sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Onde é que estavas em 14 de Agosto de 2014?

14 de Agosto de 2014. Foi nesse dia que Vieira deu uma entrevista à BTV muito aguardada pela nação benfiquista. A entrevista foi elogiada na sua generalidade, sublinhou-se o facto de a estação televisiva oficial do regime ter feito questões incómodas, e as respostas de alguma forma tranquilizaram o universo encarnado. Todo? Não. Uma pequena parte resiste sempre.

O Ontem vi-te no Estádio da Luz, por exemplo, não se deixou convencer com nada do que foi dito. Neste post – E o presidente falou – dedicam 4.041 palavras ao assunto. São 23.059 caracteres (com espaços) espalhados por 13 páginas Word! Desafio-vos a fazer o mesmo exercício para verem que não estou a exagerar:

Nessas 608 linhas, nada ficou por dizer. Porque havia coisas que não se podia deixar passar em claro. Tudo dissecado ao pormenor. Sim, porque o Ontem não nasceu ontem, é o último bastião do benfiquismo mais puro e não iria deixar passar nada que violasse a Constiuição do clube que Cosme Damião fundou. Pois bem, dessas 4.401 palavras – quatro mil quatrocentas e uma palavras –, nem uma – NEM UMA – contesta o que Vieira diz aqui entre o minuto 28:57 e o 29:50:

Para quem está a ver isto num computador sem som ou num dispositivo manhoso, vamos transcrever:

HÉLDER CONDUTO – Pergunto-lhe sobre as eleições da Liga: O Benfica tem tido um papel activo, nos últimos tempos, na Liga de Clubes... Quem é que o Benfica vai apoiar nesta eleição da Liga que vai ser repetida, digamos assim?

LUÍS FILIPE VIEIRA – Eu acho que... (não sei se vai ser repetida, ainda não se sabe). O que se passa na Liga é preocupante para o futebol português. Acho que tem de haver entendimento entre o Benfica, o Porto e o Sporting, não tenho dúvidas nenhumas, sobre o próprio candidato (mas não só sobre o próprio candidato), e depois estender a outros clubes, de maneira que haja o máximo de consenso no próximo presidente... nas próximas eleições, pronto, para não haver esta guerrilha que existe no futebol. Que definitivamente as pessoas deixem o poder de parte. Isto é uma indústria.. aliás, das principais indústrias que este país tem, e não merece minimamente estar a ser tratada como está.

Portanto, há dois meses, o presidente do Benfica anuncia o que deseja que aconteça para a defesa dos interesses do clube – um entendimento alargado ao máximo de clubes possível, que inclua FCP e SCP – e ninguém se mostra chocado.

Dois meses depois, acontece a vontade do presidente do Benfica: é alcançado um acordo que engloba 27 clubes, entre os quais SLB e FCP (o SCP preferiu não ser tido nem achado), e cai o Carmo e a Trindade porque Vieira almoçou no mesmo sítio que Pinto da Costa e é provável que tenham comido do mesmo leitão. Lá voltou o histerismo daqueles que garantiam que o Benfica nunca iria explorar por sua conta os direitos televisivos, porque a renovação com a Olivedesportos já estava preparada.

Se não tivesse acontecido como ele tinha dito que queria que acontecesse, estava tudo agora a confrontá-lo com essas declarações e a dizer que tinha sido comido.

O que é que preferiam? Que o clube se alheasse dos destinos da Liga e deixasse outros definir o rumo do futebol português, como fez Bruno de Carvalho? Que deixasse que fosse suspenso um campeonato que lideramos com 4 pontos de vantagem?


2 comentários:

  1. A verdade é que seja lá qual for as decisões estratégicas, a SAD do Benfica é sempre criticada, já não há paciência para tanto maldizer, agora vão transformar este acto eleitoral da Liga em mais uma ataque diário ao Benfica... enfim, mais do mesmo.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Enormerrimo Vermelho, Companheiro,

    E nao foram so' os "ontistas" a esquecerem essas afirmacoes do Presidente, houve muitos mais ...

    Por mais Benfiquistas, inteligentes e cultas que algumas pessoas sejam, o facto de viverem um preconceito quase esquizofrenico para com o Presidente, "coloca-os" numa realidade quase virtual que deturpa todas as coisas, a ponto de se tornarem tao confusas que eles ficam incapazes de perceber tudo o que nao seja o seu proprio preconceito e ... tratam de bolsar as suas frustracoes, as suas invejas e o seu odio.

    O fundamentalismo Taliban e' isso mesmo: uma incapacidade fundamental para perceber tudo o que estiver mais distante do que a ponta do proprio nariz.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar