Eleições 2025: João Diogo Manteigas - Benfica Vencerá

Kurt Cobain 10

Estive a ver a entrevista dele á bola e gostei.

Não sabia que o pai dele era o dono do ginásio do antigo estádio.


O Fura-Redes

"Liga: o que aí vem

Escrito por João Diogo Manteigas

Há muito que defendo publicamente que o Sport Lisboa e Benfica tem o dever de se posicionar à frente das entidades desportivas que integra. Independentemente da modalidade desportiva em causa, o objetivo passa por assumir e servir de exemplo na gestão e liderança desportiva em conjunto com os seus pares e congéneres. E, sempre que possível, encabeçando as hierarquias na presidência das federações, ligas (hoje, só existe uma, no futebol) e associações. Quando não seja possível assumir tais cargos mais elevados, integrando sempre as respetivas direções destas mesmas hierarquias.

O Benfica tem que marcar presença (pro)ativa na gestão desportiva nacional. Este deve ser um desiderato estratégico e publicamente assumido pelo Sport Lisboa e Benfica. Senão, de que nos vale sermos a maior Instituição Desportiva nacional e uma das maiores a nível global (devido ao evidente e incontestável número de sócios, adeptos e simpatizantes), a nossa história repleta de sucesso desportivo (em todas as modalidades, masculino e feminino) e termos o maior número de equipas por modalidade, masculino e feminino.

Se somos quem mais contribui e implementa representatividade desportiva, temos que ter interesse em integrar a cúpula decisória, bater nas mesas onde tudo se decide num pequeno grupo restrito de pessoas e interesses e onde se tomam as decisões mais relevantes e marcantes.

Isto vem a propósito das próximas eleições para a Presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP ou Liga de Clubes). Como se sabe, o futuro presidente e respetivos membros da direção da Liga de Clubes vão assumir pastas, entre outras, de extrema relevância. Uma delas é, evidentemente, a centralização dos direitos audiovisuais. Ora, tive oportunidade para ler num dos jornais diários que "fontes do meio audiovisual garantem (...) que a única forma de centralizar os direitos será os grandes abdicarem de parte do encaixe a favor dos outros", sendo certo que "a questão fraturante é como será dividido esse prejuízo". Nada que eu já não tivesse "denunciado" ao longo dos últimos anos, não só por conhecer o meio mas, acima de tudo, por se tratar de algo lógico, com dados empíricos em cima da mesa.

Mas tudo isto se resolve: basta que o atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) faça a passagem e entregue ao futuro presidente da Liga de Clubes todo o trabalho, documentação e compromissos executados com os envolvidos na centralização desde a criação da empresa com esta mesma firma. Se há avaliações de 300 milhões de euros, deve certamente haver proponentes. Até porque a Liga de Clubes tem que apresentar o modelo da centralização em conjunto com a FPF à Autoridade da Concorrência. Os dois andarão sempre de mão dada neste processo.

Quanto à zanga entre as comadres no seio da Liga de Clubes por não se entenderem quanto a um nome consensual para assumir esta entidade, gostaria de dar nota para o facto de, aparentemente, ser o Presidente do Sporting Clube de Portugal quem mais tem tentado exercer influência neste processo. Nessa mesma notícia de ontem foi refletido que "Benfica, Sporting, FC Porto e Sp. Braga procuraram um presidente para a Liga" mas tal "revelou-se impossível" pois "Frederico Varandas chumbou o nome de Júlio Mendes, ex-presidente do V. Guimarães, que entretanto desistiu da corrida" e "prefere, há algum tempo, Reinaldo Teixeira, tendo convencido o Benfica" a apoiá-lo.

Se partirmos do pressuposto que estes factos são reais, tudo o que escrevi nos parágrafos iniciais deste artigo não só fazem sentido como deviam constituir obrigação para o Sport Lisboa e Benfica. O presidente do sporting clube de portugal está a cumprir o seu planeamento estratégico e também ajuda o facto de ser amigo pessoal do atual presidente da FPF e de já ter conseguido desviar o nome de Júlio Mendes da Liga de Clubes com quem, de facto, teve problemas aquando da sua presidência no Vitória Sport Clube.

Falta o Sport Lisboa e Benfica começar a intrometer-se estrategicamente na Liga de Clubes, na FPF, na Associação de Futebol de Lisboa (AFL) e em todas as restantes Federações Desportivas nacionais. Também ajudaria, ainda no futebol, começar a prestar mais atenção e a dedicar-se a estar mais presente na UEFA e na FIFA. Para que seja ouvido, mas acima de tudo, respeitado!"


Kurt Cobain 10

Benfica Vencerá
@BenficaVencera
·
13m
Feliz Dia do Pai a todos os benfiquistas!

Uma das propostas do nosso programa eleitoral (Pilar Associativo) é dar a possibilidade a cada sócio de personalizar o seu RedPass, com a foto que quiser, tornando-o único e ainda mais especial.

E tu, que fotografia irás colocar no teu RedPass para a época 25/26?

Um agradecimento especial ao
@BilhetesBenfica
 por ter produzido este design com o João e o Vasco.

https://x.com/BenficaVencera/status/1902397153588211841

Excelente proposta.


1904tiagoslb

Citação de: O Fura-Redes em 19 de Março de 2025, 18:04

Lindo ❤️ Excelente ideia. Uma medida simples mas que permite a criação de memórias e um simbolismo especial 🔴⚪

jonas.thern


1904tiagoslb

#3862


Os sócios que não quiserem um cartão físico podem usar a app (que não tem qualquer custo associado). O cartão físico é opcional e nunca será descontinuado porque há sócios sem smartphones e com menos sofisticação tecnológica.

O Fura-Redes

"Muito obrigado ao Presidente da Casa do Benfica da Figueira da Foz, Fernando Vilela, pela simpatia com que nos recebeu, pela visita guiada e por partilhar os grandes desafios das Casas do Benfica."







nuno16577


O Fura-Redes

"Coimbra Football Congress. Um dia com conteúdos relevantes para o Benfica e o futebol português."







O Fura-Redes

Contas Por Esclarecer

Escrito por João Diogo Manteigas

"Na passada semana, foram apresentadas de forma simplificada as contas da Benfica SAD e do (clube) Sport Lisboa e Benfica do primeiro semestre de 2024-25. Algo, de facto, inédito conforme anunciado pelo próprio administrador da SAD, Dr. Nuno Catarino, o qual integra os quadros desde Agosto de 2024, embora com funções registadas publicamente desde 4 de Novembro de 2024. Isto porque não há lugar, e muito menos obrigação, de apresentação de contas relacionadas especificamente com o Clube a 6 meses.

Por um lado, apesar de se louvar a iniciativa, a verdade é que a comunicação foi confusa por se ter misturado algo que não se deve, nem que seja por princípio: Clube e SAD. Isto exigiria uma transparência e pormenorização muito superiores por parte do interlocutor que, aproveito para relembrar, não foi eleito pelos sócios, nem é membro de qualquer órgão do Clube (apenas da SAD). Por outro lado, mesmo ultrapassando a falta de formalidade (por exemplo, pelo facto do orçamento do Clube ter sido apresentado na AG de Junho de 2024 por um outro membro do departamento financeiro da SAD), ficaram evidentemente questões por responder e tópicos por clarificar.

Agradecendo a visão interna benfiquista sempre otimista (assim o deve ser), não é preciso ser-se especialista (e muito menos génio) para perceber que o objetivo ideal passa por aumentar as receitas e diminuir as despesas. Aliás, a diminuição de despesas é algo indispensável no Clube e na SAD hoje, por mais que tentem maquilhar com o resultado positivo (líquido de 34,6 milhões) sustentado nas vendas de Neves, Morato, Neres e Leonardo e receitas da Champions em 2024-25 que ainda vai dar mais uns valentes euros pela eliminação nos oitavos.

Catarino confessou (e bem) que para aumentar as receitas é necessário investir (ou seja, ter mais custos e despesas). Pelo que, assim sendo, se o "objetivo ambicioso" assumido por esta direção passa por chegar aos 500 milhões de euros nos próximos 5 anos (supostamente, para aumentar a competitividade desportiva), pergunta-se: quanto é que custará, então, à SAD (e, já agora, ao Clube e, eventualmente, a todas as participadas) para alcançar esse fantástico valor de 500 milhões?

Quanto à dívida líquida, discordo quando o administrador entende que a mesma não encerra preocupações. Se assim fosse, não seria forçado a dar a nota de que deve reduzi-la (ainda que de forma sustentada) e que vem aí nova emissão de empréstimo obrigacionista em Maio/Junho de 2025, ainda que de valor inferior a 60 milhões de euros (uma aberração que só prova a necessidade de caixa da SAD). Manter-se-á uma constante pressão no SLB para pagamento do valor dos juros anuais elevadíssimos devidos pelas obrigações, independentemente de curto ou longo prazo (numa variável entre 5% e 6%) e que só amenizará quando se operar uma redução do valor da dívida em condições...

Quanto aos sigilosos fornecedores de serviços externos (FSE's), já nem há palavras mesmo tendo sido reduzidos em 10% por comparação ao período homólogo. Temos mais atividade, mais modalidades, mais equipas e em todos os formatos possíveis (masculino e feminino). E então? É o Sport Lisboa e Benfica. Deve ter isso e talvez mais. Mas de forma sustentável. Não me parece, salvo melhor opinião e devidamente justificada, que quase 13 milhões de euros em FSE's nos primeiros 6 meses seja uma fotografia saudável da gestão atual.

A terminar, a promessa de "novidades agradáveis para breve" quanto à negociação dos direitos televisivos para 2026/27-2027/28, a possibilidade de recuperação de ações da SAD (deduzo que adquirindo-as a acionistas de referência, incluindo, mas sem se limitar, como António dos Santos e Luís Filipe Vieira) e a negociação do naming do Estádio da Luz ... já traz o cheiro a campanha eleitoral. Só falta sabermos quais os compromissos já assumidos com terceiros para a criação e exploração da "Cidade Benfica". Cá estaremos para descobrir ... e debater! Em prol do Sport Lisboa e Benfica!"

Cloughie

Citação de: O Fura-Redes em 25 de Março de 2025, 13:03Só falta sabermos quais os compromissos já assumidos com terceiros para a criação e exploração da "Cidade Benfica". Cá estaremos para descobrir ... e debater! Em prol do Sport Lisboa e Benfica!

 :-X  :-X  :-X  :-X

kidd

Citação de: O Fura-Redes em 25 de Março de 2025, 13:03Contas Por Esclarecer

Escrito por João Diogo Manteigas

"Na passada semana, foram apresentadas de forma simplificada as contas da Benfica SAD e do (clube) Sport Lisboa e Benfica do primeiro semestre de 2024-25. Algo, de facto, inédito conforme anunciado pelo próprio administrador da SAD, Dr. Nuno Catarino, o qual integra os quadros desde Agosto de 2024, embora com funções registadas publicamente desde 4 de Novembro de 2024. Isto porque não há lugar, e muito menos obrigação, de apresentação de contas relacionadas especificamente com o Clube a 6 meses.

Por um lado, apesar de se louvar a iniciativa, a verdade é que a comunicação foi confusa por se ter misturado algo que não se deve, nem que seja por princípio: Clube e SAD. Isto exigiria uma transparência e pormenorização muito superiores por parte do interlocutor que, aproveito para relembrar, não foi eleito pelos sócios, nem é membro de qualquer órgão do Clube (apenas da SAD). Por outro lado, mesmo ultrapassando a falta de formalidade (por exemplo, pelo facto do orçamento do Clube ter sido apresentado na AG de Junho de 2024 por um outro membro do departamento financeiro da SAD), ficaram evidentemente questões por responder e tópicos por clarificar.

Agradecendo a visão interna benfiquista sempre otimista (assim o deve ser), não é preciso ser-se especialista (e muito menos génio) para perceber que o objetivo ideal passa por aumentar as receitas e diminuir as despesas. Aliás, a diminuição de despesas é algo indispensável no Clube e na SAD hoje, por mais que tentem maquilhar com o resultado positivo (líquido de 34,6 milhões) sustentado nas vendas de Neves, Morato, Neres e Leonardo e receitas da Champions em 2024-25 que ainda vai dar mais uns valentes euros pela eliminação nos oitavos.

Catarino confessou (e bem) que para aumentar as receitas é necessário investir (ou seja, ter mais custos e despesas). Pelo que, assim sendo, se o "objetivo ambicioso" assumido por esta direção passa por chegar aos 500 milhões de euros nos próximos 5 anos (supostamente, para aumentar a competitividade desportiva), pergunta-se: quanto é que custará, então, à SAD (e, já agora, ao Clube e, eventualmente, a todas as participadas) para alcançar esse fantástico valor de 500 milhões?

Quanto à dívida líquida, discordo quando o administrador entende que a mesma não encerra preocupações. Se assim fosse, não seria forçado a dar a nota de que deve reduzi-la (ainda que de forma sustentada) e que vem aí nova emissão de empréstimo obrigacionista em Maio/Junho de 2025, ainda que de valor inferior a 60 milhões de euros (uma aberração que só prova a necessidade de caixa da SAD). Manter-se-á uma constante pressão no SLB para pagamento do valor dos juros anuais elevadíssimos devidos pelas obrigações, independentemente de curto ou longo prazo (numa variável entre 5% e 6%) e que só amenizará quando se operar uma redução do valor da dívida em condições...

Quanto aos sigilosos fornecedores de serviços externos (FSE's), já nem há palavras mesmo tendo sido reduzidos em 10% por comparação ao período homólogo. Temos mais atividade, mais modalidades, mais equipas e em todos os formatos possíveis (masculino e feminino). E então? É o Sport Lisboa e Benfica. Deve ter isso e talvez mais. Mas de forma sustentável. Não me parece, salvo melhor opinião e devidamente justificada, que quase 13 milhões de euros em FSE's nos primeiros 6 meses seja uma fotografia saudável da gestão atual.

A terminar, a promessa de "novidades agradáveis para breve" quanto à negociação dos direitos televisivos para 2026/27-2027/28, a possibilidade de recuperação de ações da SAD (deduzo que adquirindo-as a acionistas de referência, incluindo, mas sem se limitar, como António dos Santos e Luís Filipe Vieira) e a negociação do naming do Estádio da Luz ... já traz o cheiro a campanha eleitoral. Só falta sabermos quais os compromissos já assumidos com terceiros para a criação e exploração da "Cidade Benfica". Cá estaremos para descobrir ... e debater! Em prol do Sport Lisboa e Benfica!"
essa cena e muito preocupante , a da cidade Benfica...