Toni: "Benfica está a criar almofada psicológica e ansiedade nos rivais"

Fonte

A vitória do Benfica no Estádio do Restelo, depois do deslize do Sporting e do triunfo do FC Porto, são uma "almofada psicológica" para os embates que se avizinham com os rivais dos encarnados.

 

A Bola Branca, o antigo jogador e treinador do clube da Luz sente que a actual diferença pontual de três pontos para os dragões e de cinco para os leões "transmite confiança" ao conjunto orientado por Rui Vitória e causa "ansiedade" nos rivais". Ou seja, "um próximo desaire irá colocá-los numa situação mais difícil".

 

Toni gostou de ver a "atitude" dos tricampeões nacionais que perceberam antes do início da partida, e após os resultados de Sporting e FC Porto, que "não podiam falhar". O treinador entendeu desde o primeiro apito do árbitro que os encarnados estavam "com vontade" de aproveitar "a oportunidade" de manterem a distância para os portistas e de deixar ainda mais afastados os sportinguistas.

 

O triunfo no Restelo quebrou mais um recorde na história dos encarnados. Desde Jimmy Hagan que o Benfica não tinha uma série tão longa de vitórias em jogos fora do Estádio da Luz. Toni, que fazia parte dessa equipa de 1972/73, lembra que "os recordes existem para serem batidos" e congratula-se com a exibição de ontem, pois "com um futebol bastante atraente e pujante, Rui Vitória merece todos os elogios".

 

 

Fernando Santos e Rui Vitória, os amigos de Toni

 

Na passada semana, o seleccionador de Portugal e o técnico do Benfica surgiram na lista de candidatos da UEFA a melhor treinador do ano. Toni congratula-se com a distinção de ambos, lembrando que esta é mais uma forma de "afirmação do treinador português", com o "primeiro campeão europeu" na selecção e no Benfica de um técnico que "tem deixado para trás os cépticos".

 

 

Toni identifica o "jogador à Porto"

 

"João Pinto é o jogador à Porto", começa por dizer Toni quando convidado a abordar a "aula" dada no passado sábado pelo técnico dos dragões, após a vitória sobre o Arouca.

 

O treinador percebeu a necessidade de Nuno Espírito Santo explicar para fora o que já fizera dentro do balneário, mas utilizou um dos mais emblemáticos jogadores dos dragões para ir directo ao assunto.

 

"João Pinto significa ganhar. Significa a Taça dos Campeões Europeus de 87, com João Pinto a agarrá-la, a fugir sózinho e os outros jogadores atrás dele".

 

Segundo Toni, ao fim e ao cabo, o jogador à Porto é o mesmo que a tão falada mística no Benfica e que se resume a uma palavra: "GANHAR".

 

 

http://rr.sapo.pt/noticia/66787/benfica_esta_a_criar_almofada_psicologica_e_ansiedade_nos_rivais