quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O André de JJ

JJ tem sido referenciado, e bem, pela sua capacidade de extrair dos jogadores as suas melhores capacidades. Associada a essa questão tem ainda sido elogiado pela capacidade que tem demonstrado em adaptar jogadores a novas posições.
São bons exemplos destes factos Fábio Coentrão, Matic e Enzo.

 Numa altura que tanto se tem falado de formação e no aproveitamento dos jogadores da casa, tenho-me lembrado frequentemente de André Gomes em especial devido à performance que vem evidenciando no Valência com especial atenção ao último jogo frente ao Real Madrid. Curiosamente, ou talvez não, partilhou num meio campo a 3 o espaço com Enzo jogando à frente deste quando no Benfica jogava atrás do Argentino. O André Gomes a jogar na sua posição de origem tem revelado capacidades que na luz nunca revelou o que evidencia que em termos de adaptação efectuadas por JJ não é só somar.

 Vem a propósito esta “lenga lenga” por causa de Cristante e a sua adaptação à posição 6. Para mim o Italiano é uma verdadeira pérola, é daqueles jogadores que poderá gerir os ritmos da equipa através da sua capacidade de passe curto e longo. Com as devidas diferenças Cristante faz-me lembrar Pilro na forma como pisa, endossa a bola e se posiciona sem necessidade de andar em grandes correrias. Num meio campo a 2 como joga o Benfica, principalmente se Talisca for o outro elemento, parece-me que Cristante poderá cumprir (até muito melhor que Samaris) mas dificilmente poderá atingir um patamar de excelência.

2 comentários:

  1. Cristante é tudo isso mas só precisa de aumentar um pouco a velocidade de execução.Quando ele o conseguir fazer todos vão entender porque o querem de volta em Itália e outros vão entender porque se continua a ir lá fora buscar jogdores jovens.
    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    ResponderEliminar
  2. Acompanho-te na avaliação que fazes do Cristante e até acrescento que a passar á distancia será porventura o melhor em Portugal. Discordo quando afirmas que poderá cumprir melhor que Samaris. No modelo de jogo do Benfica que perdura á 6 anos. O Cristante terá muitas dificuldades em se impor, a não ser que venha a revelar capacidades ainda não mostradas. E falo sobretudo de velocidade/arranque que constantemente o penalizam no processo defensivo. Em 90% dos jogos o Benfica precisa de pressionar alto o que implica ter um 6 de grande mobilidade/rotação a defender as costas dos colegas. Samaris garante essas necessidades e dá mostras de subir de jogo para jogo neste aspecto tão decisivo. Deverá apenas evitar jogar no limite do risco no processo de construção.
    Ficarei contente que o Benfica tenha sempre um treinado que consiga "somar" tanto como o JJ. Quando leio as palavras de um jogador inteligente como o Aimar fico esclarecido sobre o valor do nosso Mister.
    "No primeiro ano em que trabalhámos juntos, tive oportunidade de dizer-lhe que foi um dos melhores treinadores que tive na carreira. Sobretudo porque ensina muito os jogadores, consegue valorizá-los e porque consegue dar uma identidade à equipa. Nunca abdica dela. Tenta sempre que a sua equipa seja protagonista, que leve o jogo às costas, que não tenha medo de assumir. Isso é grande qualidade dele»; O Enzo chegou ao Benfica e esteve seis meses com uma lesão que não o deixava treinar. Voltou ao Estudiantes e tornou-se num outro jogador em Lisboa. E isso deve-se, em parte, ao treinador, que é impressionante. Tira o melhor de todos. Acrescentou o talento e sacrifício e hoje é o jogador que é. Vai ser muito importante para o Valencia"

    ResponderEliminar