Renato Sanches

Médio, 27 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2015-2016, 2024-), 52 jogos (3112 minutos), 2 golos
Em 2024/2025: 17 jogos (415 minutos), 0 golos

Equipa B: 2 épocas, 34 jogos, 3 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (2)

RAFL

Citação de: van33 em 06 de Abril de 2025, 11:18
Citação de: diego040675 em 06 de Abril de 2025, 10:09Chamem mas é a polícia
Era preciso mobilizar umas 4 ou 5 carrinhas para levar tudo
não me importo de contribuir pro gasoleo

Roy Bean

Citação de: RAFL em 06 de Abril de 2025, 19:35
Citação de: van33 em 06 de Abril de 2025, 11:18
Expandir...
Citação de: diego040675 em 06 de Abril de 2025, 10:09Chamem mas é a polícia
Era preciso mobilizar umas 4 ou 5 carrinhas para levar tudo
não me importo de contribuir pro gasoleo
Alugamos o autocarro da equipa...

Tellmo

Pensar em terminar a carreira e priorizar a sua saúde.

ajnogueira

Citação de: Tellmo em 07 de Abril de 2025, 01:42Pensar em terminar a carreira e priorizar a sua saúde.

A saúde é que o dinheiro entre na conta.

Está priorizada.

Gosepe13

Tive um sonho com o Renato a marcar no Dragão e a rasgar o músculo nos festejos.

Força rapaz.

força Benfica

Citação de: Gosepe13 em 07 de Abril de 2025, 09:53Tive um sonho com o Renato a marcar no Dragão e a rasgar o músculo nos festejos.

Força rapaz.

Fica para 25/26 é isso?  ;D

Gosepe13

Citação de: força Benfica em 07 de Abril de 2025, 09:53
Citação de: Gosepe13 em 07 de Abril de 2025, 09:53Tive um sonho com o Renato a marcar no Dragão e a rasgar o músculo nos festejos.

Força rapaz.

Fica para 25/26 é isso?  ;D

Não passou de um sonho  ;D

fdpdc666

Renato Sanches: o que pensar sobre o 'Golden Boy' de 2016?
'Tribuna livre' é um espaço de opinião em A BOLA aberto ao exterior, este da responsabilidade de Sérgio Loureiro Nuno, fisioterapeuta olímpico e professor universitário.

Renato Sanches desfez-se em jogos, tanto no Benfica como de Portugal no EuropeuFoto: IMAGO

Spoiler
A pior coisa que se pode fazer tanto na vida como no desporto, é desistir.  Sendo a quarta lesão muscular na presente época desportiva, a pergunta que se coloca é: porquê tantas lesões? Renato Sanches foi sempre sustentado. Carregou o Benfica e Portugal às costas em 2016. Depois disso, conquistou independência financeira pessoal e familiar e conquistou mais títulos desportivos. Foi Golden Boy. Não precisa de provar mais nada. A não ser a ele próprio. Cada treino agora deve ser uma oportunidade para exercer a sua profissão com garra e mestria.

Dia-a-dia. Renato Sanches ama o futebol, todos sabemos disso. Mas mais do que isso, ama o Benfica. E, talvez por isso, esta foi a época desportiva em que teve mais lesões musculares. Queria tanto que não percebeu que ainda não estava preparado para voltar à sua melhor anterior versão.

As lesões musculares representam mais de um terço de todas as lesões definidas em função da classificação time-loss (em clubes europeus de futebol profissional de elite). Os músculos isquiotibiais, quadricípites, adutores e posteriores da perna são os mais afetados, representando cerca de 92% de todas as lesões musculares, sendo os isquiotibiais o subtipo mais comum.

Isso significa que, numa equipa com 25 jogadores, cerca de cinco a seis lesões nos isquiotibiais ocorrerão a cada época. De acordo com publicações recentes, a taxa de lesões nos isquiotibiais relacionada com o treino aumentou desde 2001 (aumento de 2,3% na taxa de lesões e aumento de 4,1% no impacto total de lesões nos isquiotibiais).

Há diversos fatores de risco para este tipo de lesão. Os não modificáveis incluem: idade, etnia e condições climatéricas. Enquanto outros são modificáveis: desequilíbrios musculares, défice de amplitudes articulares, alteração de estabilidade lombo-pélvica, lesão prévia e provavelmente a mais influenciável, metodologia de treino.

Ao compreender o mecanismo de lesão, os fatores de risco e as consequências que advêm das lesões dos isquiotibiais, é possível não só tratá-las como preveni-las. Para além da intensidade dos treinos, o calendário de jogos também contribui para a elevada incidência desta lesão. O aumento do número de jogos, associado à redução do tempo entre jogos durante a época, leva a um aumento do risco de lesão, uma vez que existe uma sobrecarga do atleta perante a intensidade do jogo.

A primeira lesão muscular oficial de Renato Sanches remonta ao período entre 7 de agosto de 2016 a 25 de agosto do mesmo ano. O jogador-prodígio das tranças em 2015/2016 desfez-se em jogos para ser figura, tanto no Benfica como na vitória de Portugal no Europeu. Certamente, também foi um fator importante para o dia de hoje. Excesso de carga na transição júnior-sénior.

Por outro lado, existe uma maior incidência de lesão no final de cada parte do jogo, devido à fadiga sentida pelos jogadores. Adicionalmente, os médios apresentam um maior risco de lesão, uma vez que é esta a posição que faz a transição defensiva para ofensiva e vice-versa, sendo necessários para a distribuição de jogo e, muitas vezes, de iniciar um lance de contra-ataque.

Um jogador de futebol profissional que se mantém lesionado durante grandes períodos na sua carreira irá experienciar alguma dificuldade em atingir o seu potencial máximo, dado que não consegue desenvolver as suas skills, quer por falta de competição, quer por falta de treino. Neste momento, mais do que regressar entre seis a oito semanas (tempo expectável neste tipo de diagnóstico clínico), é necessário reescrever uma nova versão de Renato Sanches. A margem é cada vez menor, mas é preciso que alguém acredite.

Ao ver Renato Sanches a sair do campo cabisbaixo e com poucos gestos de apoio da sua família desportiva, senti uma enorme vergonha das pessoas que estavam ali. Renato Sanches pode ter cometido alguns erros na sua carreira (vale a pena perceber quais, pois ainda é jovem), mas ter opiniões radicais não faz sentido.

A carreira de qualquer atleta de topo é uma montanha-russa de conquistas e desilusões. Sempre me disseram que o desporto revela quem somos. E o Renato ainda vai a tempo de reescrever a segunda metade da sua carreira desportiva.
[fechar]

Sérgio Loureiro Nuno in A Bola

Slbttotosalvio

Sem renatos em campo fica mais facil ganhar jogos

Dandy

Citação de: Tellmo em 07 de Abril de 2025, 01:42Pensar em terminar a carreira e priorizar a sua saúde.

Mas 'tá de dói-dói? ...

mitro11

Enorme pena pelo Renato, mas o Benfica não é a santa casa, no final que arrume as botas e coloque a sua saúde em primeiro lugar, o tempo dele infelizmente já passou

ruibenfica80

Isto vai ser outra vez a saga do Mantorras.

Para o ano é que é! Para o ano é que vai estar bom.

A grande pergunta é quantos anos é que vai durar nisto.

Rørikus

Eu sei que não tem nada a ver e nem se pode comparar mas eu e tantos outros putos jogávamos à bola quase todos os dias tanto na escola como na rua com os amigos. Na rua eu jogava muitas vezes tardes inteiras muitas vezes umas 6 horas seguidas, sempre a correr com tantos outros. Joguei futebol também e nunca tive lesões musculares, nunca vi amigos ou pessoal que jogava comigo a ter estas lesões. O que pode originar tanta lesão muscular hoje em dia?

Repito, sei que não se pode comparar futebol profissional com brincadeira mas os movimentos, as cargas etc chegam quase a ser os mesmos com as devidas diferenças claro.

ruibenfica80

Citação de: Rørikus em 08 de Abril de 2025, 15:27Eu sei que não tem nada a ver e nem se pode comparar mas eu e tantos outros putos jogávamos à bola quase todos os dias tanto na escola como na rua com os amigos. Na rua eu jogava muitas vezes tardes inteiras muitas vezes umas 6 horas seguidas, sempre a correr com tantos outros. Joguei futebol também e nunca tive lesões musculares, nunca vi amigos ou pessoal que jogava comigo a ter estas lesões. O que pode originar tanta lesão muscular hoje em dia?

Repito, sei que não se pode comparar futebol profissional com brincadeira mas os movimentos, as cargas etc chegam quase a ser os mesmos com as devidas diferenças claro.

De facto nao dá para comparar.

Nunca fizeste por exemplo um par de horas de treino de manha e depois à tarde ginásio para puxar e ganhar mais massa.

O que fizeste em miudo está certo. Era jogar dentro dos limites do físico. E quando estavam cansados corriam menos. E quando já nao apetecia iam para casa.

Ninguém vos mandou por exemplo fazer treinos de sprint no fim das 6 horas de jogo :)

Os atletas tem outras exigencias de treino que nao tem nada a ver.

futeboldelite

Citação de: Rørikus em 08 de Abril de 2025, 15:27Eu sei que não tem nada a ver e nem se pode comparar mas eu e tantos outros putos jogávamos à bola quase todos os dias tanto na escola como na rua com os amigos. Na rua eu jogava muitas vezes tardes inteiras muitas vezes umas 6 horas seguidas, sempre a correr com tantos outros. Joguei futebol também e nunca tive lesões musculares, nunca vi amigos ou pessoal que jogava comigo a ter estas lesões. O que pode originar tanta lesão muscular hoje em dia?

Há uma diferença entre teres 14/15 anos ou 25, ou 30.

Acho que é mais por aí