quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O Benfica ganhou? Lidem com isso

Parece que estava à espera de uma vitória na Champions para voltar a escrever. mesmo que essa vitória tenha sido arrancada a ferros, depois de uma exibição constantemente em esforço e atabalhoada e alimentada a motor Talisca.

O Talisca parece ser a nova coqueluche do Benfica. E em muito se parece com outro menino de ouro do glorioso, o João Pinto. Um vagabundo da área, não se sabe se joga à esquerda, se joga a médio centro, se a número 10 ou avançado. Dêm-lhe a bola que ele há-de inventar qualquer coisa com ela. E assim tem safado o Benfica nos últimos jogos, arrancados a ferros.

Falta-nos garra. Falta-nos pulmão a meio campo (Fejsa, volta rápido) falta-nos instinto matador. Lima não vai para novo e sente-se que lhe falta um Rodrigo para as trocas de posição e desmarcações ou um Cardozo para deambular livre pela área. Jonas pode fazer isso mas também não vai para novo e só serve para o mercado interno. Derley não tem pernas para estas andanças europeias. E nas alas? Se não há Gaitàn ou Salvio e o Ola se lesiona há o quê? Pizzi? Tiago?

Tudo isso revelou-se no jogo de ontem que ainda assim mostrou um Júlio César a mostrar porque é que é há tantos anos o titular da baliza do Brasil (há ali bolas que o César safa que tenho impressão que o Artur ia chegar um nadinha atrasado) e um Talisca abono de família que todos os benfiquistas rezam para que não se lesione...

E não quero deixar de falar no elefante na sala e este é bem grande:

Não é que esteja a desculpar o penalti descarado do Jardel - xiça, o homem nem disfarça - ou a não expulsão do Enzo, mas antes há um penalti não assinalado por derrube ao Derley e uma falha técnica grave do árbitro ao cortar um lance de ataque isolado numa incompetente não utilização da lei da vantagem. 

É óbvio que uma mão ostensiva na grande área é esteticamente mais apelativa para os críticos principalmente quando é ao fechar do pano, pelo que nestas alturas faz-se a habitual instrumentalização das cegueiras seletivas e silêncios convenientes. 

Na verdade estou-me a cagar para o penalti não assinalado e assumo a tática do silêncio conveniente em resposta à cegueira seletiva dos outros, que isto da bola e de um milhão de euros estão-se nas tintas para o resto. 

Já agora não vi o presidente do Mónaco a vir chorar à UEFA meio milhão ou três pontos na secretaria...

Olhem amigos, o Benfica ganhou com um penalti contra não assinalado?



Vamos a ver o que o resto do ano traz. É importante, acima de tudo segurar a vantagem no campeonato. E na Champions fazer o mais dinheiro possível e, desta vez, pelo menos passar à segunda fase. É que na segunda fase podemos ganhar mais uma vez, ser eliminados e ainda assim ser digno, sem ter que passar pelo calvário da Liga Europa até ao fim e perder uma terceira final. Já não teria estômago para isso.

E assim fica-se livre para o campeonato até ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário