João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

JRogerio

Citação de: Partouze em 09 de Março de 2025, 12:36O que virá aí?
Homenagem ?
Bandeira do Rui Costa para ganhar as eleições elegendo-o como vice presidente, director futebol ?

Cheira tanto a esturro essa jogada de artista do Rui...

Vai entrar em campo na segunda parte do jogo do título com o SCP, substituindo o Di Maria e vai ganhar um penálti.

20Nico Gaitan20

Homenagem ?
Bandeira do Rui Costa para ganhar as eleições elegendo-o como vice presidente, director futebol ?

duvido...ele acho que continua ligado a federação

RGouveia.SLB

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 21 de Abril de 2025, 17:02
Homenagem ?

Creio que já saiu

20Nico Gaitan20

Citação de: RGouveia.SLB em 21 de Abril de 2025, 17:04
Expandir...
Homenagem ?

Creio que já saiu
ontem no Benfica independente o Joao Nuno disse que não...que continuava com funçoes la.

Mercurio_10

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 21 de Abril de 2025, 17:07
Citação de: RGouveia.SLB em 21 de Abril de 2025, 17:04
Expandir...
Homenagem ?

Creio que já saiu
ontem no Benfica independente o Joao Nuno disse que não...que continuava com funçoes la.

Ele estava no banco nos jogos com a Dinamarca. Ele é um executivo da FPF, não fazia parte da direcção eleita que saiu como faziam Humberto Coelho ou o Couceiro, por exemplo.

aguia imperial

Citação de: Hpslb em 24 de Fevereiro de 2025, 21:38
Citação de: ralien666 em 24 de Fevereiro de 2025, 20:49
Expandir...
Citação de: Petrov_Carmovich em 24 de Fevereiro de 2025, 20:37A sério que ao fim de 25 anos ainda estamos a discutir isto? Vou escrever isto de maneira que até um miudo de 10 anos percebe a história:

João Vieira Pinto foi corrido para fora do clube pelo João Vale e Azevedo.
Despediu-o sem justa causa. Porque supostamente era demasiado caro para o manter no Benfica e tinha um enorme ego.

O João Vieira Pinto estando sem clube e sem vontade de ir para um país estrangeiro, foi para o clube que lhe ofereceu mais quando ele estava a jogar por Portugal no Europeu de 2000.

Se a vossas famílias vos expulsassem de casa por serem um encargo demasiado grande, mesmo que fossem os melhores filhos do mundo... também queriam ser chamados de traidores pela família que vos expulsou?  Gostam de ser rebaixados e humilhados?

Pensem bem antes de escreverem sobre o JVP.

Concordo 100%. E de nao esquecer quem e que ficou ca com compromisso na epoca 93/94 quando o Paulo Sousa e o Pacheco foram para o outro lado da segunda circular
Nao digas disparates, o joao pinto fez o mesmo que os outros 2, so que voltou atras na decisao, porque jorge de brito lhe acenou com  um cheque chorudo na altura.

Podia ter recusado .

Rammstein

Citação de: Eirinha08 em 21 de Abril de 2025, 00:14Quando saiu não tinha mais propostas sem ser a dos lagartos ?

Sim, do porto e estrangeiro.

Já tinha ha dito inúmeras vezes que não voltava a emigrar dada a má experiência no Atletico de Madrid.

Rammstein

Citação de: DEVILLICA em 21 de Abril de 2025, 10:33
Citação de: Eirinha08 em 21 de Abril de 2025, 00:14Quando saiu não tinha mais propostas sem ser a dos lagartos ?
Tinha.

Mas ele não queria sair de Portugal e queria jogar o titulo, sem falar do salário. A escolha era entre o FCP e o SCP. Ele não ia ao Porto depois de tantos anos a levar porrada dos tripeiros.

Do resto, o Benfica é que foi estúpido com o JVP, contrato vitalícia, o ter mando embora, quando ainda tinha futebol nas pernas... e era ele que tinha a equipa nas costas durante tantos anos.
Ele assino por um rival, é a vida de um profissional. e acho que ele nunca cuspiu no prato.

Teve dois momentos infelizes nos lagartos:

Saltou na apresentação em Alvalade nos cânticos de quem não salta é lampião

Pegou-se com o Zahovic num jogo no jamor (Luz em obras) quando é substituído e depois andava a bater palmas à juve leo

No entanto, para mim, é um ídolo de infância de toda a minha geração... Se se justificar direitinho perante os sócios é bem-vindo mas tem que escolher um lado, não vá depois a Alvalade ser homenageado também.

Rammstein

Ah,e não me parecem nada inocente estas recentes aparições no universo benfiquista.

Acho bastante plausível o RC estar a preparar uma jogada ao nível da homenagem ao Miccoli ou a MPH no intervalo do jogo com a lagartagem.

O que pode ser uma catarse colectiva em caso de vitória no jogo convenhamos...

Joaquim Ferreira Bogalho

JVP de encarnado é mágico. Quem viu e viveu, não esquece. Vê-lo ali a festejar o aniversário do Humberto Coelho. Um imortal. Seria bom fazê-lo em Estádio cheio e num jogo com significado.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Rammstein em 21 de Abril de 2025, 23:30Ah,e não me parecem nada inocente estas recentes aparições no universo benfiquista.

Acho bastante plausível o RC estar a preparar uma jogada ao nível da homenagem ao Miccoli ou a MPH no intervalo do jogo com a lagartagem.

O que pode ser uma catarse colectiva em caso de vitória no jogo convenhamos...

Isso tem que ser com vitória.

miniMilk

Dos que vi jogar no SLB, os meus idolos:

1 - JVP
2 - Jonas
3 - MPH
FIM

overmarte

Citação de: aguia imperial em 21 de Abril de 2025, 17:56
Expandir...
Citação de: Petrov_Carmovich em 24 de Fevereiro de 2025, 20:37A sério que ao fim de 25 anos ainda estamos a discutir isto? Vou escrever isto de maneira que até um miudo de 10 anos percebe a história:

Despediu-o sem justa causa. Porque supostamente era demasiado caro para o manter no Benfica e tinha um enorme ego.

O João Vieira Pinto estando sem clube e sem vontade de ir para um país estrangeiro, foi para o clube que lhe ofereceu mais quando ele estava a jogar por Portugal no Europeu de 2000.

Se a vossas famílias vos expulsassem de casa por serem um encargo demasiado grande, mesmo que fossem os melhores filhos do mundo... também queriam ser chamados de traidores pela família que vos expulsou?  Gostam de ser rebaixados e humilhados?

Concordo 100%. E de nao esquecer quem e que ficou ca com compromisso na epoca 93/94 quando o Paulo Sousa e o Pacheco foram para o outro lado da segunda circular
Nao digas disparates, o joao pinto fez o mesmo que os outros 2, so que voltou atras na decisao, porque jorge de brito lhe acenou com  um cheque chorudo na altura.

Podia ter recusado .

Claro. Acabou por ficar, é o que interessa.

O Gerrard também tinha tudo acordado com o Chelsea e acabou por ficar. Hoje é uma lenda do Liverpool, e se calhar junto com o Totti são as figuras icónicas do futebol moderno que associamos a lealdade com o clube.

E o JVP tinha tudo para ser assim. Um dos jogadores mais mal tratados da nossa história. Como já disseram atrás, só quem não viveu o Vietname, é que não compreende o que significava para toda uma geração. Para depois ser corrido ao pontapé pelo Vale.

É preciso restituir isto e reconhecer verdadeiramente a importância do JVP. Independentemente do presidente. É um ato de justiça.

cernache1

Citação de: overmarte em 22 de Abril de 2025, 12:59
Citação de: aguia imperial em 21 de Abril de 2025, 17:56
Expandir...

Podia ter recusado .

Claro. Acabou por ficar, é o que interessa.

O Gerrard também tinha tudo acordado com o Chelsea e acabou por ficar. Hoje é uma lenda do Liverpool, e se calhar junto com o Totti são as figuras icónicas do futebol moderno que associamos a lealdade com o clube.

E o JVP tinha tudo para ser assim. Um dos jogadores mais mal tratados da nossa história. Como já disseram atrás, só quem não viveu o Vietname, é que não compreende o que significava para toda uma geração. Para depois ser corrido ao pontapé pelo Vale.

É preciso restituir isto e reconhecer verdadeiramente a importância do JVP. Independentemente do presidente. É um ato de justiça.

Concordo.

Assim como recordo uma cena dele trajado de lagarto. A isso, ninguém o obrigou.

Arafat

Citação de: Sexta-Feira em 24 de Fevereiro de 2025, 19:13
Citação de: ralien666 em 24 de Fevereiro de 2025, 19:08
Expandir...
Citação de: Sexta-Feira em 24 de Fevereiro de 2025, 18:38
Citação de: Benfiquista de Baguim em 24 de Fevereiro de 2025, 18:06
Citação de: Sexta-Feira em 24 de Fevereiro de 2025, 17:24
Citação de: Bailey em 24 de Fevereiro de 2025, 17:18
Citação de: Sexta-Feira em 24 de Fevereiro de 2025, 17:12
Citação de: _Xebola_ em 24 de Fevereiro de 2025, 17:04
Citação de: Sexta-Feira em 24 de Fevereiro de 2025, 16:32O Benfica não tem que andar a pedir desculpas por erros das antigas direções.

Nem tem de prestar homenagens a toda a gente.
O João Pinto foi um grande jogador que por aqui passou e escolheu representar o rival devido a desentendimentos com a direção.
E até vou um pouco mais longe!
Se o sentimento do João Pinto fosse o mesmo que certos adeptos tinham e ainda sentem por ele, jamais teria ido para o Sporting.
Jamais!
Houve ali certo rancor e vingança da parte dele.
Está no seu direito.
Agora, homenagens? Desculpas?
Não!

Fim

Sem o João Vieira Pinto, o Benfica tinha andado a lutar para não descer de divisão.

O Benfica ganhou muitos e muitos adeptos por ter o João Vieira Pinto enquanto jogador.

