Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Desastre...


Ontem foi mais um desastre!
Equipa completamente desligada e sem atitude no campo.

Isto não é o Benfica, não pode ser o Benfica e não será o Benfica!

Esta fase negativa, teve vários tipos de resultados e exibições:
-Bons jogos com o Ajax cheios de atitude com ponta de azar e nos quais não fomos inferiores 
-Derrotas inconcebíveis com o Belenenses e Moreirense
-Atitude correcta, embora a derrota com Belenenses
-Falta de atitude com Moreirense e Bayern

Estes dois jogos com Bayern e Moreirense, são os tais que fazem soar campainhas.

Quem dirige, tem que reunir com capitães, grupo completo de trabalho, com o treinador individualmente, com a equipa técnica completa e tentar perceber se o grupo está com o treinador, se a mensagem do mesmo já não passa e se existe motivação de todos para caminhar juntos.

Eu diria que pelos jogos que vi contra o Ajax, estão com o treinador, a mensagem passa e a crise é momentânea... pelos jogos contra Moreirense e Bayern claramente não estão com o treinador e urge alterar circunstâncias!

A pressão actual é grande e acho que estamos numa fase em que o presidente mais facilmente é compreendido pelo despedimento do treinador, do que pelo voto de confiança.

Para mim, Rui Vitória não é o único culpado de tudo isto. Direção também terá que assumir culpa própria... não porque fica bem, mas porque é uma realidade.

Se é verdade que Rui Vitória tem cometido muitos erros, a qualidade de alguns jogadores, a descredibilização do Benfica por casos extra futebol e a má comunicação do clube, não tem ajudado à união de adeptos e clube, para que juntos ultrapassem esta má fase.

Sempre defendi a estabilidade técnica e directiva como um meio para chegar ao sucesso, mas também não me posso esquecer que existe uma correlação de sucesso, com a estabilidade do plantel e permanência de alguns dos melhores jogadores.

Aqui, acho sinceramente que temos falhado redondamente. 

Se anos após anos a perder valor, foi conseguindo colmatar saídas com recursos internos (Nelson Semedo, Ederson, Lindelof, Renato Sanchez, Guedes etc...), esta formula não é uma regra, mas sim uma excepção. 

É impossível fazê-lo com sucesso e sempre!

Se esta direção, quiser alguma vez bater-se com olhos vidrados numa Champions, terá que juntar estabilidade directiva e técnica, à permanência dos seus melhores activos, ou de pelo menos grande parte deles, algo que manifestamente não tem acontecido.

Mas atenção, para falarmos em permanência dos melhores jogadores, é necessário novamente um ano zero com investimento visível, a fim de ganhar valor geral no plantel a juntar aos miúdos que saem da academia. Isto porque acho que actualmente, temos vários jogadores sem qualidade para serem titulares ou fazerem parte do plantel de um clube com a nossa grandeza, muito menos, jogadores com os quais os nossos jovens formados, possam aprender algo que os ajude a crescer. 

-----------------------------------------------------------

Fiz um levantamento básico das últimas 9 épocas dos três grandes nacionais, em títulos de campeões nacionais e respectivas equipas técnicas... sabendo de antemão, que existem sempre graus de subjectividade em dados estatísticos, a realidade dos factos mostram-nos que trocar de treinador a meio da época quase nunca resulta.

Benfica...
Nós tivemos unicamente dois treinadores nas ultimas 9 épocas, ganhámos várias taças, duas finais europeias, dois quartos e uns oitavos de final da Champions e 5 vezes campeões nacionais.

09/10
Jorge Jesus
15/16
Rui Vitória


Porto...
O Porto teve 9 treinadores, e foi campeão 4 vezes.
Estava habituado a ganhar e ao sentir um Benfica mais pujante e organizado a todos os níveis, decidiu fazer All In financeiro...

Vive a maior crise financeira da sua história, estando sob alçada do Fair Play da UEFA e com um passivo astronómico.

Com a hipotética saída a custo zero de Brahimi, Herrera e Adrián López a diferença activo/passivo ajudará a afundar mais o buraco, ainda assim é o justo campeão em titulo e está a fazer uma Champions muito boa, que ajudará certamente a pagar ordenados e subir a folha salarial do seu presidente.

09/10
Jesualdo Ferreira
10/11
Villas-Boas
11/12
Vitor Pereira
13/14
Paulo Fonseca
Luis Castro
14/15
Julen Lopetegui
16/17
José Peseiro
Nuno Espirito Santo
17/18
Sergio Conceição


Sporting...
Aqui a tarefa da contagem de campeonatos é facilitada. Zero campeonatos e 16 treinadores.
Mantêm-se a tona de agua, porque tem tido favorecimento inacreditável da banca, desvirtuando competições e fazendo a competência mais desleal de sempre do futebol português.

Um dia destes terão mais um perdão, porque boinas, sapatos de vela, camisas com polos às costas, ainda não estão em desuso.

2009/10
Leonel Pontes
Carlos Carvalhal
2010/11
Paulo Sérgio
Alberto Cabral
José Couceiro
11/12
Domingos Paciência
Sá Pinto
12/13
Oceano
Frank Vercauteren
Jesualdo Ferreira
13/14
Leonardo Jardim
14/15
Marco Silva
15/16
Jorge Jesus
18/19
José Peseiro
Tiago Fernandes
Marcel Kaizer

-----------------------------------------------------------

Em jeito de conclusão, diria que despedir um treinador a meio de uma época desportiva, tem que ser excepção balizada por factos muito concretos, devidamente ponderados e sem margens para dúvidas quanto à decisão tomada.  

Por tudo o que vejo e sinto e como a vida é feita de decisões difíceis, acho que Rui Vitória e Luis Filipe Vieira irão ter mesmo que reunir e chegar a um acordo. Porque afinal de contas, algo tem que mudar e a parte mais frágil, é e será sempre o treinador.
 

1 comentário:

  1. Estou de acordo com a maioria. Mas dizer que os Porkos ganharam justamente o campeonato passado é uma vergonha, porque não devem ter visto os jogos.
    Foi uma pouca vergonha completa, com a corrupção desde o jogo do Estoril, passando pelas ofertas de dinheiro aos adversários do Benfica, à compra de resultados com pagamentos a jogadores, guarda redes e as ameaças a árbitros. E abstenho-me de falar no roubo dos emails e na campanha suja que fizeram e que continua em voga.
    A memória não pode nem deve ser fraca.

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi