Informação Geral
Data: 15/02/2012
Hora: 17h (Lisboa)
Local: Estádio Petrovsky
Transmissão televisiva: RTP1
O FC Zenit é um clube russo, fundado na cidade de S. Petersburgo em 1925 e milita actualmente na Premier League russa. Jogam no Estádio Petrovsky, com capacidade para 21.405 pessoas. Na última época foi campeão russo e é o actual primeiro classificado do campeonato. A turma russa é orientada por Luciano Spalletti desde 2009. O maior feito do FC Zenit nas competições da UEFA foi a vitória na Taça UEFA em 2008 (derrotou na final o Glasgow Rangers), bem como a conquista da Supertaça Europeia desse mesmo ano (frente ao Man Utd).
Envolvência
O Zenit vem de dois meses sem jogos oficiais e este jogo com o Benfica para os oitavos de final da UEFA Champions League marca o regresso à competição do emblema russo, que regressará, em Março, aos jogos do campeonato doméstico. Assim, é impossível analisar o momento de forma dos russos que, ainda assim, nos últimos cinco jogos oficiais apenas venceu um e empatou outros quatro. O Benfica vem de uma série de onze vitórias consecutivas, depois de ser derrotado pela única vez esta temporada (vs Marítimo, para a Taça de Portugal). As temperaturas muito negativas esperadas para o dia do jogo serão mais limitantes para o Benfica, já que os jogadores não estão habituados a jogar nestas condições.
Este será o primeiro embate entre as duas equipas, sendo que o Zenit já por três vezes recebeu equipas portuguesas e nunca perdeu (duas vitórias e um empate). Na última vez que o Benfica se deslocou à Rússia, perdeu frente ao CSKA Moskva por 2-0, na temporada 2004/2005. O Zenit não sofre um desaire caseiro para as provas da UEFA desde Setembro de 2008 (derrota por 1-2 frente ao Real Madrid).
Abordagem
O FC Zenit, ao jogar em casa e perante condições climatéricas difícies para a equipa adversária, deve apostar num futebol de pressão desde o início da partida. O Zenit é uma equipa que defende razoavelmente melhor que nos anos anteriores, fruto das melhorias tácticas trazidas pelo italiano Luciano Spalletti, e cujo meio campo é constituído por jogadores com grande mentalidade competitiva e de entre-ajuda.
Equipas Prováveis
FC Zenit
Zhevnov; Lukovic, Lombaerts, Hubocan e Anyukov; Shirokov, Zyryanov e Denisov; Faizulin, Bystrov e Kerzhakov.
Dúvidas
Com a lesão de Danny, abre-se a porta da titularidade a Rosina ou a Bystrov, mas como o italiano não tem sido muito utilizado, é grande a probabilidade de jogar o russo. Outra dúvida prende-se com a vaga ao lado de Lombaerts. Deverá jogar Hubocan, mas o historial de Bruno Alves contra o Benfica poderá ditar a titularidade do português. Há ainda a possibilidade remota de Criscito e Malafeev recuperarem, ocupando os lugares de lateral esquerdo e guarda-redes, respectivamente.
SL Benfica
Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay e Emerson; Matic, Witsel e Aimar; Bruno César, Nico Gaitán e Rodrigo.
Dúvidas
Jorge Jesus deve montar a equipa no mesmo esquema táctico que foi usado para as deslocações a Basileia e a Manchester, com Cardozo a ficar no banco para jogar o espanhol Rodrigo. A única dúvida que parece existir prende-se com a titularidade de Nolito ou Bruno César, mas, nos jogos referidos, o brasileiro teve a preferência por parte do treinador. O médio defensivo será Matic, já que Javi Garcia, segundo Jorge Jesus, poderá não estar apto para jogar. No entanto, pode ser mero bluff.
Análise
FC Zenit
Os pontos fortes do Zenit começam logo na baliza, onde estará um dos melhores guarda-redes da actualidade, Malafeev. Os laterais, Anyukov e Criscito, são competentes a defender e de grande apetência ofensiva. O trio de meio campo, Denisov, Shirikov e Zyryanov, é forte, sobretudo pela mentalidade de entre-ajuda e por jogarem juntos há muitos anos, quer no clube, quer na selecção. Com a lesão de Danny, a equipa fica orfã de criatividade e a aposta para a vaga do português deve residir em Bystrov. No entanto, o russo, apesar da grande velocidade que dá ao jogo, não tem a criatividade e a capacidade de decisão de Danny. O ponta de lança será Kerzakhov, o ídolo dos adeptos e que conjuga rapidez com uma elevada capacidade técnica. A mais valia desta equipa é, portanto, o jogo colectivo, com jogadores que se conhecem e jogam juntos há muito tempo, quer no clube, quer na selecção russa.
Em relação aos pontos fracos do Zenit, começam na falta de criatividade, agudizada pela lesão de Danny. A não contratação de um jogador criativo no mercado de Inverno (Milos Krasic era a hipótese mais falada) pode revelar-se um erro fatal à equipa russa. Outro ponto fraco desta equipa é a falta de capacidade para manterem-se concentrados durante todo o encontro, havendo períodos de jogo em que se desligam completamente do jogo e isso deve algo a ser aproveitado pelo Benfica. A juntar a isto há ainda o facto de ser o primeiro jogo oficial do clube de S. Petersburgo em 2012, factor que pode ser decisivo para o desfecho deste jogo.
SL Benfica
A chave para o sucesso do Benfica está fortemente relacionada com a dinâmica e entendimento a meio campo, sobretudo em relação a dois nomes: Matic e Axel Witsel. Se o belga conseguir fazer os apoios correctos ao sérvio e souber fazer a ligação com o ataque através do passe para Aimar ou do passe para os extremos Bruno César e Nico Gaitán, o jogo fo Benfica torna-se muito consistente e fluído. De Aimar espera-se o mesmo de sempre: calma, classe e capacidade de passe e temporização. O argentino terá também a importante missão de ajudar Rodrigo na pressão ao portador da bola da equipa russa. Em relação aos extremos, terão a importante missão de ajudar os laterais Maxi e Emerson, pois os laterais russos sobem muito no terreno. No entanto, é aí que também podem fazer a diferença, aproveitanto o espaço que a subida dos laterais do Zenit pode trazer.
O Benfica deve saber explorar os espaços envolventes ao trinco do Zenit (Denisov), que tem dificuldade em ocupar o espaço defensivo, apesar de ter uma grande capacidade de pressão.
Tendo em conta esta análise, arriscaria numa vitória do Benfica pela margem mínima ou num empate com golos. Não vai ser fácil para o Benfica jogar sob temperaturas negativas, mas acredito que o espírito de sacrifício dos jogdores encarnados podem ultrapassar essa barreira. De resto, estou convencido que somos superiores em todos os aspectos do jogo e um Benfica ao nível do que se tem exibido esta época tem tudo para trazer um resultado positivo para Lisboa.