As Finanças do Benfica

King Ghost

O meu problema destes empréstimos obrigacionistas, não é o empréstimo em si, mas sim o que vão fazer com o dinheiro.

Se for para pagar salários maiores ou contratar jogadores já feitos, ou andar a pagar FSEs sem sentido então não.

Se for para investir na formação, centro de estágio, no processo de transformação digital, na expansão da marca no exterior ou investir noutros clubes, então sim.

Smashin

Citação de: Nico26 em 04 de Abril de 2025, 20:06
Citação de: Archie Bunker em 04 de Abril de 2025, 17:26
Expandir...
Citação de: Nico26 em 01 de Abril de 2025, 10:29Actualmente, fazendo contas, com uma passagem apenas ao playoff da Champions e sem world cup de equipas, contratando e vendendo em break-even (contratar 40M€ e vender igual), terminaria o exercício com 60M€ negativos.

Temos que vender actualmente 60M€ todos os anos para além do mesmo montante nas compras.

Isto é preocupante! E os 160M€ em empréstimos obrigacionistas com juros altos também me preocupa (vai ser para manter com esta direção)

Ficamos sem qualquer poder negocial com essa necessidade urgente de tapar 60M€ todos os anos, isso também me preocupa.

A mim preocupa-me continuarmos é com dinheiro a mais.

A nossa desgraça tem sempre quando nos apanhamos com mais dinheiro (Félix, Enzo...)

Andamos com 60M€ de prejuízo sem compras e vendas.
Se falhamos a Champions League são 120M€ de prejuízo (100M€ com Liga Europa).

Quando o Benfica tem dinheiro a mais o problema é o mesmo, investimento desproporcional.

Precisamos é de reverter essa tendência e diminuir a necessidade de venda. Desinvestimento no plantel sem ficar mais fraco (agora pagamos bem a 4 avançados por exemplo), e principalmente desinvestimento nas modalidades. O futebol tem que deixar de ser o abono de família das modalidades.
A oportunidade de reverter essa tendência acabou-se quando a formação deixou de ter miúdos aptos para a equipa principal. Ou pelo menos quando estes deixaram de ser aposta.

Quando surgiam cavaleiros, bernardos, cancelos e outros mais, decidiu-se vender em vez de deixar de gastar dinheiro.
Talvez porque deixar de gastar dinheiro não desse comissões.

E agora acabou-se.

É tentar manter a qualidade com jogadores sobre valorizados e pagar essa sobre valorização com os melhores jogadores do plantel. Que não vai haver sempre.

É uma estratégia de merda que não vai levar a lado nenhum. É mesmo para o último fechar a porta

Smashin

Andar a ir buscar jogadores completamente banais por 20M (Arthur).

Empréstimos de mediocridade por 4M (Amdouni).

Jogadores sobre valorizados por 30M (Kokcu).

Jogadores que custaram 16M para depois encostar por fair divers do treinador (schjelderup e Tengsted).

Tudo isto para vender talentos geracionais (Neves) e jogadores excelentes (Ramos) pela soma disto tudo é de loucos.

O Benfica precisa de uma limpeza para sobreviver no futuro

player12

Citação de: Smashin em 05 de Abril de 2025, 11:15Andar a ir buscar jogadores completamente banais por 20M (Arthur).

Jogadores que custaram 16M para depois encostar por fair divers do treinador (schjelderup e Tengsted).

Tudo isto para vender talentos geracionais (Neves) e jogadores excelentes (Ramos) pela soma disto tudo é de loucos.

Ainda falta as compras à maluca do Ruizinho ao dar 14M€ pelo Jurásek e 6M€ pelo Meité.

Cob92

Citação de: King Ghost em 05 de Abril de 2025, 11:02O meu problema destes empréstimos obrigacionistas, não é o empréstimo em si, mas sim o que vão fazer com o dinheiro.

Se for para pagar salários maiores ou contratar jogadores já feitos, ou andar a pagar FSEs sem sentido então não.

Se for para investir na formação, centro de estágio, no processo de transformação digital, na expansão da marca no exterior ou investir noutros clubes, então sim.

O Manteigas falou sobre isso num podcast que eu vi.

Na Verdade um Benfica bem gerido ja teria ou 'quase' capacidade para ter o seu proprio 'City Group'

Para poder trazer putos com potencial dentro das nossas portas para os formar com mais capacidade e qualidade.

King Ghost

Citação de: Cob92 em 05 de Abril de 2025, 12:25
Citação de: King Ghost em 05 de Abril de 2025, 11:02O meu problema destes empréstimos obrigacionistas, não é o empréstimo em si, mas sim o que vão fazer com o dinheiro.

Na Verdade um Benfica bem gerido ja teria ou 'quase' capacidade para ter o seu proprio 'City Group'

Para poder trazer putos com potencial dentro das nossas portas para os formar com mais capacidade e qualidade.

E não só para trazer miúdos com potencial, mas também ganhar economias de escala financeira, para comprar e pagar salários a jogadores com outras vantagens fiscais, para trabalhar a marca a nível internacional, etc...

Não ouvi esse podcast mas vou procurar ouvir. É um tema em que deveríamos estar muito mais à frente e que o ex CEO do Benfica, apesar dos seus muitos defeitos, visionava e defendia.

Cob92

Citação de: King Ghost em 05 de Abril de 2025, 12:31
Expandir...

E não só para trazer miúdos com potencial, mas também ganhar economias de escala financeira, para comprar e pagar salários a jogadores com outras vantagens fiscais, para trabalhar a marca a nível internacional, etc...

Não ouvi esse podcast mas vou procurar ouvir. É um tema em que deveríamos estar muito mais à frente e que o ex CEO do Benfica, apesar dos seus muitos defeitos, visionava e defendia.

Nao précisas procurar

Aqui esta : https://www.youtube.com/live/l_nkhjWAxYI?si=8fnYOjIBCBB6NfO0

King Ghost

Citação de: Cob92 em 05 de Abril de 2025, 13:24
Expandir...

Nao précisas procurar

Muito agradecido. Vou ouvir já enquanto arrumo a cozinha. ☺️

st. michel

Garotoes de memoria curta, hmmmm. Ou não se lembra do LFV na Colômbia a 'cerrar acuerdo con los Millionarios' com o Carraça a 'liderar o projecto'.

https://maisfutebol.iol.pt/internacional/benfica/vieira-fechou-protocolo-com-millionarios-inclui-jogadores-e-particulares

King Ghost

Citação de: st. michel em 05 de Abril de 2025, 13:42

Garotoes de memoria curta, hmmmm. Ou não se lembra do LFV na Colômbia a 'cerrar acuerdo con los Millionarios' com o Carraça a 'liderar o projecto'.

https://maisfutebol.iol.pt/internacional/benfica/vieira-fechou-protocolo-com-millionarios-inclui-jogadores-e-particulares
Peço desculpa St. Michel, mas eu referia-me a investimentos sérios e com um propósito, não em negociatas.
O exemplo dado do City Group é perfeito.

af10

Citação de: Smashin em 05 de Abril de 2025, 11:09
Citação de: Nico26 em 04 de Abril de 2025, 20:06
Expandir...
Citação de: Archie Bunker em 04 de Abril de 2025, 17:26
Citação de: Nico26 em 01 de Abril de 2025, 10:29Actualmente, fazendo contas, com uma passagem apenas ao playoff da Champions e sem world cup de equipas, contratando e vendendo em break-even (contratar 40M€ e vender igual), terminaria o exercício com 60M€ negativos.

Temos que vender actualmente 60M€ todos os anos para além do mesmo montante nas compras.

Isto é preocupante! E os 160M€ em empréstimos obrigacionistas com juros altos também me preocupa (vai ser para manter com esta direção)

Ficamos sem qualquer poder negocial com essa necessidade urgente de tapar 60M€ todos os anos, isso também me preocupa.

A mim preocupa-me continuarmos é com dinheiro a mais.

A nossa desgraça tem sempre quando nos apanhamos com mais dinheiro (Félix, Enzo...)

Andamos com 60M€ de prejuízo sem compras e vendas.
Se falhamos a Champions League são 120M€ de prejuízo (100M€ com Liga Europa).

Quando o Benfica tem dinheiro a mais o problema é o mesmo, investimento desproporcional.

Precisamos é de reverter essa tendência e diminuir a necessidade de venda. Desinvestimento no plantel sem ficar mais fraco (agora pagamos bem a 4 avançados por exemplo), e principalmente desinvestimento nas modalidades. O futebol tem que deixar de ser o abono de família das modalidades.
A oportunidade de reverter essa tendência acabou-se quando a formação deixou de ter miúdos aptos para a equipa principal. Ou pelo menos quando estes deixaram de ser aposta.

Quando surgiam cavaleiros, bernardos, cancelos e outros mais, decidiu-se vender em vez de deixar de gastar dinheiro.
Talvez porque deixar de gastar dinheiro não desse comissões.

E agora acabou-se.

É tentar manter a qualidade com jogadores sobre valorizados e pagar essa sobre valorização com os melhores jogadores do plantel. Que não vai haver sempre.

É uma estratégia de merda que não vai levar a lado nenhum. É mesmo para o último fechar a porta

Ainda por cima, temos outro problema.
Os principais mercados de formação, estão a deixar de ser para o nosso bolso.
O brasileiro é para esquecer, que já não é para nós. O argentino ainda se consegue ir buscar umas pérolas mas é por muito pouco tempo (uns dois aninhos). O nórdico está com fama e já vendem muito caro. Os Balcãs caminha para a mesma direção que o nórdico.
Ou encontramos novos mercados onde se consiga ir buscar miúdos com potencial, ou vai ser outra machadada nas contas do clube. Um futuro um pouco assustador para um clube que sobrevive da venda de jogadores

Eagle 0nE

Não entendo como é que a malta fica admirada por termos de contrair estes EO. A malta tem noção do monstro despesista que foi criado? Os custos alucinantes de centenas e centenas de pessoas que recebem fo clube? Da folha de ordenados abismal que temos para a nossa realidade? Dos FSE que pagamos anualmente?

Esta comandita de imbecis tem de vender e fazer guito de qualquer maneira para atenuar as contas.

100 kilos por ano só de transferências de jogadores!!

Wtf???

Mas a massa adepta mais curtita do mundo só sabe ver se a bola entra ou não. É o que temos.

Dandy

Citação de: Nico26 em 05 de Abril de 2025, 10:21
Citação de: Dandy em 05 de Abril de 2025, 09:12
Expandir...

Não pretendendo defender/atacar os "Empréstimos Obrigacionistas", enquanto instrumento financeiro ... os juros a pagar pelo Benfica não seriam piores (ainda) se estivéssemos a falar de empréstimos bancários "convencionais"?

O próprio vice presidente disse que conseguiria um empréstimo no estrangeiro com juros mais baixos e sem a pressão de ter de pagar no curto prazo, mas que quer dar aos que já investiam nestes empréstimos obrigacionistas.
Aconselho a leres essa entrevista, ficas chocado com os comentários dele.
É necessária uma reformulação da dívida como o Porto fez.

Li as duas entrevistas. A institucional e a dada ao "Eco" mas isso, para mim, é propaganda dele(s).

Além disso, creio que ele se referia a um empréstimo obrigacionista (também) quando evocou a possibilidade de um banco internacional. Só que não seria destinado ao retalho, logicamente, mas a um parceiro institucional.

Creio, eu, sem ter a certeza.

King Ghost

Citação de: Cob92 em 05 de Abril de 2025, 13:24
Expandir...

Nao précisas procurar

Ja ouvi quase tudo. Nunca tinha ouvido nada sobre a sua visão.
Parece simplista, mas sabendo que ainda há muito para desenvolver, tem bons fundamentos.
Concordo com a sua visão para o parceiro estratégico e para a formação vs plano desportivo.
Acho que falta assumir o futebol feminino de forma estratégica como um dos pilares de crescimento e captação de novos e maiores patrocinadores.
Mesmo a visão para as modalidades parece muito curta, também aqui penso que poderíamos ter parceiros estratégicos com marcas, equipas e franchises que possam querer entrar na Europa, como por exemplo a NBA só falar do em concreto do basquetebol.

Menino Do Rio

Citação de: Smashin em 05 de Abril de 2025, 11:15Andar a ir buscar jogadores completamente banais por 20M (Arthur).

Você até está sendo bonzinho e dando apenas um exemplo de cada situação.

A verdade é que há muitos mais nos últimos 10 anos e estamos pagando o preço disso com os empréstimos obrigacionistas.

Temos de ter mais noção na hora de contratar.

Criar um projeto, estabelecer parâmetros norteadores das nossas ações no mercado, e estabelecer limites, tanto em termos de preço quanto quantidade de jogadores no elenco e por posição.

Não termos 8 ou 9 jogadores que podem jogar a ponta/extremo, por exemplo, ajudaria bastante. Também não termos 4 9s custando mais de 10 milhões, também.

Temos que trabalhar para ir reduzindo o empréstimos, até não precisar mais.