segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O fim de semana que passou saldou-se pelo pleno de vitórias. Todas as nossas equipas em acção tiveram êxito, pese embora umas de forma mais folgada do que outras.

Acompanhe-nos numa breve deambulação pelos desafios ultrapassados.


Águias continuam invictas, ao cabo de dez rondas da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Triunfo categórico, por 101-78, no Clássico frente à Ovarense, actual terceiro classificado.

A formação de Arturo Álvarez voltou a dar sinais óptimos. É certo que importa é como acaba, porém o trilho percorrido até esta altura da temporada tem sido de modo flagrante convincente e já se nota um clima de crescente confiança dos adeptos para com esta secção, nomeadamente em relação ao treinador e às caras novas. Subsistem ainda algumas dúvidas, pois existe capacidade para mais, concretamente no que à afirmação de alguns jogadores diz respeito, mas estamos francamente na rota certa.

O jogo da passada tarde de Sábado resume-se pela clara superioridade das hostes encarnadas. Estamos cada vez mais personalizados. Consistentes, completos e atractivos na nossa forma de actuar, isto é, sólidos no capítulo defensivo e desenvoltos no processo ofensivo. Arnette Hallman continua de fora, devido a lesão. Os espanhóis Xavi Rey e Álex Suárez regressaram finalmente aos eleitos, depois de um longo calvário enfrentado por ambos.

A histórica Ovarense tem vindo a realizar uma excelente campanha no campeonato, contudo não tiveram hipóteses na Luz. Os homens que envergam o "Manto Sagrado"  entraram soltos e certeiros na componente ofensiva especialmente no tiro exterior (32 pontos no primeiro quarto) estiveram praticamente sempre na liderança do "score". 54-43 era o resultado ao intervalo. Na segunda parte, as águias aumentaram distâncias, frente a uns vareiros combativos mas resignados. A chave do jogo esteve no bom comportamento defensivo benfiquista, assente na solidariedade e agressividade, e na forma organizada, a procurar a melhor solução de lançamento, e eficaz (destaque para os 14 triplos concretizados) como nos apresentamos na vertente ofensiva.

Quando a equipa funciona bem como um todo torna-se complicado e em certa medida injusto nomear o MVP da partida. Em abono da verdade vários jogadores foram fundamentais para o vitorioso desfecho. Não é só quem marca pontos que merece ser distinguido. Daí que optamos por elencar, conforme as estatísticas, os quatro atletas mais valiosos: Micah Downs (22 pontos, 7 ressaltos, 7 assistências), Fábio Lima (15 pontos, 5 ressaltos), Cláudio Fonseca (13 pontos, 6 ressaltos, 5 desarmes de lançamento), Juan Pablo Cantero (15 pontos (4 triplos), 5 assistências).

Resultados Finais da 10ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 101-78 Ovarense
Galitos Barreiro 83-70 Illiabum
Lusitânia 82-79 CAB Madeira
FC Porto 94-86 V. Guimarães
Oliveirense 106-83 Esgueira
Imortal 90-99 Terceira Basket


Começo positivo da segunda volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol. Vitória incontestável na casa da Associação Académica de Espinho (13-25; 10-25; 26-28).

O Benfica foi à Capital do Voleibol ganhar com toda a naturalidade e mantém-se no encalço do Sporting. Os leões seguem na dianteira a pauta classificativa com mais um ponto averbado do que nós.

Os dois primeiros sets espelham plenamente as reais diferenças entre os dois emblemas. A maior qualidade individual e colectiva do Benfica, que alinhou na máxima força (com Hugo Gaspar ainda a recuperar de lesão), fez-se notar categoricamente. Já a pensar no compromisso europeu desta Terça-feira, o timoneiro encarnado mexeu na equipa e fez uso da extensão do plantel à sua disposição, o que explica de algum modo a maneira tremida como correu o terceiro e último set do encontro. Aliado a isso claudicamos um pouco na recepção na fase final, permitindo à equipa da casa manter-se na luta pelo set. De frisar mais uma bom desempenho de Theo Lopes no capítulo do remate, coroado com 17 pontos.

Resultados Finais da 14ª Jornada (1ª Fase)

Ac. Espinho 0-3 SL BENFICA (13-25; 10-25; 26-28)
V. Guimarães 3-0 SC Caldas (29-27; 28-26; 25-22)
Esmoriz 3-0 Sp. Espinho (25-16; 25-19; 27-25)
Clube K 0-3 Ac. São Mamede (18-25; 22-25; 19-25)
Sporting 3-0 Castêlo da Maia (25-17; 25-16; 25-20)
Fonte Bastardo 3-0 Famalicense (25-18; 25-21; 25-22)
Leixões 1-3 VC Viana (23-25; 17-25; 25-16; 21-25)


A turma de Carlos Resende superou tangencialmente o ISMAI, por 29-30, no arranque da segunda volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

O resultado final não deixa margem para dúvidas. Não foi nada fácil, bem pelo contrário. O ISMAI vendeu bem cara a derrota e o Benfica sofreu bastante para regressar a Lisboa com os três pontos na bagagem. Tudo continua igual no cimo da classificação.

Realce para a forma aguerrida como os maiatos se entregaram ao jogo. Causaram-nos muitas dificuldades. Do lado encarnado o objectivo foi alcançado, porém não nos livramos de um susto. Sem descurar o mérito dos maiatos, cometemos muitos erros e pusemo-nos a jeito. Qualquer deslize complica de imediato e de forma significativa as nossas contas. Não nos cansamos de advertir.

Os encarnados estiveram largo período a correr atrás do prejuízo, particularmente na primeira parte. A cerca de 9 min do intervalo perdíamos por 14-10. Reagimos, aumentando os índices de concentração e agressividade na defesa, e aplicamos um parcial de 0-5, perfazendo o 14-15. Ao cabo de 30 min de jogo registava-se uma igualdade a 14 bolas.

As águias regressaram dos balneários ligeiramente mais espevitadas e energéticas mas ainda assim insuficiente para se distanciarem. O lateral Délcio Pina revelou-se um autêntico quebra-cabeças para a nossa defesa. O cabo-verdiano marcou 11 golos! O jogo prosseguiu com o equilíbrio como nota dominante, com sucessivos empates. Valeu a maior frescura física dos homens de "águia ao peito", em contraste com alguma desinspiração dos locais, na recta final da partida

Reiterando, na fase decisiva da partida, estava tudo em aberto contudo a formação benfiquista conseguiu manter-se na frente do marcador e garantiu a conquista dos três pontos. Recordamos que o único desaire consentido pelo Sporting foi precisamente na condição de visitante contra o ISMAI.

No plano individual, destacaram-se Kévynn Nyokas (foi decisivo), autor de 8 golos, e Pedro Seabra, com 6 remates certeiros. O internacional francês esteve em tarde inspirada, enquanto o central português sofreu uma lesão nos derradeiros momentos do embate. Nota ainda para a titularidade de Hugo Figueira na baliza encarnada. Na segunda parte jogou o guardião Miguel Espinha.

Resultado Finais da 14ª Jornada (1ª Fase)

ISMAI 29-30 SL BENFICA
Madeira SAD 20-31 FC Porto
CCR Fermentões 20-19 AC Fafe
AA Avanca 19-29 ABC
Boa Hora FC 25-25 Águas Santas
Arsenal Clube Devesa 22-39 Belenenses
Sporting 30-25 Sp. Horta


Uma exibição q.b. chegou para bater o Hóquei Clube de Turquel por 5-1, em jogo referente à 10ª ronda do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins

As comandadas de Paulo Almeida sucumbiram no encontro das Meias Finais. Foram derrotadas por 3-4 pelo Concépcion, equipa argentina que se sagrou-se vencedora da Taça Intercontinental Feminina disputada em San Juan. Mas nada abala o orgulho que temos nestas meninas que já garantiram um lugar eterno na História do Glorioso.

