Benfica empatou 3-3 com o União de Leiria

Submetida por VEGG em
O Benfica empatou, este domingo, com a União de Leiria, por 3-3, no novo Estádio Municipal da cidade. Na última jornada da primeira volta, a nossa equipa lutou muito e reagiu bem à desvantagem inicial, mas permitiu o empate a poucos minutos do final da partida. Desta forma, o Benfica marca passo e fica a onze pontos do líder da prova.

Num jogo com vários motivos de interesse, a maior delas a estreia de Fyssas, o Benfica deu uma resposta positiva, depois de ter estado, por duas ocasiões, em desvantagem na partida. Obrigado a mexer no “onze”, face aos castigos de Ricardo Rocha e Miguel, Camacho lançou Fyssas e Armando nas laterais, fazendo regressar Petit e João Pereira ao meio campo, para o lugar de Fernando Aguiar e Zahovic. No restante tudo igual, com Moreira na baliza, Hélder e Luisão no centro da defesa, Tiago, Simão, Nuno Gomes e Sokota.

Com um começo de jogo muito vivo, as duas equipas estiveram sempre muito empenhadas na luta pela posse de bola. Mas aos quatro minutos de jogo, o Benfica foi penalizado. O árbitro não assinalou uma falta evidente, sobre Nuno Gomes, na grande área da União e o castigo máximo ficou por marcar. Depois desse lance surgiu o primeiro “susto” para Moreira. Um potente remate de Hugo Almeida, fora de área, fez a bola embater na trave, Douala na recarga também não fez melhor.

Com o Benfica balanceado no ataque, a União de Leiria chegou ao golo, aos 19 minutos. Num claro lance de contra-ataque, Luís Filipe apanhou toda a defesa benfiquista desguarnecida e bateu Moreira pela primeira vez. Só que dez minutos volvidos o Benfica conseguiu chegar à igualdade. Através de um canto da direita, cobrado por Petit, Luisão amorteceu a bola para Sokota, que rematou para o fundo da baliza leiriense.

Com o golo do empate, parecia que o Benfica partia definitivamente para a vitória, mas numa reposição de bola na linha lateral, Armando colocou o esférico nos pés de Hugo Almeida, que aproveitou o facto de Luís Filipe estar sem marcação (Fyssas estava fora das quatro linhas a receber assistência) e o extemo-direito rematou ao poste. Douala na recarga não desperdiçou e deu nova vantagem para os da casa. Na sequência do lance, Luisão acabou por se lesionar e foi substituído por Argel em cima do intervalo.

No reatar da partida, o Benfica entrou determinado e beneficiando do recuo da equipa adversária foi ganhando, de forma ténue, maior índice ofensivo. Até que aos 57 minutos, Simão, pelo lado esquerdo do ataque, ganhou a linha de fundo e colocou a bola na área. Nuno Gomes aproveitou o desnorte da defensiva leiriense e fuzilou o guardião Helton, colocando tudo na mesma.

Depois do golo, o Benfica não conseguiu manter o ritmo dos primeiros minutos da segunda parte e a União de Leiria voltou a subir no terreno. Nessa altura, valeu Moreira que com duas interveções brilhantes – primeiro a remate de Hugo Almeida, depois com uma defesa em cima da linha, após remate de Tiago – conseguiu evitar o pior.

Sem nunca desistir, o conjunto “encarnado” voltou a ganhar confiança e foi em busca do golo da vantagem. O que acabou por suceder. Aos 80 minutos, numa boa jogada ofensiva da equipa, Tiago cruzou rasteiro para a pequena área e Nuno Gomes ao segundo poste apareceu para finalizar e fez o 3-2.

O Benfica colocava-se, pela primeira vez, em vantagem na partida, graças ao bom desempenho dos seus homens da frente (Sokota e Nuno Gomes). De qualquer forma, essa vantagem não durou mais do que três minutos. Em mais uma jogada de contra-ataque do Leiria, Hugo Almeida desmarcou Douala, que frente a Moreira não desperdiçou a oportunidade e fechou a contagem na partida.

Até final, o Benfica tentou desesperadamente chegar ao golo, mas não conseguiu marcar, fruto de um claro anti-jogo do adversário. Ainda assim, é de realçar a excelente partida realizada pelas duas equipas (talvez a melhor nesta edição da Superliga, até ao momento), apenas manchada pela actuação dos árbitros da partida. Com este resultado o Benfica perdeu dois pontos e viu a vantagem sobre o líder da prova aumentar para 11 pontos.

Ficha do Jogo:

BENFICA - Moreira, Armando (Zahovic 69 m), Hélder (cap.), Luisão (Argel 44 m), Fyssas, João Pereira, Petit, Tiago, Simão, Nuno Gomes e Sokota.
Suplentes: Bossio, Andersson, Roger, Zahovic, Alex e Fehér.
Treinador: José Antonio Camacho

Golos: Sokota (29 m) e Nuno Gomes (57 m e 80 m).

Resultado final: 3-3