14 fevereiro 2017

Para grandes males...


... grandes remédios!


Com a impossibilidade de última hora de poder contar com o Jonas para o encontro daqui a pouco, resta-nos mesmo assim várias hipóteses: o Raúl Jiménez, o Rafa, o Cervi, o Filipe Augusto, o Samaris e o André Almeida.

A hipótese do internacional mexicano seria aquela que não hesitaria apostar caso o camisola 9 estivesse a 110% em termos físicos, uma vez que manteria os posicionamentos dos jogadores e suas tarefas no 4-4-2 encarnado. Tendo em conta que apenas no último encontro frente ao Arouca averbou os primeiros minutos depois de ter estado mais de um mês sem competir, tenho algumas reticências em apostar nele. Para além disso, acredito que ele apenas tenha treinado como opção para substituir o Mitroglou. Até aqui, com o Jiménez, não temos tido sorte. Mas, não nos queixemos e procuremos soluções.

Tanto o Rafa como o Cervi apresenta-se como possíveis soluções para substituir o Jonas. São soluções do mesmo tipo e, enquadradas num onze encarnado, como aquele que avancei esta tarde, poderão alterar um pouco o tradicional 4-4-2 para um 4-2-3-1, no qual o tridente atacante entre-linhas teria total liberdade para irem alternando posições. Ou seja, a adicionar a Carrillo e Salvio, Rafa ou Cervi permitiriam um trio sempre disponível para atacar e apoiar o ponta-de-lança referência: o grego Mitroglou. Entre estas duas opções, aquela que preferia seria a do Rafa, muito porque o internacional português tem uma tomada de decisão muito acima da média, apesar da falta de golo comparado com o argentino. Quanto a este aspecto, estou certo que será até marcar o seu primeiro golo e começar a jogar com maior frequência. Hoje poderá ser o dia!

Depois, vêm as três opções que farão com que o Pizzi suba no terreno para a posição "10" no 4-2-3-1: a recém contratação de inverno Filipe Augusto, o grego Samaris ou o polivalente André Almeida. Neste modelo com Pizzi, haverá menos alternância de posições, sendo um pouco mais rígido ao nível dessa linha de apoio ao camisola 11. No entanto, poderá juntamente com os restantes dois médios-centro (Fejsa mais um dos três), formar um meio-campo muito coeso e reforçado. Dentro destas três opções e neste modelo, talvez optasse pelo camisola 7. Está em forma, está entrosado com o resto da equipa e tem qualidade para assumir a função. O Filipe Augusto, ainda agora chegou à Luz. A minha reticência com ele  nem se prende com a sua qualidade, mas sim com o entrosamento com o resto da equipa que o faça estar à vontade em todos os momentos de jogo. Já quanto ao André Almeida, apesar de ter experiência de jogo, muito conhecimento do modelo e muitos anos de casa, não tem sido treinado para essa função nas últimas semanas (até aqui tinha sido utilizado como lateral esquerdo).

Ainda existe a opção André Horta, mas acho pouco razoável estar a arriscar a presença no onze titular de um jogador que já não compete com regularidade há mais de 3 meses. Assim sendo, a minha opção recai no Rafa.


A estratégia mantém-se a mesma. Penso que até poderá
haver maior fluidez táctica, com o Rafa na posição "10".




P.S. 1: E já há onze do Benfica! Boa! Eu e o Rui Vitória pensámos da mesma maneira... Força Benfica!


P.S. 2: E o Dortmund vai jogar com 3 centrais... Para cima deles rapaziada!!!

2 comentários:

  1. hoje o weigle foi bem travado, mesmo assim eles tem criatividade naquela equipa ate dizer chega, ate o fesja esteve com dificuldades no jogo de hoje. mas hoje gostei muito do eliseu esteve impecavel naquela defesa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi bem travado? Eu não achei mesmo nada.

      De qualquer maneira, não vou falar de erros e cenas do género hoje. Amanhã também é dia. Hoje é para desfrutar da vitória. E, celebrar o amor.

      ;)

      Eliminar