Benfica vence Académica em jogo de homenagem.

Submetida por VEGG em
O já falecido Miklós Fehér foi homenageado, esta noite, no primeiro jogo do Benfica após a morte do avançado, numa cerimónia emotiva que antecedeu a recepção a Académica.

Num estádio onde a bancada «Centenarium», tornou-se bancada Fehér, mais de 50 mil adeptos brindaram com uma primeira salva de palmas a equipa do Benfica entrou no relvado para os exercícios de aquecimento, aplaudindo depois a leitura emocionada de um texto por parte de Fialho Gouveia.

«Queria ser um grande jogador de futebol e orgulho do seu país e sobretudo de seu pais, que bem longe torciam e rezavam para que o seu ente-querido atingisse um patamar de excelência», disse.

«Ao Benfica, chegou disposto a lutar contra tudo e contra todos. A sua coragem, a sua raça e determinação, o seu profissionalismo e a sua dedicação ao clube, levaram-no ao coração de milhões de benfiquistas, que agora o recordam com eterna saudade», acrescentou.

«Miklos Fehér deixou-nos há pouco mais de uma semana de uma forma inesperada e trágica, mas acima de tudo deixou-nos uma mensagem: aquele sorriso inocente e doce, que esboçou segundos antes da morte, tinha o significado da união, da entreajuda, da solidariedade e sobretudo da esperança, que a família benfiquista deposita nesta hora de dor. Para ti, Miklos Fehér o nosso obrigado e o até sempre, onde quer que estejas a olhar por nós», concluiu, emocionado.

Depois disto, Luís Filipe Vieira e o capitão do Benfica, Hélder, entraram em campo, colocando no centro do relvado a camisola 29 de Fehér, bem como a camisola da selecção húngara, a número 9, que o avançado húngaro envergava.

As pessoas presentes no estádio puderam ver um vídeo que continham alguns dos momentos mais marcantes da carreira do jogador.

As imagens de Fehér foram acompanhadas pela ária «Nessum Dorma», da ópera «Turandot», de Puccini, interpretada por Luciano Pavarotti, numa altura em que muitos nas bancadas gritavam «Miki Fehér, Miki Fehér».

Logo a seguir, o estádio «vestiu-se» de negro para cumprir um minuto de silêncio em memória do atleta que morreu a 25 de Janeiro, nos descontos do V. Guimarães-Benfica, uma vez que todos no estádio levantaram uma folha negra.

Também em homenagam ao malogrado jogador, todos os jogadores do Benfica alinharam com camisolas com o nome de Fehér durante a partida frente à Académica.

Uma nota ainda para um momento bonito, já no decurso da partida, quando a claque dos «estudantes» levantou uma coroa de flores, o que provocou um enorme aplauso dos adeptos «encarnados».

O Benfica venceu o jogo, por 2-0, com golos apontados por Zahovic, aos 22 minutos e Geovanni aos 67 minutos.