Michel Preud'homme, Le Saint

Guarda-redes, 65 anos,
Bélgica
Equipa Principal: 5 épocas (1994-1999), 199 jogos (17939 minutos), 0 golos

Títulos: Taça de Portugal (1)

Slbstriker


Festivus

Citação de: bnfc em 24 de Janeiro de 2024, 18:40Já tivemos Oblak e Ederson, é certo, entre outros grandes GR, como Manuel Bento. Mas, dos que vi jogar no Benfica, nunca vi outro que defendesse tanto. Em termos de volume e grau de dificuldade. Defesas medonhas à sua frente, cheias de mancos, e mesmo assim conseguia parar quase tudo. Era algo que só quem viu pode saber o que é. Mesmo a nível internacional não vi muitos deste nível.

Além disso, não era GR de defender para a fotografia, era extremamente pragmático, mas ainda assim conseguia algumas das defesas mais fotogénicas que vi até hoje. Uma agilidade absurda. Encontrou equipas bem piores que outros depois de si e ainda assim conseguiu melhores resultados. Nunca foi campeão, mas muitos daqueles resultados já eram bem mais decentes do que seria de esperar daquelas equipas.

Obrigado por tudo e feliz aniversário.

Eu era muito novo para poder avaliar o Preud'Homme como deve ser. Um dos primeiros jogos que me lembro do Benfica é justamente o da despedida dele. Mas tendo em conta o estado do clube na altura mais os vários jogadores maus que passaram por cá na segunda metade dos anos 90, eu arriscaria dizer que conseguíamos acabar o campeonato em 2º ou 3º graças ao Preud'Homme e provavelmente ao JVP também. Sai o Preud'Homme e levamos 7 do Celta na época seguinte. E nas 2 seguintes ficamos em 6º e 4º lugar e 2 anos seguidos sem ir à Europa. Não deverá ser coincidência...

Motörhead

Há os bons jogadores. Os grandes jogadores. E as lendas.

Obviamente o Michel faz parte do último pote.

Croissant

Nunca percebi como é que nunca conseguimos que ele fizesse parte da nossa estrutura de futebol, dado que quer como treinador quer como dirigente sempre foi muito competente.

Como treinador até tem mais títulos que o Rogério, for the record.