A teimosia conheceu o orgulho. Qual será o resultado?

Teimosia. Substantivo feminino. 1. Qualidade do que é teimoso. 2. Obstinação. 3. Birra. A teimosia é o apego obstinado às próprias ideias. A teimosia não é uma coisa má. Em bom tigor, a teimosia é uma característica de alguns dos mais hitóricos líderes, que, fieis aos seus princípios, fizeram História. Porém, junte-se teimosia ao orgulho e a receita pode ser fatal. Reza a história que foi uma mistura de ambos que fez Hitler cair, e como ele, muitos outros.

Quanto o barco está a tomar um rumo errado, uma tripulação competente é capaz de detectar tal. Porém, num barco que funcione bem, só com autorização do capitão é que o rumo se altera. Um líder consciente saberá reconhecer o que se passa e, mesmo que seja muito teimoso, saberá agir em conformidade. Um líder menos consciente não se desviará um milimetro do rumo, porque, simplesmente, é teimoso.

Quando o líder está em estado de graça, os súbditos acreditarão nele. Afinal de contas, no passado, este já terá dado provas da sua valia. Afinal de contas, no presente, ele é quem manda. Porém, é quando o barco bate nas primeiras rochas que a qualidade do líder será testada. Um bom líder deixará o orgulho de parte e tomará a decisão correcta, mesmo que isso implique reconhecer que outros estavam certos. Por outro lado, um mau líder, mesmo vendo que o barco vai naufragar, vai manter-se fiel ao plano inicial.

E é aí que as coisas se poderão complicar para ele. Nas primeiras pedras, os seguidores mais críticos levantarão a voz, sendo calados pelos seguidores mais leais. Só que a turbulência continuará, e aí haverão seguidores a trocar de lado. E se nada mudar, ao fim de algum tempo, poucos serão aqueles que permanecerão com o capitão, que, entretanto, poderá ver a sua liderança almejada por antigos seguidores, sejam eles capazes ou incapazes.

Escusado será dizer que, nesta rábula, o barco é o Sport Lisboa e Benfica, e o rumo é o seu treinador. Os seguidores, até ver, são os adeptos, mas até os mais fieis seguidores, um dia, poderão deixar de o ser. Tem a palavra o capitão.

Deixe um comentário