Ademir Alcântara

Ademir Alcântara

Nome completo
Ademir Bernardes de Alcântara
Posição
médio
Posição detalhada
Médio Centro
Número
11
Pé preferido
Direito
Altura
1.86 m
Data de nascimento
17 Dezembro 1962 (61 anos)
País
Brasil
Naturalidade
Mandaguaçu - Brasil
Periodo na equipa principal

1988-1990


Equipa Principal Jogos Minutos Cartões (A./V.) Golos
  1988/1989 25 1772 0 / 0 7  
Campeonato Nacional 22 1547 0 / 0 4
Taça de Portugal 2 135 0 / 0 2
Taça UEFA 1 90 0 / 0 1
Amigáveis 14 3
  1989/1990 10 408 1 / 0 0  
Campeonato Nacional 8 408 1 / 0 0
AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão 2 0 0 / 0 0
Amigáveis 11 1
Total Jogos Amigáveis 25 4
Total Jogos Oficiais 35 2180 1 / 0 7
Na equipa principal

Primeiro jogo

Último jogo


Por Diavolo Rosso a Sábado, 6 Janeiro 2024

Manel dos Anzois


Nome Completo: ADEMIR Bernardes de Alcântara
Posição: Médio Centro
Nacionalidade: Brasileiro
Data de Nascimento: 17-12-1962
Número da Camisola: 11
Pé Preferido: Direito



Épocas ao serviço do Benfica: 2
Total de Jogos pelo Benfica: 34
Total de Golos pelo Benfica: 7
Títulos pelo Benfica:
1 Campeonato Nacional (1988/89)

1988/1989
Jogos: 26
Golos: 7 (4 na Liga)

1989/1990
Jogos: 8
Golos: 0

Corrosivo

Grande batatada com os tripeiros para ver quem o contratava.

Até que ele disse :" Quero jogar no Benfica" e a coisa ficou resolvida

E o Cascavel antes de assinar pelo SCP esteve com um pé no Benfica

Elvis the Pelvis

Não me lembro dele, era médio ofensivo não é?

Corrosivo


Manel dos Anzois

Tal como escrevi, foi devido à sua contratação que começou a guerra com os andrades que dura até hoje...

cervejas

Citação de: Corrosivo em 08 de Agosto de 2008, 12:14
Grande batatada com os tripeiros para ver quem o contratava.

Até que ele disse :" Quero jogar no Benfica" e a coisa ficou resolvida

E o Cascavel antes de assinar pelo SCP esteve com um pé no Benfica

Grande polémica na altura...depois vingaram-se com o águas e dito.. :disgust:   :bandeiraslb2:

Barão


O gajo tinha um toque de classe, não rendeu no Benfica aquilo que se esperava, mas era claramente acima da média, senão nem teria havido o "caso" na sua contratação.

nucleopn

lembro-me de o ver de águia ao peito

luis___alex

sinceramente não me lembro dele

Shoky

Citação de: Manel dos Anzois em 07 de Agosto de 2008, 04:36
Ademir Alcãntara



Provávelmente este nome será indiferente para muitos Benfiquistas das novas gerações ...mas e se vos disser que foi a contratação deste médio brasileiro por parte do Glorioso, que originou toda a guerra e ódio que à mais de 20 anos existe entre o Mítico SL Benfica e o fc porto?

Ademir Alcântara veio para Portugal para o Vitória de Guimarães, onde rápidamente se assumiu como o "patrão" do meio campo vitoriano, marcando golos com frequência.
Destacou-se tanto que despertou intensa disputa por parte do Benfica e do porto na sua contratação para a época 1988/89, tendo o Benfica levado a melhor, para grande frustração e raiva dos dirigentes do clube tripeiro (e sim, pinto da costa já era presidente do fcp naquela altura...).

Simultaneamente, o Benfica apurava-se para a final da Taça dos Campeões Europeus, com 2 golos marcados por Rui Águas aos romenos do Steaua Bucareste. Assistir a esse jogo no camarote presidencial do Estádio da Luz foi o último acto de relacionamento institucional cordato – com efémeras interrupções pelo meio – de Pinto da Costa, com dirigentes do Benfica, nos últimos 20 anos:

- "É uma alegria de todos os portugueses", disse Pinto da Costa (20/04/1988), a propósito da qualificação do Benfica para a final de Estugarda, com o PSV Eindhoven.

Um mês depois Pinto da Costa no típico estilo cobarde e hipócrita que caracteriza as gentes daquele clube, vingava-se traiçoeiramente da perda de Ademir para o Benfica anunciando as contratações de Rui Águas e Dito, cujos contratos com o Benfica terminavam e não tinham ainda sido renovados, por discordância nos valores em negociação.

O corte de relações que se seguiu significou também o fim do chamado "acordo de cavalheiros", que impedia a transferência directa de jogadores entre os dois clubes e que durou duas décadas...

Ademir Alcântara esteve durante 2 épocas no Benfica (1988/1989 e 1989/1990).
Realizou 34 jogos e marcou 7 golos ao serviço do Glorioso. Foi Campeão Nacional pelo SL Benfica na época 1988/1989 e ganhou a Supertaça Portuguesa da mesma época, sendo ainda Vice Campeão Europeu, na época em que perdemos a final contre o AC Milan em Viena.

Apesar da polémica da sua contratação, Ademir nunca conseguiu impôr o seu futebol no Benfica, mas o seu nome ficará indelévelmente ligado à história do nosso clube e à do próprio futebol português...

Depois do Benfica, ficaria ainda mais quatro anos em Portugal, no Boavista e Marítimo respectivamente.



   



Shoky

#10
Número de Camisola, Posição...e já agora uma melhor foto!
Se alguém me disponibilizasse estes dados e a foto era uma alegria! :)

Bola7

fantástico jogador no vitória...fez-me lembrar o Valdano...no Benfica já foi mais complicado...a sua lentidão não ajudou...

DVP_SLB

Jogou no maritimo né?
Axo k me lembro deste gajo a jogar lá...

Manel dos Anzois

Citação de: ´Deivid` em 20 de Setembro de 2008, 13:57
Jogou no maritimo né?
Axo k me lembro deste gajo a jogar lá...

Sim, jogou também no maritimo.

Allen76Iverson3

Grande expectativas se criaram a volta da sua contratação...que época ele fez no vitória!!!!

Ainda por cima desviamos o gajo do porto!!

Acabou por desiludir....a fasquia estava muito alta!!

Fez bons jogos pelo maritimo alguns anos mais tarde!!!