GrandeReportagem: Novo Estádio da Luz é já uma realidade!

Submetida por K_POBORSKY em
Foi no passado dia 28 de Setembro de 2001 que os sócios do Benfica aprovaram o projecto da construção de um novo Estádio da Luz e a respectiva demolição da actual «Catedral».
Numa assembleia geral que durou cerca de 6 horas e 30 minutos, 92,4% dos sócios aprovaram a «nova Luz» contra 7,6% dos que disseram não ao projecto que obteve muito empenho do vice Mário Dias. Foi uma assembleia em que Pitta e Cunha deu também nas vistas com o seu excelente profissionalismo na condução da assembleia que teve presente cerca de 4500 benfiquistas.
Sabendo-se já que o resultado tinha sido o SIM ao novo Estádio, na madrugada de Sábado chegaram á Luz 25 camiões e 3 máquinas de grande porte. A construção do novo Estádio da Luz será levada a cabo, num prazo máximo de 24 meses, pela SOMAGUE – Engenharia, S.A, na qualidade de gestor do projecto por um preço máximo fixo garantido de 23,8 milhões de contos.
Quanto ao financiamento, a construção do novo Estádio será financiada através da alocação ao projecto de: - 5,136 milhões de Contos, de subsídio do Estado, no âmbito do Euro 2004; - 8 milhões de contos, a título de preço resultante da venda de terrenos a alienar em resultado da demolição do Estádio actual (terrenos para os {mostrarimagem("Megastore.jpg","right","")}quais está autorizada a construção de 80.000 m2); - 2 milhões de contos, resultantes da atribuição pela Câmara Municipal de Lisboa, no eixo Norte-Sul do direito sobre uma parcela de terreno para edificação de mais um posto de abastecimento de combustível e equipamento complementar; - 2,5 milhões de contos por entrada de capital de um parceiro estratégico institucional e 9 milhões de contos por financiamento do mercado financeiro, na forma de sindicato bancário.
No domingo seguinte à assembleia geral que aprovou o novo Estádio, o Sport Lisboa e Benfica defrontou o Alverca F.C. ainda no actual Estádio, mas o novo Estádio foi também tema de conversa entre benfiquistas durante o intervalo do jogo, até porque junto ao local onde seria o futuro museu, que nunca chegou a estar concluído, estavam expostas as máquinas de grande porte e os respectivos camiões para que na segunda-feira seguinte os funcionários da SOMAGUE dessem inicio á demolição do Museu.
Sem duvida que o dia 1 de Outubro de 2001 ficará na História do Sport Lisboa e Benfica e até na de Portugal, não fosse o Benfica o maior clube português...
Foi precisamente no dia 1 de Outubro de 2001 que começaram as obras da nova Luz. Por volta das 8h30m João S{mostrarimagem("Zonacomercial.jpg","left","")}oares e toda a direcção «encarnada» assistiram à caída dos primeiros blocos de betão armado que estavam construídas com o objectivo de serem as paredes de um futuro museu. Os benfiquistas estão felizes por terem casa nova dentro de 2 anos e meio sensivelmente mas um pouco tristes também por irem assistir á demolição do actual Estádio da Luz que foi inaugurado em 1954. Desde logo, o actual Estádio transformou-se num palco de grandes jornadas de glória do Sport Lisboa e Benfica.
«Na actualidade, com quase meio século de vida, o Estádio do Benfica apresenta graves problemas estruturais e diversas corrosões um pouco por toda a estrutura. Estes problemas de «velhice» são normais em construções de betão que não foram convenientemente protegidas e tratadas, diminuindo-lhe de forma drástica o seu tempo de vida. Por outro lado, não tem o confronto nem a segurança que as actuais exigências de entidades oficiais e dos utentes requerem ou mesmo exigem.
A renovação do actual Estádio custaria cerca de 11 milhões de contos para o dotar das condições obrigatórias e afim de integrar o campeonato da Europa de 2004».
E o Benfica só tinha a garantia de lhe dar mais 15 anos de vida, ao fim dos quais seria imperativa uma outr{mostrarimagem("luz.jpg","right","")}a grande obra de conservação com custos seguramente muito elevados.
O Sport Lisboa e Benfica, aproveitando as facilidades de comparticipação de fundos concedidos pelo Estado para o Euro 2004, teria de aproveitar esta oportunidade.
Ag ora que os sócios deram o SIM, a nova Luz do SÉCULO XXI terá todos os padrões de modernidade, segurança e de conforto. Com uma importante área comercial e de Lazer. Com uma envolvência aprazível e acolhedora. Com tudo para se transformar num novo orgulho dos benfiquistas, ou seja, o melhor, o maior e o mais belo Estádio de Portugal.
A nova Luz terá: 65.000 lugares sentados; 1 campo de jogos no exterior; 1 pavilhão coberto com piscina, basquet, andebol, voleibol, futsal, bilhar, bowling; Health Club, Restaurantes, Bares, lojas e muito mais.
A partir do dia 1 de Outubro os benfiquistas começaram a deslocar-se também à Luz para verem crescer o novo Estádio.
O Sport Lisboa e Benfica está de parabéns, assim como o «pai do projecto» Mário Dias.
Obrigado Benfica!

Texto: Rafael P. Santos
Fonte: Proposta da Direcção a apresentar em assembleia Geral Extraordinária (Folheto);
Prospecto com o projecto do novo Estádio.
Fotos: Sport Lisboa e Benfica e sl-benfica.com