origem

quinta-feira, dezembro 05, 2019

Contas (muito) complicadas

Empatámos na Covilhã (1-1) na 3ª feira e, com a vitória de ontem do V. Guimarães em Setúbal (2-0), ficámos dependentes de terceiros para seguir para a final four da Taça da Liga. Ou seja, depois do desaire da não-qualificação para os oitavos da Champions (e com a ida à Liga Europa também nada fácil), somamos o segundo falhanço da temporada em pouco tempo. Claro que a Taça da Liga é o penúltimo troféu na hierarquia nacional (só tem a Supertaça abaixo dela), mas tínhamos um histórico muito bom (sete vitórias nas nove primeiras edições) que conviria manter. No entanto, o mais provável é irmos para o quarto ano consecutivo sem a ganhar.

Com uma série de jogos bastante próximos, o Bruno Lage fez a esperada gestão do plantel, mas surpreendeu ao dar a titularidade ao Zivkovic, proporcionando-lhe os primeiros minutos da temporada. E o que se pode dizer é que o sérvio demonstrou porque não tem jogado... Aliás, a nossa primeira parte foi péssima (à semelhança de Vizela) e só criámos duas boas situações, com uma cabeçada do Gedson à barra quando estava sozinho na sequência de um livre (tinha obrigação de ter feito golo) e um bom movimento de rotação do Raúl de Tomás na área, com o guarda-redes contrário a defender para canto.

A 2ª parte não poderia ter começado pior, com o golo do Covilhã logo aos 13 segundos! Recomeço do jogo, bola para a frente, um ressalto no Samaris isolou o Bonini, que bateu o Zlatan à sua saída. Se as coisas estavam difíceis, mais ficaram. O Carlos Vinícius já tinha substituído o Florentino ao intervalo, mas aos 60’ entraram o Pizzi e o Taarabt e finalmente começámos a jogar um pouco à bola. Dois centros quase seguidos do Nuno Tavares foram bater inadvertidamente no poste e uma cabeçada do C. Vinícius também deveria ter dito melhor direcção. Aos 82’, conseguimos finalmente o empate, através do Jota, que assim se estreou a marcar pela equipa principal, num remate de ressalto de fora da área na sequência de um canto. Ainda tivemos algum tempo até final para dar a volta e, num lance semelhante ao golo, um remate do Jota passou a rasar o poste com o guarda-redes somente a olhar.

Em termos individuais, não houve ninguém a destacar-se por aí além. O Jota estava um pouco trapalhão, mas fica ligado ao resultado pela positiva. O Raúl de Tomás continua a passar muito ao lado dos jogos, mas aquele movimento na 1ª parte merecia ter tido melhor sorte. Dos laterais Tavares, o Tomás deve ter algum futuro, mas o mesmo não me parece que vá acontecer com o Nuno. O Zivkovic já tem pouco tempo para dar a volta à sua situação, no entanto, não sei se estará interessado em tal. Quanto ao Gedson, está uns bons furos abaixo do que mostrou no passado, porém acho que o seu lugar tem de ser a oito e não sobre a direita ou a 10.

Claro que o mais importante é o campeonato, mas custa-me sempre ver-nos perder a oportunidade de disputar troféus oficiais desta maneira. Por outro lado, isto é sintoma de que o plantel é algo desequilibrado e, à semelhança de épocas anteriores, não podemos ter o azar de ver alguns titulares a lesionarem-se (Vlachodimos e Grimaldo à cabeça), senão as nossas hipóteses de títulos estarão muito provavelmente hipotecadas.

P.S. - A arbitragem do Sr. Rui Oliveira foi muito infeliz (para dizer o mínimo). Tenho dúvidas no possível penalty sobre o Raúl e Tomás na 1ª parte (parece-me que ele já vai em queda antes de ser tocado pelo guarda-redes), mas o pouco tempo de compensão para as paragens que houve, mais a inacreditável falta marcada sobre o Jardel mesmo a terminar (que deveria ser ao contrário e resultaria num livre muito perigoso a nosso favor) mostraram exemplarmente ao que o árbitro vinha.

Sem comentários: