SL-BENFICA.COM faz-lhe o resumo de um dia «agitado» na Luz...

Submetida por K_POBORSKY em
15h25 - João Malheiro anunciou a forma como decorreria a conferência

Viveu-se hoje, sem dúvida, um dia intenso na Luz. A conferência de imprensa, com o presidente encarnado Manuel Vilarinho, com o gestor do futebol do Benfica, Luís Filipe Vieira e com o próprio Toni estava agendada para as 16 horas, contudo, o director de comunicação do Benfica, apareceu na Sala de Imprensa por volta das 15h25m, anunciando aos muitos jornalistas presentes, de que a conferência com o ex-técnico Toni, estaria um pouco atrasada, ficando assim marcada para as 16h30m, com todo o rigor. João Malheiro anunciou também aos jornalistas que somente Toni responderia aos jornalistas e que não seria hoje anunciado o nome do novo técnico do clube da Luz.

16h20 – Adeptos do Benfica «fecham» 2ª circular...

Os adeptos encarnados estavam algo descontentes, por quererem assistir à conferência de imprensa, mas apenas era permitida a entrada da Comunicação Social. Os adeptos aglomeraram-se junto da entrada da Sala de Imprensa e por volta das 16h20m, por iniciativa de um conhecido adepto (O Barbas), os adeptos do clube da águia decidiram «fechar» a 2ª circular como forma de protesto á arbitragem portuguesa. O conhecido adepto afirmou que «são apenas 2 minutos de protesto para marcar-mos presença e protestar contra as arbitragens. Pedimos desculpas aos automobilistas mas seremos breves! Viv {mostrarimagem("Dsc00397.jpg","right","")} o Benfica!», concluiu o famoso adepto.

16h30 – Teve inicio a conferência de imprensa.

Por volta das 16h30, tal como tinha ficado acordado com os jornalistas presentes, teve inicio a conferência de imprensa com Luís Filipe Vieira, que apenas marcou presença, como forma de apoio; com Manuel Vilarinho e com o próprio Toni.
Manuel Vilarinho começou a conferência de imprensa por afirmar que «Hoje é um dia particularmente triste para mim e para todos aqueles que se considerem benfiquistas...». O presidente encarnado mostrou as razões pelo qual considera o dia de hoje, um dia triste da seguinte forma: «Quando entrei para presidente do Benfica pensei que para o Benfica prosseguir em frente e com bons resultados, não poderia-mos mudar de treinador, excepto casos excepcionais...»
Contudo o presidente do Benfica afirmou também que durante o seu mandato, esta era, já a segunda mudança de treinador.
«O Toni era e é o meu treinador» afirmou Vilarinho. Segundo o presidente do Benfica, a atitude de Toni «mostrou ser de um grande benfiquista, que pôs mais uma vez os interessas da instituição acima dos seus interesses pessoais.»
Manuel Vilarinho afirmou que «Toni tem hoje no Benfica, mais um dia de desgosto, porque também teve outros de alegria, mas hoje o dia é de Toni e o Benfica estará sempre com o Toni, porque ninguém poderá por em causa o profissionalismo, o ca{mostrarimagem("Dsc00407.jpg","left","")}rácter e o benfiquismo de Toni» acrescentando que se despede de Toni «como funcionário do clube, mas como homem e amigo, manter-se-á como sempre até hoje.» Para finalizar, o presidente «encarnado» terminou o seu discurso da seguinte forma: «Obrigado Toni e penitencio-me porque as coisas não tenham dado certo. Tu explicaras as tuas razões de acordo com o teu sentido sincero e de pessoa de bem...»

16h45 – Depois de Vilarinho foi a vez de Toni...

O ex-técnico do Benfica Toni, começou por falar da época natalícia, mas logo de seguida dirigiu-se aos adeptos, referindo que passou «a fazer parte substancial do problema e não da solução do Sport Lisboa e Benfica». Toni abordou também querer que esta foi a melhor atitude para enaltecer os interesses da instituição, de forma a que consiga realizar o que foi definido no inicio da época.
O ex-técnico encarnado, de alguma forma emocionado, afirmou que «para ver os adeptos felizes, daria tudo e até morreria no banco para que o Benfica ganhasse o campeonato...»
Foi um longo discurso de Toni, onde o próprio afirmou que é difícil traduzir os sentimentos daqueles que em toda a parte do mundo sofrem, apoiam, avaiam e que «certamente ficarão no coração».
Toni teve ainda tempo para pedir tempo a quem chegar e acima de tudo, muita paciência. No rosto de Toni, podia-se ver uma lágrimasinha no canto do olho, enquanto que T{mostrarimagem("Dsc00420.jpg","right","")}oni, pedia tranquilidade para o futuro do clube da Luz...
Toni respondeu a várias questões dos jornalistas presentes na sala de imprensa e afirmou que «quando entrei aqui no dia 7 de Dezembro eu trazia um sonho, tal como Luís Filipe Vieira e esse sonho era de devolver o Benfica á sua dimensão, o que não aconteceu comigo, mas espero que conte com o Luís Filipe Vieira.
Toni desejou as maiores felicidades ao Benfica...

17h20 – Acompanhamento da parte final do treino

Após a conferência de imprensa os jornalistas desceram ao relvado principal da Luz para acompanharem a parte final do treino que foi orientado por Jesualdo Ferreira e que teve muitos jogadores ausentes, ainda assim destaques para Enke, que com grandes defesas, «arrancou» os aplausos dos cerca de 150 adeptos presentes nas bancadas do Estádio da Luz. Enquanto o treino decorria, as obras também e no topo sul iam sendo retiradas as bancadas, perante os olhares dos adeptos...

Sem dúvida um dia algo atribulado no clube da Luz, onde Toni se despediu dos adeptos e onde esclareceu todos os benfiquistas. Ainda assim não se ficou a conhecer qual o nome do sucessor de Toni, nem ficou marcada uma data de apresentação do novo técnico. O Sl-Benfica.com acompanhou na íntegra este acontecimento e agradece todo o apoio ao Sport Lisboa e Benfica.

Texto de: Rafael P. Santos
Fotos de: Hugo Manita