Mantorras: «Quero recuperar e dar muitas alegrias aos benfquistas»

Submetida por K_POBORSKY em
Depois de recolhidas cerca de 380 mensagens de apoio para Pedro Mantorras, através da iniciativa “Força Mantorras”, o SL-Benfica.com foi ao encontro do avançado angolano, que se encontra em recuperação na clínica do ex-fisioterapeuta do Benfica, António Gaspar, para lhe entregar em mão, um CD com as respectivas mensagens de apoio.

Encontrámos o jovem angolano que nos recebeu da melhor forma e que demonstrou mais uma vez, ter um grande coração e uma enorme força de vontade. Pedro Mantorras deverá regressar aos relvados dentro de dois meses, mas enquanto não chega o mês de Maio, o jovem jogador do Benfica, que recentemente completou 21 anos, continua a recuperar com António Gaspar, que considera «como um pai».

«Praticamente já não sinto dores...»

A fase de recuperação prossegue a bom ritmo e segundo o jogador as dores têm diminuído de dia para dia. «Praticamente, as dores que sentia, já não as sinto. Ainda estou um pouco atrofiado, pois, preciso de ter a massa muscular bem forte para aguentar o joelho», começou por dizer Pedro Mantorras, relativamente à sua condição física.

Mantorras ficou surpreendido com a iniciativa e com o número de mensagens que lhe entregámos e apesar de ainda não conhecer o SL-Benfica.com, o jogador angolano do Benfica reconheceu a importância deste tipo de iniciativas: «Agradeço ao vosso site, e desejo que continuem com o trabalho que estão a fazer, porque essas mensagens que são enviadas aos jogadores, motivam-nos mais para trabalhar e acreditar».{mostrarimagem("forcamantorras6.jpg","right","$legenda")}

A importância de Gaspar e a ausência no último jogo da Luz...

O avançado benfiquista, quase que nem pode ouvir falar em Bernardo Vasconcelos e aproveitou para realçar a importância de António Gaspar na sua recuperação, que segundo o jogador, «tem sido muito importante», disse acrescentando que «para mim, o Gaspar é um pai, e digo que é um pai, porque trabalho sempre com ele, de manhã e à tarde. Ele motiva-me bastante para continuar a acreditar que isto é uma fase que vai passar. É por isso que ele está a ser muito importante na minha vida profissional».

Já relativamente ao facto de não poder ter estado presente no último jogo do Estádio da Luz, o jogador mostrou-se «muito triste», pelo facto de não «puder ajudar os colegas. É um jogo que vai “encerrar” um Estádio que tem muita história. Passaram grandes jogadores por aquele Estádio e eu gostaria de estar presente nesse jogo que é o último a ser realizado na luz. Mas também vou ficar alegre, porque sei que os meus colegas vão dar tudo por tudo para ganhar, o que me vai deixar satisfeito».

A guerra sentida por um angolano

{mostrarimagem("forcamantorras1.jpg","left","$legenda")}Pedro Mantorras é natural de Angola e em tempos, viveu momentos semelhantes aos que se passam no Iraque. O angolano que representa o Benfica, já sentiu na pele as consequências de uma guerra e aceitou falar ao SL-Benfica.com sobre a actual guerra ao Iraque. Para Mantorras, estes momentos que nos chegam através da televisão, são «tristes, porque há crianças e pessoas que estão a morrer inocentemente. É triste. O meu país também já passou por isto e nem quero me lembrar do que estarão a passar agora as pessoas que nada têm haver com a guerra. Quero também agradecer a oportunidade que me dão para dizer o que sinto. Nem tenho palavras para descrever os meus sentimentos», comentou emocionado, o jovem jogador acrescentando que, «eu já senti o mesmo na carne. É muito triste. O meu país já passou por isto e só espero que se resolva isto rapidamente e que todos saiam tranquilos».

Mantorras está zangado com a selecção angolana

O jogador angolano explicou também, ao SL-Benfica.com os motivos pelos quais está desagradado com a sua selecção, que tanto gosta de representar. Mantorras considera-se desprezado pelos dirigentes neste momento em que mais precisava de apoio. «Quando eu precisava mais da minha selecção, não me estenderam a mão, pois, pensavam que eu não voltaria a jogar», começou por dizer, reconhecendo no entanto a gravidade da mesma: «Eu sei que é grave, mas abandalharam-me. Nunca recebi, nem um fax da minha selecção, nunca se preocuparam comigo e como sabem que agora o Pedro Mantorras está a ficar bem, não o questionam e estou muito triste, porque parece mentira, mas já entrei na história do futebol angolano, até porque já ganhei algo na selecção. As pessoas têm de me respeitar...»

{mostrarimagem("forcamantorras3.jpg","right","$legenda")}O jogador fez ainda questão de lembrar que «há muitos anos que o meu país não ganha nada e eu já tenho um título Sub-20 e um Campeonato africano. Têm de respeitar mais a minha pessoa porque sou uma referência no futebol angolano. Estou zangado, fui humilhado acima de tudo, porque eu fui ao jogo com a Nigéria, na companhia da minha mulher, dado que não podia jogar e um dirigente da selecção angolana cobrou-nos o bilhete desse jogo e é uma vergonha. Digo que é uma vergonha e é inédito que isto aconteça na selecção de Angola», esclareceu Mantorras.

O camisola 9 do clube da águia equaciona mesmo um eventual afastamento da selecção, contudo não fecha totalmente as portas à selecção que acima de tudo adora representar, como qualquer jogador, de qualquer país. «Para não perder o prestígio que tenho, acho por bem, não fechar todas as portas à selecção, mas vou pensar bastante e na altura certa darei uma conferência de imprensa, onde anunciarei se irei ou não à selecção», mas acrescentou que «estou mais para não ir, do que para ir».

«Gostava que Camacho ficasse no Benfica»

O futuro do técnico José António Camacho à frente do comando técnico da Luz, ainda é incerto, mas a vontade dos jogadores é unanime e Pedro Mantorras não foge à regra. «Gostaria que ele [Camacho] ficasse. Tem métodos de trabalho bons para os jogadores jovens do Benfica. É um treinador que ajuda bastante o grupo e espero que ele fique, de forma a que o Benfica seja campeão na próxima época», disse Pedro Mantorras.

{mostrarimagem("forcamantorras5.jpg","left","$legenda")}A finalizar, o jovem jogador do Benfica, enviou uma mensagem de agradecimento aos adeptos “encarnados” que aproveitaram a iniciativa “Força Mantorras” para fazer chegar ao camisola 9 do clube da águia a sua mensagem de apoio, numa fase difícil que o jogador atravessa: «Agradeço muito a todas as pessoas que me mandaram as mensagem. Agora quero ficar melhor e dar muitas alegrias aos milhões de benfiquistas que estão pelo mundo fora e a torcer pelo Benfica», concluiu.

N.R.:O SL-Benfica.com agradece a atenção disponibilizada pelo fisioterapeuta, António Gaspar e restantes colaboradores da clínica «FisioGaspar», para a realização da entrevista ao jovem angolano.

Reportagem e Fotos de: Rafael Santos