Andebol feminino volta 21 anos depois

Submetida por original em
Fonte

O Sport Lisboa e Benfica informa que irá ter uma equipa sénior feminina de andebol a partir da época desportiva 2018/19. 

 

O andebol feminino surgiu na temporada de 1971/72, por iniciativa da então futura capitã, Dolores, que sugeriu à secção a constituição de uma equipa. Conhecida nesta década como “Papoilas Rubras”, fez a sua estreia a 14 de maio de 1972, tornando-se na melhor equipa em Portugal na década de 80.  Apesar do seu sucesso, a crise financeira e a restruturação das modalidades no Clube levaram à sua extinção no final da época de 1993/94. Teve um breve regresso, em 1996/97, temporada que ficou marcada pela conquista do Campeonato Regional e do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, que assegurou a subida à 1.ª Divisão. No entanto, na altura, não foi possível manter a equipa.

 

Apesar de não ter formação sénior feminina desde 1997, o Sport Lisboa e Benfica conta ainda com o segundo melhor palmarés da modalidade atrás do Madeira SAD. Na sua história, o Clube da Luz tem 7 Campeonatos Nacionais, 6 Taças de Portugal e 2 Supertaças.

 

Neste regresso da modalidade, a equipa vai começar a competir na 2.ª Divisão, partindo com a ambição de subir ao escalão principal. Este será um grupo de trabalho sustentado na sua larga maioria na juventude. Um dos objetivos a médio/longo prazo passa precisamente por fazer crescer internamente a formação de jovens atletas.

 

Aposta no desporto feminino

 

Em declarações exclusivas ao Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica, o vice-presidente Domingos Almeida Lima congratulou-se com o facto de o Clube passar a ter todas as modalidades de pavilhão no escalão sénior feminino, tal como já acontece no masculino. “É com uma enorme satisfação que a Direção assume este novo passo no universo eclético do Clube, após ter decidido avançar também com o voleibol. Temos vindo a trabalhar na promoção do desporto em Portugal e a aposta no andebol feminino é mais um sinal que damos a todas as jovens do nosso País”, afirmou.

 

 

-