Andou com um Benfica que já tinha 6 palmos de terra em cima, só faltava mesmo mais uma pazada, às costas.

Era o João Vieira Pinto que no meio do nada, ainda nos fazia sonhar, ainda nos dava algumas ilusões. Eu enquanto criança, com o João Pinto acreditava que podiamos ganhar a qualquer adversário.

Não dúvido do contrário!
Mas ele não estava no Benfica de graça.
Não estava a fazer caridade!

Acho que para se fazerem homenagens é preciso um passado especial e não uma rutura como aquela.
Eu percebia tudo isso, se ele não fosse para o Sporting.
Clubes não lhe faltavam.
Ele escolheu o rival da cidade.
Foi vingança! E isso não pode se esquecido também.
Apesar do mau comportamento que a direção teve com ele. Neste caso o Vale e Azevedo.

O João Pinto não se importou de ferir os Benfiquistas nessa altura.

Acho que a melhor coisa a fazer é uma pedra no assunto.
Sem desculpas ou homenagens.
É bem tratado na mesma para qualquer lado que vá!
Respeito que sintas o que tiveres que sentir relativamente ao JVP
Agora não podes dizer que ele não tem um lugar especial para o clube e para os adeptos
Obviamente que o JVP e alguém que tem um significado muito especial para o Benfica como para os seus adeptos especialmente que eram jovens nessa década
Não foi só mais um que cá andou. Goste se ou não dele, isso e indiscutível

Tudo certo!
Mas não me obriguem a achar normal pedir desculpas ou homenagens!
Só porque foi um grande jogador que passou por aqui e encantou as gerações mais novas da altura!
Há uma história que acaba mal.
E o JP também não foi santo.
Podia ter sido, mas escolheu não ser.

São escolhas!
Ninguém o julgou, toda a gente reconhece que foi um grande jogador!
Não acho que seja um traidor, não mesmo!  Apesar da vingança.
Apenas escolheu o rumo da sua carreira de forma a que agora não seja possível uma homenagem.
De resto só tenho pena que tenha saído, podia ser um imortal do Benfica como o Preud'homme e não é!

É e sempre será um Imortal do Benfica, o único jogador português de classe que o Benfica teve na segunda metade da década de 90, o jogador foi dispensado pela direção, um jogador destes nunca podia ser dispensado, devia ter sido vendido, até porque o sporting já o tinha tentado contratar uma vez, não era difícil imaginar para onde iria a seguir, foi campeão no sporting mas quase de certeza que nem para ele foi igual a ter sido campeão no Benfica, a mágoa que tenha é compreensível até pela maneira sub-reptícia como foi dispensado.

Não concordo.
Adeptos gostam mesmo de criar os seus heróis.
O João Pinto não é nenhum herói.
Da mesma forma que ele jogou no Benfica em tempos negros, também outros tantos jogaram.
E não é por terem sido inferiores futebolísticamente que são menos que ele.

O Benfica é um clube demasiado grande para adeptos com essa mentalidade de agradecimento eterno por tipos que não merecem.

Vou dar-te um exemplo que se passou há relativamente pouco tempo!
O Carrilo do Sporting.

O Carrilo foi um jogador que saiu exatamente da mesma forma do Sporting.
Não me recordo qual era a direção na altura dos sapos.
Ele assina pelo Benfica por vingança.
Era de longe naquela altura o jogador mais virtuoso e importante do Sporting.

Obviamente que não quero comparar a importância de um ou de outro, muito menos a qualidade. Porque o JP era muito melhor.
Mas não é disso que se trata!
Mas a forma como os dois saem dos clubes é exatamente igual!
Desavença e vingança.

Agora vamos imaginar que o Carrillo tinha uma grande carreira!
Achas que merecia homenagens ou desculpas do Sporting?
As gerações do miúdos do Sporting devem ter adorado a saída dele para o Benfica.
No caso do João Pinto foi muito pior. Porque é português, havia um sentimento maior e a mudança para um rival é muito diferente.

Não devemos banalizar a nossa história.
As pessoas escolhem o seu caminho. Têm de viver com isso!

Man deves ter esquecido que o Joao Pinto teve inumeras ofertas para sair e receber mais dinheiro, inumeras! Mas ficou e ficou e ficou a tentar a carregar a equipa, fazendo as coisas espectaculares que fazia. E marcava em jogos grandes que se fartava! De dois pes e de cabeca, sempre quando as nossas grandes vitorias pareciam uma memoria distante e muitas vezes a jogar contra doze! Tenham respeito pelo o nosso JVP!

Tenham respeito pelo Benfica primeiro.

Até podia ser o Maradona!
Se tinha convites para todo o lado, o último lugar para onde deveria ter ido era o Sporting.
Não se preocupou com os Benfiquistas, nem com as memórias.
Preferiu o movimento mais mesquinho, o da facadinha.

Por mim pode frequentar o estádio da Luz e tirar fotos e rir para quem quiser.
Eu não confundo as coisas.

Homenagens? Desculpas?
Que as peça em Alvalade.
Sendo benfiquista em 90, o ultimo lugar para o de ir era o FCP.