sábado, 16 de fevereiro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Aproxima-se um Sábado carregado de actividade para os benfiquistas ecléticos, com desafios interessantes de se seguir para as nossas cinco modalidades de pavilhão.

Confira a antevisão dessas cinco partidas onde desejamos que o Glorioso seja vitorioso.


Sábado, às 14h30, visitamos o arqui-rival, Sporting, num Derby a contar para a 19ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Para ver na RTP 1.

Duelo sempre aguardado entre as duas melhores formações nacionais. Perspectiva-se um jogo pautado pelo equilíbrio e decidido nos detalhes, como tem sido timbre dos últimos duelos. Mas claro que há premissas para esta partida que não podem ser ignoradas. Desde logo o Benfica entra em campo com 5 pontos sobre o rival, ou seja a pressão da vitória neste jogo pende mais para o lado dos leões, que só assim é que podem ainda sonhar com o primeiro lugar na fase regular.

Mas por outro lado para os encarnados há um desafio em cima da mesa ainda maior: Até aqui foram 18 jogos, 18 vitórias. Somar a 19ª vitória permite não só "resolver" a questão do primeiro lugar, como manter o registo imaculado no campeonato nacional. Além disso, também pode permitir limpar algum gosto amargo, já que os últimos dois jogos em Alvalade deram em empates muito amargos para o Benfica: a derrota nos penaltys na "negra" dos Playoffs da época passada e ainda a eliminação na UEFA Champions League esta época. 

Acreditamos, obviamente, que se a equipa continuar a produzir o que tem feito até aqui nesta temporada, tem todas as condições para somar a vitória. Portanto a receita terá de ser mais do mesmo, porque tem sido bom: um Benfica sólido e solidário a defender, pragmático, criativo e eficaz no ataque, tirando proveito de bolas paradas e de eventuais falhas do adversário.


Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 19ª Jornada

Sábado - dia 16:

Sporting-SL BENFICA 14h30 RTP 1
AD Fundão-Leões de Porto Salvo 16h
Eléctrico-Futsal Azeméis 16h
Belenenses-Quinta dos Lombos 18h30
Rio Ave-Módicus 18h30

Sexta - dia 15:

Viseu 2001-Sp. Braga 21h

Domingo - dia 17:

Unidos Pinheirense-Burinhosa 16h


A abrir as hostilidades em casa, temos o Andebol, com a recepção à Associação Atlética de Águas Santas, marcada para as 15 horas de Sábado, e respeitante à 23ª ronda da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Quem não puder se deslocar à Luz, pode ver em directo através da TVI 24.

A formação maiata ocupa a quarta posição da pauta classificativa. Tendo isto presente, todo o cuidado é pouco. A formação de Carlos Resende não pode facilitar, até porque perder pontos atrasa-nos da luta dos três lugares da frente.

Portanto é necessário reconhecer que o adversário tem uma boa valia e que por conseguinte possui argumentos para nos colocar em apuros. Pedro Cruz é a principal referência ofensiva. O atirador contrário tem de ser vigiado e condicionado, mas sobretudo há que respeitar o adversário pela sua valia colectiva, e contar que chegará a Luz motivado: não é novidade nenhuma, o Águas Santas coloca muitas vezes dificuldades a todos os adversários superiores, e neste jogo não tem a pressão do resultado.

Do lado encarnado, o jogo de Braga deixou alguns alertas, nomeadamente com mais baixas do que esperado, veremos se já temos mais jogadores de volta para esta partida, casos de João Silva, Ales Silva e claro Borko Ristovski, que tem de regressar à acção rapidamente pois ainda temos muitos jogos importantes para ganhar nesta primeira fase. Este Sábado queremos o melhor Benfica, com um melhor comportamento defensivo, e com um ataque demolidor.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 23ª Jornada

Sábado - dia 16:

SL BENFICA-Águas Santas 15h TVI 24
Belenenses-AA Avanca 15h30
CCR Fermentões-Arsenal Clube Devesa 18h
ISMAI-ABC 19h

Terça - dia 19:

Madeira SAD-Sp. Horta 18h

Boa Hora FC 24-38 Sporting
FC Porto 40-18 AC Fafe


Sábado, pelas 16 horas, há choque de candidatos na região de Aveiro. Os líderes d1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol enfrentam-se no jogo mais mediático da 18ª Jornada e que terá transmissão televisiva por via da RTP 2.

Arriscamo-nos a dizer que quem vencer este jogo irá iniciar a segunda fase na dianteira. Não é um jogo de carácter decisivo, mas o factor "casa" é essencial para atacar os Playoffs. A União Desportiva Oliveirense irá jogar diante do seu público, dias depois da conquista da Taça Hugo dos Santos.