O Benfica de Pedro Nunes está a evoluir mas permanece distante daquele Benfica que se viu a espaços no início da temporada. Um Benfica consistente e equilibrado defensivamente, criterioso e pragmático a nível atacante. Este Benfica tem de aparecer quando houver jogos de maior grau de dificuldade. É de senso comum que o todo é superior à soma das partes. Para já, com todo o respeito pelo HC Turquel, quando o colectivo não funciona o talento individual dos nossos atletas chega e sobra para ultrapassar adversários deste calibre.

O Benfica foi melhor e ganhou bem, perante um Turquel desfalcado, conforme tínhamos adiantando na crónica de antevisão, no entanto ficou a sensação de que podemos e devemos fazer muito mais. Há momentos em que a equipa transparece uma boa dose de desconcentração e com dificuldades em elaborar/operacionalizar o seu hóquei. De referir que Carlos Nicolia não jogou.

Nos 25 min iniciais o marcador só funcionou por uma vez e a favor do Benfica, por intermédio de Jordi Adroher. Uma "stickada" de meia distância do finalizador catalão a meio da primeira parte foi um oásis. Na etapa complementar as ocorrências já foram mais consentâneas com a modalidade. Em superioridade numérica (powerplay), o virtuosista Lucas Ordoñez voltou a fazer das suas e ampliou para 2-0. Logo de seguida, o argentino assistiu Adroher para o terceiro tento da noite, na conclusão de um contra-ataque vertiginoso. A equipa da "aldeia do hóquei" aproveitou a passividade encarnada para encurtar diferenças. A resposta encarnada não tardou. Incursão de Diogo Rafael pelo corredor lateral culminada com uma bela execução. A menos de 4 min do fim, Diogo Rafael apareceu solto de marcação e repetiu o feito de Adroher, bisando no encontro.

Resultados Finais da 10ª Jornada

SL BENFICA 5-1 HC Turquel
Oliveirense 3-0 Riba D'Ave
Sp. Tomar 1-1 AD Valongo
HC Braga 2-1 SC Marinhense
Paço de Arcos 4-3 AD Oeiras
Juv. Viana 3-6 Sporting
FC Porto-OC Barcelos (22/12, às 15h)


Irrepreensíveis. Mais um sucesso alcançado pelo colectivo de Joel Rocha. Triunfo por cinco bolas a uma na recepção aos Leões de Porto Salvo, no princípio da segunda volta da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

O Benfica venceu com total justiça um adversário que tradicionalmente é complicado de enfrentar. Pleno de vitórias continua, assim como a boa vantagem (cifrada em cinco pontos) sobre o nosso principal adversário.

Não fosse alguma ineficácia e poderíamos estar aqui a falar numa espécie de "rolo compressor" relativamente ao que aconteceu no pretérito Domingo na Luz. As águias criaram em quantidade suficiente para obter uma vitória bem mais robusta. Ao intervalo, venciam por 2-0, o que era demasiado curto tendo em consideração as inúmeras oportunidades de golo construídas.

Na quadra assistiu-se a mais um show de Fernandinho. O brasileiro abriu as hostilidades, na sequência de uma bola parada. Depois assistiu Tiago Brito para o 2-0. Mais golos só na segunda parte. A pressão alta de Bruno Coelho surtiu efeito com a bola a sobrar para Fits. O pivot não se fez rogado e também ele inscreveu o seu nome na folha de artilheiros. Entretanto um jogador do LPS foi expulso e posteriormente Fernandinho completou o "hat-trick" com duas finalizações oportunas.

Resultados Finais da 14ª Jornada

SL BENFICA 5-1 Leões de Porto Salvo
Belenenses 1-6 Sporting
Unidos Pinheirense 3-2 Viseu 2001
Quinta dos Lombos 1-1 Futsal Azeméis
Sp. Braga 2-1 Rio Ave
Burinhosa 5-3 Eléctrico
Módicus 4-1 AD Fundão


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário