As melhores fotografias da história do Benfica

pcssousa

Jaime Graça e a conquista de mais uma Taça de Portugal:



Shoky


Angus M

Citação de: Zlatan em 20 de Fevereiro de 2014, 00:40


Eusébio, 1963.


O Trapattoni ainda está com o mesmo movimento e o Eusebio já vai a festejar  ;D

Dandy






   Na foto de cima o Trapattoni já trocou a posição das pernas... :)

   Jogo maldito.

   Como sempre digo: ao intervalo éramos Tri-Campeões da Europa.

   O Benfica... o clube da farmácia em Belém... Tri... da Europa...




pcssousa

No decurso da foto do João Campos postada ontem pelo çula, deixo então uma foto do primeiro Benfiquista a sagrar-se campeão mundial:



No já longuinquo ano de 1939, Alfredo Ferraz sagrou-se campeão do Mundo de bilhar partida livre, nos Mundiais de Lausanne. Foi ainda o primeiro português campeão mundial.
Mais lugares de relevo obteria, sagrando-se também, entre outras honrarias, vice-campeão europeu.
Duas décadas mais tarde seria o primeiro comendador de mérito desportivo que o nosso país teve.

Erradamente e, sem que se saibam as razões para tal, tentam hoje em dia fazer passar em alguns meios que seria bilharista do porto. Na verdade, desde que deixou a Madeira para vir estudar para Lisboa, Ferraz representou o Sport Lisboa e Benfica e venceu pelo Sport Lisboa e Benfica e, foi na condição de bilharista do Sport Lisboa e Benfica, embora representando Portugal, que se sagrou campeão Mundial.
A trapaça andrade vem de longe...

pcssousa

Entre 26 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 1913 disputou-se o primeiro torneio internacional de clubes organizado em Portugal.
O torneio da 3 cidades comemorava a inauguração do Campo da Constituição, que ainda existe, e que passou a ser o campo do futebol do futebol clube do porto após o abandono do Campo da Rainha em cujos terrenos seria construída uma fábrica. Em prova estiveram futebol clube do porto, Oporto Cricket and Lawn Tennis Club, Real Vigo F.C. e Sport Lisboa e Benfica.
O Benfica estreia-se no torneio a 31 de Janeiro, com vitória sobre o Oporto Cricket Club por 8-2. No dia seguinte bate o futebol clube do porto por 3-1, em jogo a que se reporta a foto



Finalmente, a 1 de Fevereiro, os Benfiquistas batem os galegos por 1 - 0, num jogo onde os jogadores foram bastante incorrectos e os adeptos tripeiros amiúde provocadores para com os lisboetas, injuriando-os e classificando-os de pacóvios.

No final, a taça do primeiro torneio internacional português rumou a Lisboa e os Benfiquistas fizeram a festa.

RedVC

Obrigado pela partilha.
Existe alguma legenda que identifique os 3 jogadores do Benfica nessa foto?
Pela postura parece um ataque do Benfica e por isso o guarda-redes deve ser dos nortenhos.
Dado o granulado não dá para perceber mas suspeito que um dos jogadores do Benfica (no centro da foto em terceiro plano) seria Cosme Damião.

pcssousa

Não tenho de facto nenhuma legenda à excepção da identificação de Júlio Cosme Damião. Nesse caso acertaste em cheio.

Esta foto não foi digitalizada por mim, mas possuo-a em livro. É a reprodução de uma foto de um jornal da época, logo, claro que a qualidade não pode ser grande.


Sleepy_sidewinder

Citação de: pcssousa em 14 de Fevereiro de 2014, 20:01
6 de Março de 1988, Estádio da Luz, 24a jornada do Campeonato Nacional da I divisão de 87/88. Benfica 4 - Sporting 1:



Chiquinho Carlos quase a marcar perante o olhar de Duílio.

O primeiro jogo k vi do Benfica ao vivo.

pcssousa

18 de Junho de 1939, Campo das Amoreiras.



1 semana antes o Benfica disputou a primeira mão das meias finais da primeira de todas as edições da Taça de Portugal no Estádio do Lima, campo do futebol clube do porto. A pesada derrota dos Benfiquistas, por 6-1, quase afastava a equipa da final do troféu, mas o golo de Brito, na altura a fazer o 2-1, deixava uma ténue esperança.
Uma semana depois, em sua casa, o Benfica entrou decidido a tudo fazer para ir à final, mas ao intervalo vencia apenas por 1-0, um golo de Espirito Santo aos 25 minutos. Na segunda parte, mesmo tendo Soares dos Reis defendido um penalty aos 55, o Benfica marca ainda no mesmo minuto por Valadas. Barbosa amplia aos 60 e Espirito Santo faz o 4-0 aos 65.
Mesmo estando a ser o guarda redes Soares dos Reis o melhor em campo, o Benfica marca dois golos aos 71 minutos, Valadas e Rogério. Estava feita a reviravolta, 6-0.
Os portistas estavam de cabeça perdida, queixam-se ao árbitro do público Benfiquista rebentar bombinhas de santo António atrás das balizas sempre que a sua equipa marca e prosseguem com uma conduta violenta, algo caracteristico do seu clube ao longo dos anos. Reboredo é expulso aos 75, por violência. António Santos vira-se ao árbitro e é igualmente expulso.
Na bancada, Ângelo César, presidente da agremiação tripeira, temendo uma goleada ainda mais histórica, ordena aos seus jogadores que abandonem o terreno de jogo.
O Benfica passa à final e aqui vos deixei uma foto para o recordar deste episódio.

Dandy







   Infelizmente, perdemos essa primeira Taça de Portugal para a Académica de Coimbra.




Manel dos Anzois

#973
1917: Equipa de Hóquei em Patins do S.L.BENFICA.

Esta modalidade começou por ser praticada pelos sócios do Os Desportos de Benfica. Em 1916, estendeu-se aos associados do SLB. Mais tarde, em Agosto de 1917, realizou-se o primeiro jogo com outro clube.



Carlos Salgado, José Amaral, Rogério Marques, Jorge Evaristo, Eduardo Sobral Basto, Diamantino Tojal, Rogério Futsher, Isidoro d'Almeida, Augusto Sobral Basto e Carlos Morais da Costa.

Manel dos Anzois