terça-feira, 27 de novembro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A primeira derrota da época em Voleibol, o empate sobre patins em Barcelos e o afastamento europeu em Andebol mancharam negativamente o fim de semana que passou.

Confira a nossa análise e o respectivo quadro completo de resultados.


Dupla jornada nos Açores, para a 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol, marcado pelo dissabor na Ilha Terceira. Estamos no 2º posto da pauta classificativa, com um ponto a menos relativamente ao Sporting. 

No Sábado, vencemos pela margem máxima o "lanterna vermelha" Clube Kairós (20-25; 10-25; 17-25), em partida relativa à 11ª Jornada.

Triunfo sem espinhas, como era expectável. O Clube K mantém-se de forma destacada no fundo da classificação. Em Ponta Delgada, Marcel Matz fez alinhar de início: Theo Lopes, Fred Winters, Rapha, Wolfhi, Zelão, Tiago Violas, Ivo Casas. Conforme os parciais reflectem, a superioridade encarnada foi inquestionável, apesar da réplica açoriana no set inicial, e o técnico encarnado aproveitou para impor a rotatividade. Bernardo Martins, Filip Cveticanin, entre outros, foram apostas.

No dia seguinte, na Praia da Vitória, o Benfica sofreu a primeira derrota da temporada num encontro emotivo. A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, em jogo antecipado da 12ª Jornada, venceu por 3-2 (21-25; 23-25; 28-26; 26-24; 21-19).

O colectivo encarnado, com André Lopes e Honoré de regresso à titularidade, entrou por cima na quadra, apesar do equilíbrio, vencendo os dois primeiros sets. Depois foi o descalabro. Inadmissível. Que sirva de lição, independentemente da qualidade do trabalho desenvolvido! Os terceirenses, muito bem orientados por João Coelho, não se deram por vencidos e foram felizes nos seus intentos. Nas vantagens, os insulares venceram os três sets seguintes. No quarto parcial, estivemos a perder por 20-17 e viramos para 20-22. Na "negra", estivemos a vencer por 8-13.

O jogo não foi transmitido, pelo que não sabemos ao certo o que se passou. Provavelmente já estariam a pensar no jogo europeu desta Quarta-feira. Seja como for, não há nada que justifique a forma como desperdiçamos, em duas ocasiões, a hipótese de fechar o jogo a nosso favor. A Fonte Bastardo está em crescendo, com os reforços cada mais entrosados seguramente, e a confirmar que se mantém na linha da frente da elite do Voleibol nacional.

Resultados Finais da 11ª Jornada (1ª Fase)

Clube K 0-3 SL BENFICA (20-25; 10-25; 17-25)
Esmoriz 3-0 SC Caldas (25-22; 25-18; 25-20)
Ac. Espinho 0-3 Sp. Espinho (14-25; 16-25; 17-25)
V. Guimarães 3-1 Famalicense (16-25; 25-16; 25-23; 25-22)
Fonte Bastardo 3-0 Leixões (25-20; 25-20; 25-21)
Ac. São Mamede 3-1 Castêlo da Maia (25-22; 25-17; 15-25; 25-22)
Sporting 3-0 VC Viana (25-15; 25-19; 25-20)

Resultados Finais da 12ª Jornada (1ª Fase)

Fonte Bastardo 3-2 SL BENFICA (21-25; 23-25; 28-26; 26-24; 21-19)
Castêlo da Maia-Ac. Espinho (1/12, às 17h)
Sporting-Esmoriz (1/12, às 17h)
Ac. São Mamede-V. Guimarães (1/12, às 17h)
Famalicense-SC Caldas (1/12, às 18h)
VC Viana-Clube K (1/12, às 18h)
Leixões-Sp. Espinho (1/12, às 18h)


Na visita ao Algarve, em casa do histórico Imortal Basket Club, as águias tremeram mas alcançaram a oitava vitória em outros tantos jogos na 1ª Fase do Campeonato Nacional de BasquetebolSegue-se uma paragem para as Selecções Nacionais.

Vencemos por 87-93. Ênfase para os muitos problemas causados pelo emblema de Albufeira. Apresentaram-se bem preparados e obrigaram as águias a puxar dos galões. Realce para o acerto no capítulo do lançamento manifestado por Fábio Lima (22 pontos), Cláudio Fonseca (19 pontos), Quentin Snider (17 pontos) e Tomás Barroso (15 pontos).

Com Álex Suárez e José Silva no lote de indisponíveis, as águias entraram visivelmente apáticas na partida, algo que se estendeu a toda a primeira parte. O recém-primodivisionário rubricou inequivocamente a melhor exibição na temporada, principalmente nos primeiros 20 min do jogo realizado no Sábado. Consideramos até que esteve a um nível a roçar a perfeição. Muito boa actuação, a todos os níveis, com uma eficácia assinalável no capítulo dos triplos. Isto perante um Benfica desnorteado, perplexo, desligado ofensivamente, a insistir em demasia nas iniciativas individuais, com Micah Downs desinspirado, e extremamente passivo no sector defensivo. O 55-39 registado ao intervalo atesta as enormes dificuldades sentidas pelas águias. Demos uma primeira parte de avanço.

Definitivamente o plantel deve ter escutado das boas de Arturo Álvarez. O Benfica voltou dos balneários determinado na recuperação. E mostrou o porquê de ser por esta altura o líder do campeonato. Mais eficaz, intenso e agressivo em todas as acções, colectivamente a procurar a melhor solução para atirar ao cesto e a defender com coesão e concentração. O Imortal não teve andamento para nós e ainda no terceiro período consumamos a reviravolta (64-65). Nos 10 min finais, os algarvios tentaram de tudo para inverter o resultado mas as águias sustiveram as investidas dos locais e seguraram a vantagem.

Resultados Finais da 8ª Jornada (1ª Fase)

Imortal 87-93 SL BENFICA
Terceira Basket 71-76 V. Guimarães
Lusitânia 93-92 Esgueira
Ovarense 87-78 CAB Madeira
FC Porto 97-68 Illiabum
Oliveirense 82-60 Galitos Barreiro


Benfica eliminado da Taça EHF, após empate, por 33-33, na recepção ao TSV Hannover Burgdorf, em jogo da 2ª Mão da 3ª Ronda. Agora, o foco concentra-se única e exclusivamente nas competições nacionais de Andebol. Segue-se uma deslocação à cidade Invicta.

Encarnados não conseguiram dar a volta à eliminatória e, em consequência disso, falharam o objectivo do acesso à fase de grupos. A tarefa de recuperar de cinco golos revelava-se hercúlea. Teríamos de nos transcender para alcançar essa façanha. O Pavilhão Nº 2 da Luz não encheu e a equipa não conseguiu se impor à formação alemã. Ademais, a dupla de arbitragem ajudou a complicar a nossa missão.

À semelhança do que ocorreu no encontro disputado em território germânico, Borko Ristovski não esteve ao seu nível e cedo foi substituído por Hugo Figueira. Portanto deu para entender que as coisas não começaram bem para as águias, essencialmente no plano defensivo. O nosso bloco defensivo não condicionou da forma pretendida a manobra atacante do Hannover. Na vertente ofensiva, voltamos a deixar uma boa imagem, com Nuno Grilo a distinguir-se dos companheiros ao anotar 8 golos. Ainda assim esbarramos, não raras vezes, na muralha defensiva contrária, sobretudo no seu inspirado guarda-redes.

Os alemães vieram à Luz na sua máxima força (Morten Olsen é realmente um jogador de excelência) e não facilitaram. Aprenderam a lição e limitaram a actuação de Alexandre Cavalcanti. Estiveram praticamente sempre em vantagem (16-19 ao intervalo). Já com a noção real de que estávamos fora das provas europeias, as águias procuraram sair com dignidade e recuperaram distâncias na fase final do encontro. A vitória até poderia ter caído para o nosso lado, ainda que insuficiente para prosseguir na Europa. Saímos de cabeça erguida e os adeptos presentes reconheceram isso justamente. Foi bonita a comunhão entre adeptos e equipa no final. Juntos!

Resultado Final da 2ª Mão da Taça EHF (3ª Ronda)

SL BENFICA 33-33 TSV Hannover Burgdorf


Péssimo resultado para as cores encarnadas. Na "Catedral" de Barcelos aconteceu divisão de pontos. Empate a três bolas. Excelente moldura humana no duelo entre Óquei Clube de Barcelos e SL Benfica, referente à 7ª Jornada do Campeonato Nacional dHóquei em Patins.

A turma minhota continua sem conhecer o sabor da derrota e está na vice-liderança do campeonato. O Benfica mantém-se deveras irregular, demonstrando no mesmo jogo as suas virtudes e as suas fraquezas. Os sinais evidenciados, particularmente nas duas viagens até à região do Minho (5 pontos deixados lá), não têm sido nada animadores. Mas essa instabilidade não implica que possamos desde já atirar a toalha ao chão. Há muito campeonato pela frente. Recusamo-nos a enveredar pelo caminho da desconfiança, crise e afins, muito embora reconhecemos que a equipa técnica, na pessoa de Pedro Nunes, pode e deve fazer muito mais incontornavelmente, como os muitos adeptos benfiquistas presentes fizeram questão de o demonstrar após o final da partida. Ir do 8 ao 80, e vice-versa, é muito comum na massa adepta benfiquista, e pelos vistos também nesta nossa equipa. Não pode ser! Hora de mudar o chip, para a deslocação à região da Catalunha.

No outro Clássico disputado nesta ronda, o Sporting recebeu e bateu o FC Porto, isolando-se assim no topo da tabela classificativa. Benfica, Riba D'Ave e Oliveirense partilham a 3ª posição, com três pontos de desvantagem face aos leões. No sexto lugar, com menos um ponto do que nós, situam-se os dragões.

Aquele Benfica que se verificou nas primeiras jornadas e alcançou bons resultados frente aos outros candidatos ao título também esteve presente no Pavilhão Municipal de Barcelos, num jogo pouco quezilento. A equipa da casa entrou melhor, mais incisiva na componente ofensiva, com Pedro Henriques seguro na baliza benfiquista. Porém, na segunda metade da 1ª parte houve mais Benfica. Águias pragmáticas, quer em transição quer em ataque posicional, e com uma boa postura defensiva. Lucas Ordoñez foi o elemento desbloqueador e, cara-a-cara com Ricardo Silva, assinou o único golo registado na primeira parte.

Nos segundos 25 min, o jogo foi muito disputado e pautado por duas partes distintas. Numa fase inicial, vislumbrou-se o ascendente forasteiro do 1º tempo, com os encarnados a acrescentarem-lhe eficácia. Lucas Ordoñez, numa incursão individual, e Diogo Rafael, a finalizar um contra-ataque, por esta ordem, deixaram as águias a vencer por 0-3. Só que num ápice o OCB encurtou para 1-3 e o Benfica intranquilizou-se bastante, permitindo que o Óquei e os seus adeptos se galvanizassem e reentrassem na discussão pelo resultado. O capitão encarnado foi o protagonista do descontrolo emocional do conjunto liderado por Pedro Nunes. Quanto o nosso jogador mais experiente age assim está tudo em maus lençóis. Valter Neves cometeu de forma infantil uma grande penalidade, deixando a sua equipa em situação de "underplay". PH defendeu o castigo máximo mas os homens de Paulo Pereira acabaram por em superioridade numérica reduzir para a diferença mínima, com cerca de 6 min por jogar. O Benfica praticamente não existia ofensivamente enquanto o Óquei com mérito impunha muita verticalidade ao seu jogo. Adivinhava-se a todo o momento o restabelecimento da igualdade e acabou por surgir a 3 min do apito final, na sequência de uma grande penalidade causada por Lucas Ordoñez. Depois de estarmos a vencer por 0-3, jamais poderíamos ter consentido o empate.

Resultados Finais da 7ª Jornada

OC Barcelos 3-3 SL BENFICA
HC Braga 2-3 Oliveirense
AD Valongo 3-4 Juv. Viana
Riba D'Ave 6-1 Paço de Arcos
SC Marinhense 3-3 Sp. Tomar
HC Turquel 5-1 AD Oeiras
Sporting 5-3 FC Porto


Invencibilidade mantida! Em cima da buzina final, o Benfica garantiu um triunfo por 4-5, no recinto da Quinta dos Lombos, para a 11ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Tudo igual nos lugares cimeiros da classificação.

Poderia ter sido uma vitória expressiva. Estivemos perto de ser travados. Acabou por ser uma vitória sofrida, arrancada "a ferros". A Quinta dos Lombos mostrou porque razão obteve um empate em casa do Sporting. E nós estamos talhados para jogos, fora de portas, de cariz dramático.

Com naturalidade as águias entraram dominadoras no jogo, atingindo o intervalo a vencer por 1-3. Bruno Coelho, premiado pela insistência, apontou o primeiro golo da tarde. Com seis min cumpridos, mediante clara displicência encarnada, a Quinta dos Lombos chegou com uma boa dose de sorte ao empate. Diego Roncaglio, num remate poderoso e colocado, devolveu a vantagem à armada benfiquista. Indefensável. Um golaço! A 9 min do descanso regulamentar, Fernandinho ampliou para 1-3, na recarga a um remate desferido por Bruno Coelho.

O Benfica pecava na concretização. Construímos várias situações claras de golo, mas por azelhice nossa ou por mérito do guardião dos Lombos, o resultado não se desnivelou ainda mais. Já na segunda parte, com quase 25 min jogados, Chaguinha aumentou as distâncias
, após combinação com André CoelhoDepois a equipa de certa forma adormeceu. Algumas decisões de arbitragem causaram instabilidade emocional e a formação da casa explorou isso ao máximo, tendo paulatinamente se aproximado na marcador e inclusivamente repôs a igualdade (4-4), a 9 segundos do fim! Ivo Oliveira, ex-Benfica, foi o homem da equipa de Carcavelos. Três dos quatros golos foram da sua autoria. Falta de rigor defensivo das águias e a turma da Linha acabou por ser letal no aproveitamento das oportunidades que dispôs. Já ninguém acreditava que fosse possível o marcador sofrer mais mexidas. Apenas os predestinados, como é o caso de Robinho. Sem cerimónias, Robinho chamou para si a responsabilidade e marcou o golo da vitória no último instante do embate. A sorte que nos faltou na semana anterior na Liga dos Campeões apareceu neste Domingo.

Resultados Finais da 11ª Jornada

Quinta dos Lombos 4-5 SL BENFICA
Unidos Pinheirense 4-4 Futsal Azeméis
Sporting 3-1 AD Fundão
Rio Ave 4-4 Viseu 2001
Módicus 7-5 Leões de Porto Salvo
Burinhosa 1-3 Sp. Braga
Belenenses 3-4 Eléctrico


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


1 comentário:

  1. Voleibol
    Estar 0-2 e perder 3-2

    Hoquei
    Estar 0-3 e empatar 3-3

    Futsal

    Estar 1-4 e acabar 4-5 (vitória)

    Basquetebol
    Estar a perder por quase 20 pontos e acabar com +7 (ganhamos)

    O objectivo é criar emoção certo?
    Então estou satisfeito

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar