quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Enzo e outras cartas fora do baralho

Enzo foi-se embora. É a primeira vez, nos últimos anos, que uma pedra influente deixa o Benfica sem que se ouça uma choradeira apocalíptica generalizada. Parece que já toda a gente percebeu que são os jogadores que fazem força para sair, atraídos por contratos com que o Benfica não pode rivalizar ou por ligas mais competitivas. Parece também que já toda a gente confia na capacidade da equipa técnica que potenciou estes artistas para encontrar outros Manéis para o seu lugar. Parece-me importante sublinhar isto.

O clube estica a corda até onde pode. Nuns casos obriga a que alguém accione a cláusula de rescisão, noutros tenta prolongar o vínculo desportivo até onde é possível. No caso de Enzo, é óbvio que o Valência nunca quis bater a cláusula, senão já tinha o jogador desde Agosto.

O Benfica debateu-se este tempo todo com o assédio do Valência a uma das suas jóias^; com a pressão da comunicação social que durante meses vendeu o jogador às suas audiências; com os recados de Espírito Santo; com o finca-pé de Enzo, que não só rendeu menos desportivamente como amuou nos jogos com o Paços e o Sp. Braga e até se furtou ao convívio de Natal. Vieira tem razão quando diz que não vale a pena ficar com jogadores contrariados. Mesmo assim, o Benfica consegue embolsar 25 milhões por um jogador que em Fevereiro terá 29 anos + 5 milhões por objectivos, ao mesmo tempo que contou com o seu contributo para chegar a Janeiro na liderança do campeonato com 6 pontos de vantagem. Só com muito má vontade se pode dizer que foi um mau acto de gestão.

Recordemos outros "maus actos de gestão", outras cartas fora do baralho que delapidaram o clube:


Fábio Coentrão
Era uma porcaria quando foi comprado.
Andou emprestado.
Quando saiu, era o melhor lateral esquerdo do mundo.
Hoje joga no Real Madrid quando Marcelo não pode.


Javi García
Ainda me lembro do escândalo que foi quando se pagou 6 milhões por ele. Era um paquete do Real Madrid. Pegou de estaca na equipa e foi determinante para muitas conquistas. Foi outro escândalo quando saiu por apenas 20 milhões. Não calçou no City e foi para a Rússia por causa de um treinador que se lembra bem do que o viu fazer de águia ao peito. Nem sei se joga, a liga não tem visibilidade. Era o fim do mundo quando saiu. Já nem me recordo de quem entrou para o seu lugar, porque o mundo acabou nesse dia.



Ezequiel Garay
Outro exemplo do refugo do Real Madrid.
Outro exemplo de um dispensado que soube reencontrar na Luz o caminho para a selecção do seu país.
Outro exemplo de um vínculo desportivo estendido até à última.
Outro exemplo de um encaixe financeiro superior ao que seria expectável, conforme tivemos ocasião de explicar na altura.
Outro exemplo de um jogador de eleição que fez força para ir para um degredo dourado.
Teria o Benfica sido eliminado da Champions se tivesse contado com Garay, Javi e Wistsel? Eles foram.



Jan Oblak
Mais um que era o melhor que nos tinha acontecido desde que o melhor não nos acontecia.
Mais um de que o clube não abriu mão facilmente.
Mais um que se deixou seduzir pelo dinheiro e pelo fascínio de uma liga mais mediática.
Mais um que forçou a barra para sair.
Mais um que não valia a pena manter contrariado.
Mais um que foi uma mais-valia financeira brutal.
Mais um que não era ninguém antes de ter chegado e voltou a ser ninguém depois de ter partido.
Mais um que foi substituído por alguém que não deixou que tivéssemos saudades dele.




Rodrigo Moreno
Outro que quando chegou não passava de uma promessa.
Outro que chegou por um preço que mereceu muitas críticas.
Outro que teve nos empréstimos uma das etapas da sua formação.
Outro que veio tapar o lugar aos jovens portugueses.
Outro que demorou a confirmar o seu potencial.
Outro que rendeu uma batelada de dinheiro.
Outro cuja saída foi muito criticada.
Outro que hoje ganha melhor, joga numa liga melhor, mas se afastou do rendimento que a águia lhe dava.






Lazar Markovic
Eis-nos perante mais um exemplo da perfídia dos fundos, essas entidades sinistras que nos permitiram contar com jogadores com a qualidade duvidosa de um Markovic, que Sá Pinto garantia que não tinha estaleca para jogar no campeonato português, e que depois são inflacionados por treinadores que não sabem tirar o melhor partido deles, a ponto de vir um clube das ligas de topo do Velho Continente trocá-los por um contentor de libras e depois não conseguir fazer nada com eles. Acabe-se com os fundos e devolva-se-nos o rapaz!



Oscar Cardozo
Um mal-amado. Um jogador que muitos queriam que tivesse sido vendido logo no ano em que chegou. Ou no seguinte. Ou no seguinte. Ou no seguinte. Ou no seguinte. Em vez disso, esta gente que não sabe o que é o Benfica fez dele o melhor marcador estrangeiro de sempre a actuar de águia ao peito. Ele também fez a sua força para sair. O clube soltou-o aos 31 anos a troco de uma mão cheia de milhões. Uma idiotice, desmantelando um plantel campeão. Agora não se sabe quando é que o Benfica voltará a ter o melhor ataque do campeonato. Ele também já veio dizer que foi uma idiotice ter ido para onde foi.



E podíamos continuar nisto, não fosse o caso de ser véspera de ano novo e todos termos mais que fazer. Bom ano para todos.

1 comentário: