13 fevereiro 2019

É preciso dizer mais alguma coisa?!


Talvez... EspectacuLage!?

O que posso escrever mais sobre a cabazada histórica do Benfica ao Nacional? Talvez vou contra a corrente e dizer que acabou por ser um tanto ao quanto escassa, muito por culpa da defesa do Nacional e do seu guarda-redes que teve mais de um punhado de grandes defesas ao longo do encontro. Não acreditam?! Ora então vejam lá este lance pornográfico.


O que é que os jogadores do Nacional poderiam ter feito mais perante um Benfica diabólico do Lage? Eles jogaram o melhor que souberam com a qualidade que possuem e, ao contrário de outras vezes, o Benfica desta vez entrou em campo com todos a remarem para o mesmo lado, com todos a saberem o que realmente têm de fazer durante os vários momentos dos 90 minutos de jogo. Ao invés de interrogarem-se sobre a competência defensiva dos jogadores do Nacional porque não falam da nova personalidade da equipa encarnada? Ao invés de conversas vazias sobre limites de golo ou respeito pelo adversário, porque não ter um pouco mais de respeito próprio e falarem sobre a dificuldade que é manter o foco e o jogo colectivo quando o resultado já está feito num jogo?


É isto o que o Bruno Lage trouxe ao Benfica. Esta atitude. Esta insaciedade constante pelo melhor Benfica que podem ser. Esta personalidade colectiva e individual. Esta inversão do jogo em que o primeiro defesa é o nosso atacante e o nosso primeiro atacante é o nosso defesa. Tudo isto está a ser desprezado por quem muito fala e escreve, mas pouco ou nada acerta. Mas, o terceiro anel não está a dormir. É para eles que joga este Benfica.


E, mesmo assim, o Bruno não se livra de volta e meia discordarmos com ele. É que nem tudo foi rosas no domingo. Por exemplo, achei inadmissível ter tirado o Seferovic a meio da segunda parte. Acredito que ainda tinha mais um golo para marcar naquela partida, fazendo o seu primeiro hat-trick de águia ao peito (e creio que da sua carreira), o que teria um gosto bem especial para o suíço e a sua confiança. Mas, quando o seu suplente chama-se Jonas e faz tantos como ele em pouco menos de meia-hora, o que podemos dizer? É lidar...


Quem parece não estar a lidar nada bem com as nossas performances são os nossos adversários e respectivos cartilhados. Ao folclore e actividades circenses do costume, com ataques ao modelo de jogo do Benfica, ao facilitismo dos nossos adversários, ao querer mostrar que foram factores determinantes no crescimento e formação de jovens jogadores do Benfica (como no caso do João Félix), ainda há palhaços que pura e simplesmente transcendem o debate para o surrealismo, como este pequeno exemplo...


Os americanos têm duas expressões que merecem ser utilizadas neste momento para toda essa malta: stop feeding the troll (não alimentem o monstro) e attention whores (sedenta por atenção). A melhor forma de reagir a esta malta é apenas smile and wave (sorrir e acenar), porque já Gil Vicente dizia: ridendo castigat mores (corrige os costumes sorrindo). E é precisamente isso o que o departamento de marketing tem feito ao longo dos últimos anos de ataques sucessivos dos nossos adversários, que procuram fora dos relvados conseguir a vantagem competitiva que não conseguem dentro das quatro linhas, culminado com esta última sátira.


Voltando ao que interessa, o Benfica há mais de 50 anos que não dava uma cabazada destas. Espero que seja a primeira de muitas ainda esta temporada. 


Seja na Luz, fora na casa do adversário, ou até fora em casa emprestada, tal as últimas novidades do Conselho de Disciplina azulado da Federação Portuguesa de Futebol. Quem pensam que enganam? Uma medida que teve como base uma queixa há duas épocas atrás?! Ainda por cima sobre um assunto muito pouco consensual que tem haver com a legalidade e ilegalidade das claques?! Já agora, onde anda o IPDJ, o ministério público, o ministério da administração interna e os legisladores para responderem sobre esta temática, à luz dos acontecimentos que ocorreram no centro de estágios de Alcochete em maio passado? Onde fica a responsabilização colectiva e individual se membros de uma claque coagem árbitros como ocorreu na Maia? Disso ninguém quer saber. Mas, no entanto, querem à força toda que o Benfica se responsabilize por grupos sobre os quais pouco ou nada gere. Se ao menos desse para depois termos este tipo de espectáculos pirotécnicos...


Enfim... escrevia eu sobre a goleada de 10 a 0 ao Nacional, não deixa de ser curioso o simbolismo da data e do resultado. Foi no dia 10 de fevereiro de 2019, que o Benfica marcou 10 golos ao Nacional da Madeira, tendo o décimo golo sigo marcado pelo nosso querido Jonas, cuja dorsal é a 10 e é a mesma que utilizava o Chalana que foi homenageado nesse encontro. Ah! E, o Pizzi recebeu o primeiro 10.0 das agências de rating futebolístico.


E, já repararam, que assim como não quer a coisa, jogámos sem Jardel, sem Fejsa, sem Salvio, sem Cervi e sem Jonas (pelo menos a titular). E, apesar disto tudo, conseguimos jogar o melhor futebol praticado em Portugal nesta última temporada e com jogadores como os estreantes Ferro (a titular) e Florentino (do banco para o jogo)? Isto só se consegue porque há qualidade na formação made in Seixal. Porque ninguém fala destes reforços de inverno que o Bruno Lage pediu e lhe foram dados e que já estão a render?


De tal forma o técnico encarnado confia nestes jogadores que prescinde de Grimaldo e Pizzi, para além dos restantes veteranos como o Jardel, o Fejsa e o Jonas, para o embate frente ao Galatasaray já amanhã. Penso que há aqui uma visão muito mais evoluída do que aquela que os cromos por detrás dos microfones têm, ou seja, de que o Lage só está a rodar a equipa para refrescá-la sem qualquer outra preparação por detrás. A meu ver, ele está a gerir-la e estou ansioso para ver o encontro de Istambul para confirmar o processo que deverá estar a trabalhar durante estas últimas semanas, com jogadores menos rodados.


A conferência de imprensa de hoje já nos deu algumas luzes sobre isso. O Bruno até se apresenta disposto a falar sobre o processo, mas os jornalistas continuam a ficar pelas trivialidades bacocas. Aposto que se lhe perguntassem se estas duas ausências do Pizzi e do Grimaldo já estariam de certa maneira previstas tendo em conta o planeamento que a equipa técnica tem para o seu plantel, decerto que o Lage aprofundaria um pouco mais sobre isso. E, é sobre esses temas que realmente interessa saber. Pelo menos para os adeptos saudáveis do desporto rei.


Portanto, são duas as dúvidas para amanhã: quem fará de Grimaldo e quem fará de Pizzi? Pessoalmente estou dividido. Se por um lado tenho defendido, desde a rearranjo do plantel neste defeso de inverno, a utilização de Yuri Ribeiro como lateral esquerdo e de Zivkovic como médio-ala direito falso, por outro lado, tenho receio que têm pouco ritmo de jogo para poderem render o que necessitam de render. Sendo assim, estou igualmente inclinado por apostar em duas adaptações polivalentes: Cervi para lateral esquerdo e Gedson para médio-ala/interior direito.





P.S.: Então e o resumo do resultado histórico? Aqui vai, para que mais tarde possamos sempre recordar...


12 comentários:

  1. Ora bem, PP! Coisa mais linda o dia do 10!

    E o que tu dizes também foi dito pelo Rodolfo Reis, esse frutista empedernido: que o resultado não foi justo, mas escasso face à produção ofensiva do Benfica!...e foi também graças ao guarda-redes e um ou outro defesa do Nacional que não se chegou ao famoso "quinze a zero"...a teoria da conspiração que anda por aí ignora isto e ignora que se há clube grande a quem o Nacional sempre esteve 'ligado', precisamente pela via da corrupção, foi o Fruta Corrupção Pancadaria. Bem sei que o Rui Alves que está nas escutas do AD já lá não está, mas o Miguel de Sousa não é melhor - acreditem...

    A teoria da conspiração é determinada só pela inveja da qualidade exibicional e do resultado, bem como pelo medo...os dragartos já perceberam que Bruno Lage levantou a onda vermelha e sabem por experiência própria que a onda vermelha normalmente rebenta no Marquês...por isso andam tão nervosinhos eheheh é lidarem!

    Não conhecia esta campanha que aqui partilhas - mais uma genial!

    Hoje eu também apostaria no Gedson no lugar do Pizzi e no Cervi no lugar do Grimaldo. Já começo a achar que há um fundo de verdade em tantos e tantos rumores de falta de profissionalismo do Zivkovic...com muita pena minha pois como sabes, acho-o um dos cinco mais talentosos do plantel.

    Por fim, não resisto a uma provocação amigável: então o RV não conseguia implementar um modelo de jogo dominador, de equipa grande, porque três anos e meio não eram tempo suficiente para o operacionalizar; mas para o Bruno Lage um mês de trabalho chegou e sobrou para implementar esse modelo de jogo, muito bem operacionalizado?!?! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre essa provocaçãozinha, tem lá calminha. O Benfica vai quebrar, porque todos quebram. Vamos ver do que é feito o Lage quando isso acontecer. Por agora, tiro-lhe o chapéu, pois está não convocatória do Grimaldo e do Pizzi a meu ver reflecte que ele já está a preparar-se para essas quebras. A única forma de evitar quebras é envolver o máximo de jogadores no processo. Isso faz-se trabalhando com qualidade no treino e dar oportunidades nos jogos.

      Acredito que o Zivkovic estará a crescer, porque tem tudo para vingar no futebol mundial.

      Eliminar
    2. Ai vai? Então não vamos ganhar todos os jogos por 10 a 0? Que desilusão lol a sério: é claro que vai quebrar, não é esse o ponto. O ponto, como diria o JJ, são dois pontos. Primeiro, o que mencionas - a questão não é se vais quebrar ou não, a questão é se pensas e trabalhas estrategicamente na mitigação proactiva do risco dessa quebra no rendimento colectivo ou não. E aí, é confundir a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras - RV não tinha essa estratégia nem essa proactividade, limitava-se a espremer sempre os mesmos até à última gota e depois logo se via (normalmente eles lesionavam-se e aí sim, eram substituídos no onze...); BL geriu o agora titular Rafa num derby porque estava em risco de lesão, e agora deixou dois pesos pesados do onze fora da convocatória!

      O segundo ponto, e o mais importante: esquece o momento de quebra, pensa neste Benfica e no de RV em forma, compara os respectivos modelos de jogo e responde directamente à minha questão. Alguma vez o Benfica de RV, mesmo nos seus melhores momentos de forma, teve um modelo de jogo tão de equipa grande, tão dominador? E com muito maior equilíbrio nos dois momentos defensivos? Alguma vez o Benfjca de RV teve esta organização ofensiva e defensiva, esta reacção à perda e transição defensiva, ou ofensiva? Alguma vez o Benfjca de RV teve esta qualidade de jogo colectivo na construção e criação, em ataque posicional? Alguma vez o Benfica de RV teve tanta posse de bola dentro do bloco adversário? Alguma vez o Benfica de RV jogou com a equipa tão junta em todos os momentos do jogo? Alguma vez o Benfica de RV humilhava o Sporting em Alvalade, num dos derbies mais desequilibrados da história do futebol português (e voltava a ganhar três dias depois, poupando titulares)? Alguma vez o Benfica de RV fazia uma homenagem ao Fernando Chalana (meu maior ídolo de infância, como já aqui assumi) como a que nós fizemos no domingo?

      Não, nunca.

      Eliminar
    3. Acho que as ideias de jogo do Rui Vitória, mais difícil de implementar que estas do Lage. Depois, uma coisa é certa, o nível de exigência parece-me ser francamente superior, agora, não achas?

      ;)

      Eliminar
    4. Lol isso é tão absurdo que até tropeçaste a escrever a frase ;-) ideias de jogo rudimentares e anacrónicas, à Zé Mota, mais difíceis de implementar que ideias de jogo elaboradas e contemporâneas, à Guardiola??!? É que mesmo que aches que é à Simeone, convenhamos que ainda está bem longe dos Zé Motas da vida...

      Ai o nível de exigência subiu, e de que maneira! Porque agora é muito elevado E porque antes era muito baixo ;-)

      Eliminar
    5. O Zé Mota... Lol! Tu também quando é para mandar abaixo utilizas sempre o abafador... ROFL!

      Eliminar
  2. Dez a zero… :) Surpreende-me que o Visconde Varandas — promovido a Marquês da Marquise, desde a queda do brunismo (mais um título pr'ó zbording !! :D ) — ainda não tenha vindo a público manifestar a sua indignação com tamanha indelicadeza. Talvez porque ainda esteja a recuperar do choque de pensar que poderia ter sido com ele, na semana anterior!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Who gives the f...

      Eliminar
    2. Eheh aposto que metade dos lagartos, ao verem aquele massacre ao Nacional com aquele resultado, pensaram exactamente isso "podia perfeitamente ter sido assim a semana passada"...

      Eliminar
    3. Nem ao Villarreal ganham, quanto mais...

      Eliminar