pinheirense 2-3 Quinta dos Lombos
Viseu 2001 5-3 Leões de Porto Salvo


Mais de três anos e meio depois, o SL Benfica voltou a ser feliz em Oliveira de Azeméis. No Domingo venceu por 1-3, em encontro relativo à 3ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Em primeiro lugar fazemos uma vénia às comandadas de Paulo Almeida pela sexta conquista consecutiva da Supertaça Nacional, após goleada por 14-2 aplicada ao Clube Hóquei dos Carvalhos. Sublime! Quanto ao colectivo de Pedro Nunes, merece também o nosso aplauso, pois superou um duro teste, em casa de um concorrente na luta pelo título. As atenções viram-se agora para a recepção ao FC Porto, marcada para o próximo Sábado.

Na pista do Pavilhão Dr. Salvador Machado, viu-se um jogo de duas partes distintas, pouco quezilento, sem penaltys e livres directos. A UDO apresentou com maior volume ofensivo nos primeiros 25 min. Pedro Henriques foi fechando bem a sua baliza. O Benfica surgiu num registo mais contido e solidário, menos exposto, preocupado em manter-se organizado na tarefa defensiva. No ataque faltou alguma clarividência mas ainda assim construiu dois/três lances de golo iminente. O marcador acabou por ser desbloqueado a menos de dois min do intervalo, e favorável aos da casa, com Jorge Silva de forma letal a aproveitar alguma passividade benfiquista.

No segundo tempo só deu Benfica! Os comandados de Pedro Nunes, apoiados numa boa organização defensiva, mais pressionante, e num ataque móvel e mais vertical, obrigaram a um baixar de linhas da União. Valeu aos comandados de Renato Garrido um Xavier Puigbi endiabrado. O guarda-redes da casa esteve absolutamente inspirado e impediu uma série de vezes o festejo encarnado. O tempo caminhava para o fim e as pretensões da turma da Luz continuavam de forma sistemática a esbarrar no 'portero' espanhol. Até que nos momentos finais da partida a desconcentração se apoderou dos jogadores da casa e o Benfica foi do "Inferno ao Paraíso". Primeiro, Diogo Rafael aproveitou um erro clamoroso de Bargalló para desfeitear o guarda-redes da casa. Depois foi a vez de Marc Torra oferecer de bandeja o golo da reviravolta benfiquista. No interior da área da UDO o avançado espanhol cometeu um autêntico disparate e endereçou o esférico a Diogo Rafael. O internacional português solicitou de imediato Nicolia e o argentino não teve piedade. Em desespero os da casa arriscaram jogar sem guarda-redes. Novamente Torra entregou mal a bola e Diogo Rafael, grande protagonista do jogo de Domingo, agradeceu a oferta e pese embora a longa distância demonstrou que a pontaria estava bem calibrada e fixou o resultado final em 1-3.

Resultados Finais da 3ª Jornada

Oliveirense 1-3 SL BENFICA
Sporting 1-0 Sp. Tomar
HC Braga 6-6 Juv. Viana
SC Marinhense 7-3 AD Oeiras
FC Porto 5-2 Paço de Arcos
Riba D'Ave 2-1 AD Valongo
OC Barcelos 3-2 HC Turquel


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário