As boas indicações de Melgarejo

Submetida por Phant em

Ainda sem o tão ansiado reforço para a lateral esquerda, o Benfica tem ido a jogo com Luisinho e Melgarejo, com o paraguaio, através da sua velocidade e pendor ofensivo, a deixar boas indicações na adaptação a uma função mais defensiva. Os elogios, na generalidade, têm tido como alvo as características mais atacantes do jogo do - pelo menos por agora - jovem defesa lateral, mas o que me leva a escrever este texto é, precisamente, um lance ocorrido no outro lado do campo.

O lance, num primeiro olhar, parece tão típico como qualquer outro. O Marselha desenvolvia mais um ataque pela zona central e um passe interceptado por Bruno César acabaria por surpreender Melgarejo e originar uma situação de descontrolo colectivo perante a jogada. Podíamos discutir se o ajustamento posicional do jovem paraguaio é ou não ajustado, mas é a reacção do jogador a uma situação imprevista, o comportamento (correcto) de adaptação ao caos provocado pela não linearidade do jogo, que torna o lance digno de destaque.

 

Melgarejo, traído pelo desvio de Bruno César quando procurava a antecipação, perde o controlo do adversário e obriga Garay a fazer contenção no corredor lateral, ficando o espaço do central desocupado. O que surpreende, pelo menos a mim, é o entendimento completo da linha de prioridades do lance por parte de um jovem sem cultura de defesa (embora provavelmente já preparado por Jesus) e que, numa situação de descontrolo, reage da melhor forma num exemplo perfeito de coordenação colectiva. Melgarejo reagiu e entendeu o comportamento de Garay, recuperando posição para ocupar o espaço deixado em aberto pelo desposicionamento do argentino, garantindo não só a cobertura ao colega, como a protecção da sua baliza através do completar da linha defensiva com o quarto elemento.

De facto, o cruzamento apenas é interceptado por Luisão de forma incompleta e não fosse o bom comportamento defensivo do jovem paraguaio o lance teria tido, certamente, outras consequências (se Melgarejo tem optado por pressionar o portador da bola e criar superioridade na lateral, como seria talvez de esperar, o alívio incompleto de Luisão teria, com grande probabilidade, sobrado para um jogador da equipa francesa finalizar em excelente posição).

Numa fase tão inicial é ainda prematuro tirar grandes conclusões sobre o sucesso de mais uma adaptação de Jesus a lateral esquerdo, mas o desempenho do ex-avançado do Paços de Ferreira nestes primeiros jogos de pré-época tem de ser catalogado, no mínimo, como interessante.