João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

aguia imperial

Citação de: overmarte em 22 de Abril de 2025, 12:59
Citação de: aguia imperial em 21 de Abril de 2025, 17:56
Expandir...
Citação de: Hpslb em 24 de Fevereiro de 2025, 21:38
Citação de: ralien666 em 24 de Fevereiro de 2025, 20:49
Citação de: Petrov_Carmovich em 24 de Fevereiro de 2025, 20:37A sério que ao fim de 25 anos ainda estamos a discutir isto? Vou escrever isto de maneira que até um miudo de 10 anos percebe a história:

João Vieira Pinto foi corrido para fora do clube pelo João Vale e Azevedo.
Despediu-o sem justa causa. Porque supostamente era demasiado caro para o manter no Benfica e tinha um enorme ego.

O João Vieira Pinto estando sem clube e sem vontade de ir para um país estrangeiro, foi para o clube que lhe ofereceu mais quando ele estava a jogar por Portugal no Europeu de 2000.

Se a vossas famílias vos expulsassem de casa por serem um encargo demasiado grande, mesmo que fossem os melhores filhos do mundo... também queriam ser chamados de traidores pela família que vos expulsou?  Gostam de ser rebaixados e humilhados?

Pensem bem antes de escreverem sobre o JVP.

Concordo 100%. E de nao esquecer quem e que ficou ca com compromisso na epoca 93/94 quando o Paulo Sousa e o Pacheco foram para o outro lado da segunda circular
Nao digas disparates, o joao pinto fez o mesmo que os outros 2, so que voltou atras na decisao, porque jorge de brito lhe acenou com  um cheque chorudo na altura.

Podia ter recusado .

Claro. Acabou por ficar, é o que interessa.

O Gerrard também tinha tudo acordado com o Chelsea e acabou por ficar. Hoje é uma lenda do Liverpool, e se calhar junto com o Totti são as figuras icónicas do futebol moderno que associamos a lealdade com o clube.

E o JVP tinha tudo para ser assim. Um dos jogadores mais mal tratados da nossa história. Como já disseram atrás, só quem não viveu o Vietname, é que não compreende o que significava para toda uma geração. Para depois ser corrido ao pontapé pelo Vale.

É preciso restituir isto e reconhecer verdadeiramente a importância do JVP. Independentemente do presidente. É um ato de justiça.

Sou dessa epoca e o que o VA fez com ele foi um atentado ao clube e ao jogador .

SLBenfica1904

Que nostalgia voltar a ver o João Vieira Pinto com o manto sagrado. :drool:

SousaLB

Citação de: Rammstein em 21 de Abril de 2025, 23:24
Citação de: DEVILLICA em 21 de Abril de 2025, 10:33
Expandir...
Citação de: Eirinha08 em 21 de Abril de 2025, 00:14Quando saiu não tinha mais propostas sem ser a dos lagartos ?
Tinha.

Mas ele não queria sair de Portugal e queria jogar o titulo, sem falar do salário. A escolha era entre o FCP e o SCP. Ele não ia ao Porto depois de tantos anos a levar porrada dos tripeiros.

Do resto, o Benfica é que foi estúpido com o JVP, contrato vitalícia, o ter mando embora, quando ainda tinha futebol nas pernas... e era ele que tinha a equipa nas costas durante tantos anos.
Ele assino por um rival, é a vida de um profissional. e acho que ele nunca cuspiu no prato.

Teve dois momentos infelizes nos lagartos:

Saltou na apresentação em Alvalade nos cânticos de quem não salta é lampião

Pegou-se com o Zahovic num jogo no jamor
(Luz em obras) quando é substituído e depois andava a bater palmas à juve leo

No entanto, para mim, é um ídolo de infância de toda a minha geração... Se se justificar direitinho perante os sócios é bem-vindo mas tem que escolher um lado, não vá depois a Alvalade ser homenageado também.
O que só lhe ficou bem.

ruichi

Sempre foi correcto com o Benfica, enquanto cá esteve.

Não sendo Benfiquista de coração,  defendeu o clube ao máximo e era evidente que o sentia.

Depois de estupidamente dispensado, contra a sua vontade, foi para o clube "grande" português que lhe ofereceu a melhor proposta, como profissional que era.

Deu o máximo, torceu e celebrou com eles. Nada a apontar.

Que tem um carinho muito especial por nós, não tenho dúvidas.

Merecia a homenagem.

Slbttotosalvio

Woodwaid

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 22 de Abril de 2025, 08:41JVP de encarnado é mágico. Quem viu e viveu, não esquece. Vê-lo ali a festejar o aniversário do Humberto Coelho. Um imortal. Seria bom fazê-lo em Estádio cheio e num jogo com significado.
Contra o Sporting daqui a umas semanas, e ele é que entrega o troféu de campeão 😎

Lux Rubra

Distanciou-se do Sporting e aproximou-se do Benfica.

RML

Citação de: ruichi em 22 de Abril de 2025, 22:25Sempre foi correcto com o Benfica, enquanto cá esteve.

Não sendo Benfiquista de coração,  defendeu o clube ao máximo e era evidente que o sentia.

Depois de estupidamente dispensado, contra a sua vontade, foi para o clube "grande" português que lhe ofereceu a melhor proposta, como profissional que era.

Merecia a homenagem.

não é benfiquista?

bmuc79

Citação de: RML em 23 de Abril de 2025, 21:21
Citação de: ruichi em 22 de Abril de 2025, 22:25Sempre foi correcto com o Benfica, enquanto cá esteve.

Merecia a homenagem.

não é benfiquista?

Era porquista em miúdo, bairro do Falcão.

bmuc79

A minha querida mãe recorda smp as palavras qd eu era miúdo: "Ó mãe, quero uma camisola do João Pinto!".

Numa altura em que n era fácil ter camisolas, desenhei a esferográfica na mochila da escola um 8 e por cima "João V. Pinto".

Jogador geracional, ídolo máximo, como poucos.

Bailey

Citação de: Lux Rubra em 23 de Abril de 2025, 14:19Distanciou-se do Sporting e aproximou-se do Benfica.
Nunca o vi perto do sporting depois de lá sair . Foi profissional e bem tratado lá mas após a saída nunca vi nenhuma proximidade de parte a parte. Só se falava dele no sporting quando se falava do Jardel e da sua combinação com o João pinto .

Esteve muito afastado daqui e verdade mas a aproximação já vem sendo feita há muito tempo. Recordo em 2010 no jogo do título foi filmado ao lado do sr Toni a assistir ao jogo
Não estava de camisola do Benfica e aos saltos mas também não me parece que estivesse a torcer pelo rio ave

KKK24

O jogador da nossa história que mais mágoa tenho de não ter visto jogar com a nossa camisola.
Sim, acima de todos os outros montros.
Sou de 94

Rammstein

https://www.youtube.com/watch?v=x3BZxuK9H04&t=1803s

A partir do minuto 30 ele explica o que eu já tinha dito.

Foi para os lagartos porque não queria ir para fora (e tinha propostas) e queria continuar cá por motivos familiares.

E confirma que recusou o porto várias vezes, apesar de que em 2000 esteve quase para ir...

O freitas bobo bem queria que ele fosse para lá (nota-se a mágoa na voz dele por não ter ido)

Bailey

Citação de: Rammstein em 24 de Abril de 2025, 15:03https://www.youtube.com/watch?v=x3BZxuK9H04&t=1803s

A partir do minuto 30 ele explica o que eu já tinha dito.

Foi para os lagartos porque não queria ir para fora (e tinha propostas) e queria continuar cá por motivos familiares.

E confirma que recusou o porto várias vezes, apesar de que em 2000 esteve quase para ir...

O freitas bobo bem queria que ele fosse para lá (nota-se a mágoa na voz dele por não ter ido)
Para mim teria mudado tudo se o João pinto tivesse depois dos anos 90 a ser o símbolo do Benfica contra o pico da corrupção do Porto dos anos 90 acabar a jogar lá
Bem sei que para muitos Porto e sporting sao igualmente merda, mas o João pinto foi o símbolo da resistência / sobrevivência do Benfica nos anos 90 em que o Porto tentou de todas as formas e feitios matar o nosso clube