O Benfica tem aqui pela frente um desafio à sua qualidade como equipa, e à sua capacidade de reacção. A derrota na Final de Domingo passado foi clara, e muito marcada pelo horrível começo de jogo, pelo que é logo por aí: o Benfica tem de entrar muito concentrado e a defender muito bem.

A Oliveirense estará altamente motivada, e fortemente apoiada pelo seu público, e neste momento tem claramente ascendente sobre todas as equipas em Portugal. Portanto é tempo de o Benfica ir para a luta, com tudo, e lembrar-se que por exemplo derrotou esta UDO em casa na primeira Volta. A derrota aqui não comprometerá a luta na segunda fase, mas vai colocar o Glorioso em posição de desvantagem.

Preocupa-nos claro o estado clínico da equipa. A José Silva juntaram-se a semana passada Arnette Hallman e Xavi Rey, e com Álex Suárez e Micah Downs aparentemente também com limitações. Já são azares a mais, se calhar também algo não está a ser muito bem feito a nível do capítulo das lesões. Já se sabe que as ausências de uns são as oportunidades de outros, e esperamos que quem for a jogo dê tudo e mais alguma coisa pela vitória.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 18ª Jornada

Sábado - dia 16:

Oliveirense-SL BENFICA 16h RTP 2
Lusitânia-Illiabum 15h
Galitos Barreiro-FC Porto 17h30
Ovarense-V. Guimarães 18h
Imortal-CAB Madeira 21h30

Sexta - dia 15:

Terceira Basket-Esgueira 21h45


Depois da eliminação das competições europeias, os pupilos de Marcel Matz medem forças com o Sporting Clube das Caldas, a partir das 18h30 de Sábado, em embate referente à 22ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de VoleibolSerá transmitido em directo e exclusivo pela BENFICA TV.

Somos amplamente favoritos a conquistar os três pontos. Há que então mudar o chip e concentrarmo-nos única e exclusivamente no muito que há para jogar e ganhar a nível interno. Se impusermos a qualidade e o ritmo elevado apresentado na Challenge Cup, mais perto estaremos do sucesso e de conseguir os nossos objectivos.

Portanto e depois de recuperar fisicamente do jogo de Quarta-feira, o fundamental é fazer o 'transfer' psicológico. Claro que Marcel Matz pode aqui mudar quatro ou cinco peças da equipa inicial sem perder qualidade no jogo. Não surpreenderia se Nuno Pinheiro, Fred Winters e Zelão sejam titulares, e que Filip Cveticanin e Bernardo Martins acabem por também jogar muito tempo.

Pede-se um Benfica concentrado, a dar seguimento ao que tem feito. Caímos de pé na Europa, o triplete interno é aquilo que todos desejamos, queremos e exigimos. Juntos até ao sucesso final, força rapazes!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 22ª Jornada

Sábado - dia 16:

SL BENFICA-SC Caldas 18h30 BENFICA TV
Fonte Bastardo-Ac. Espinho 15h
Castêlo da Maia-Esmoriz 15h
Clube K-Sp. Espinho 15h
Ac. São Mamede-Famalicense 16h
Leixões-Sporting 17h
V. Guimarães-VC Viana 18h


Jornada importante na Europa. Encarnados jogam em Itália na pista do Monza. Este encontro relativo à 5ª Jornada do Grupo D da Liga Europeia de Hóquei em Patins, tem início às 19h45 de Sábado.

Atravessamos um período negro e a meio da próxima semana vamos ao Dragão Caixa. Em Itália joga-se a classificação do grupo: o Benfica em caso de vitória garante o primeiro lugar, em caso de empate fica a uma previsível vitória sobre o Montreux de o conseguir, em caso de derrota... perde a liderança para o Monza, e precisa que os italianos não ganhem em Noia na derradeira jornada.

Se os jogos recentes do Benfica têm sido um desastre, as lesões de Carlos Nicolia e Diogo Rafael agudizaram a crise, e esta semana a triste notícia do falecimento do pai de Valter Neves certamente não ajudou à preparação deste jogo. Ainda assim o capitão do Benfica viajou para Itália e deve ir a jogo, tal como Diogo Rafael.

Dentro da pista terá de ser um Benfica semelhante ao da primeira parte contra a Oliveirense, mas a durar o jogo todo. O Monza joga aqui uma "final" e o Benfica tem de tirar proveito disso, explorar as falhas contrárias e defender muito bem. Subir a eficácia das bolas paradas ofensivas é também primordial.

Liga Europeia (Fase de Grupos) - Jogos da 5ª Jornada

Sábado - dia 16:

Monza-SL BENFICA 19h45
Montreux HC-CE Noia 16h


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!










Sem comentários:

Enviar um comentário