VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 9 de Dezembro de 2018

Arraial

Uma vitória magra que podia ter sido bem mais confortável, mas que foi o que se conseguiu arranjar num jogo em que foi bastante difícil jogar futebol, tamanho foi o arraial de pancadaria com que a equipa do Setúbal nos presenteou.

 

 

Voltámos a apresentar o mesmo onze do jogo contra o Feirense, com o Zivkovic e o Rafa nas alas e o Gedson como terceiro médio. E nem foi preciso um minuto de jogo para percebermos todos ao que o Setúbal vinha. A pancadaria começou logo a seguir ao apito inicial, com jogadores como o Semedo, o Mano ou o Mendy a baterem em tudo o que lhes passava ao alcance, fazendo uso de pés, pitons ou cotovelos. Sempre, claro está, perante a plácida complacência do camarada Xistra, que às vezes fazia-se de mau e para aí à quarta ou quinta falta do mesmo jogador do Setúbal até o avisou que já chegava e que para a próxima até seria capaz de fazer qualquer coisa - não sei se seria mostrar-lhe um amarelo, ou simplesmente fazer cara de mau para ele e ralhar-lhe. O Benfica tentou jogar futebol, mas era difícil fazer um jogo de grande qualidade nestas condições. Felizmente chegámos ao golo ainda relativamente cedo, porque se por acaso o nulo se tivesse prolongado no marcador isto tinha tudo para acabar mal. Foi aos dezassete minutos, numa boa jogada - das melhores que fizemos em todo o jogo. Progressão do Grimaldo pela esquerda, tabela com o Zivkovic, depois a bola seguiu no momento certo para o Gedson na ponta e o cruzamento deste, rasteiro bem para o centro da área, foi finalizado de primeira e com classe pelo Jonas. O mais difícil estava feito, até porque o Setúbal era quase inofensivo no ataque. Para além de pontapear e massacrar os nossos jogadores sobre cada metro quadrado do terreno, pouco mais pareciam saber fazer. Foi pena que não tivéssemos dado o golpe decisivo no jogo ainda na primeira parte, mas o remate de pé direito do Zivkovic à entrada da área foi esbarrar na base do poste.

 

 

Na fase inicial da segunda parte continuámos à procura do golo da tranquilidade. Criámos ocasiões para isso, em jogadas que invariavelmente tinham um toque de classe do Jonas. Só que infelizmente tivemos uma reedição do 'best of' do Rafa do ano passado, e entre a má finalização ou a inspiração do guarda-redes do Setúbal, o segundo golo foi teimando em não aparecer. O Zivkovic até ensaiou o que poderia ser o golo da época, com uma tentativa de chapéu quase da linha do meio campo, mas depressa ficámos a saber que em situações excepcionais (como por exemplo, quando o Benfica apanha a equipa contrária toda em contrapé) é possível assinalar-se posição irregular a um jogador que ainda está dentro do seu próprio meio campo. É um artigo das leis do jogo pouco conhecido do público em geral, mas que dá algum jeito. Depois, naturalmente, aconteceu o cenário habitual nestas situações. Com uma diferença mínima no marcador, à medida que nos aproximávamos do final do jogo até um bando de lenhadores da bola como os jogadores do Setúbal começaram a acreditar que seria possível chegar ao empate, enquanto que o Benfica se começou a encolher na procura de preservar a vantagem. Não que o Setúbal alguma vez tivesse conseguido ser uma equipa dominadora no campo, mas entre muitos pontapés para a frente a bola sempre se ia aproximando da nossa baliza e a qualquer altura um lance fortuito poderia ter consequências desastrosas para nós. E esse lance fortuito até aconteceu mesmo: aos oitenta e nove minutos de jogo o Setúbal teve a sua primeira e única verdadeira ocasião de golo em toda a partida. Cruzamento para a área e falha de marcação dos nossos centrais, que permitiram que um adversário saltasse quase à vontade para cabecear a dois metros da baliza. Felizmente o Odysseas reagiu por instinto (a bola foi-lhe praticamente à figura, mas o adversário estava mesmo em cima dele) e evitou o pior. E tivesse essa bola entrado e estaríamos aqui a desancar mais um péssimo resultado, enquanto se cantavam loas ao jogo 'viril' do Setúbal por essa comunicação social fora. Não foi violento, porque o Vidigal explicou-nos que Setúbal é uma terra de pescadores, homens machos, e sabemos que aqueles jogadores do Setúbal é tudo gente nada e criada ali nas margens do Sado, que mesmo antes de entrar em campo estava ali a arrumar as redes vinda directamente da faina. As regras do jogo são maleáveis e não se podem aplicar contra a natureza das pessoas: uma pantufada de um jogador do Benfica é falta para cartão, uma sarrafada de um setubalense é apenas um macho a dar largas à sua natureza piscatória.

 

 

Melhor em campo, por larga margem, o Jonas. Praticamente tudo o que de bom o Benfica fez no jogo teve um toque seu. A forma como por duas vezes isolou o Rafa com um simples toque na bola é deliciosa, a finalização de pé esquerdo no golo foi maravilhosamente simples e eficaz. O Zivkovic continua a deixar-me a interrogação do porquê de ter sido praticamente ignorado durante o primeiro terço da época.

 

O Setúbal estava apostado em travar-nos de uma maneira ou de outra e estes três pontos foram mesmo muito importantes. Tanto que, mesmo perante um jogo que não foi dos de maior qualidade da nossa parte, não consigo criticar muito a equipa. Era difícil ter nota artística quando o adversário via canela até ao pescoço e os árbitros de serviço estavam conscientes da margem alargada de manobra que se deve dar aos machos pescadores quando eles decidem tentar jogar à bola.

tags:
publicado por D'Arcy às 23:28
link do post | comentar
8 comentários:
De António Madeira a 10 de Dezembro de 2018
Excelente crónica, D`Arcy.
Quando eu pensava que já não era possível voltar aos tempos do apito dourado, eis que esta época (para não recuar à anterior), nos faz bater de frente contra a realidade.
Depois há aqueles que, mesmo sendo roubados escandalosamente como ontem fomos, acham que devemos sempre fazer mais, massacrar e golear, enquanto outros são levados ao colo jornada sim, jornada também.
Absolutamente surreal o que se passou ontem, e que só pode deixar admirado quem anda distraído a bater no professor de ginástica, no Jonas, no Pizzi, no Vieira e na águia Vitória.
Não está tudo bem, não. Mas é tão fácil parecer que está quando é sempre a descer...

Faltou apenas referir mais uma boa jogada na primeira parte em que Grimaldo não marca por pouco e em que o coitado do moço do apito achou que defender com as mãos fora da área num lance em que o Rafa ficaria isolado vale a bela da cartolina amarela.

De resto, consigamos nós ou não apoiar e levar esta equipa na dura e longa caminhada até à vitória final, é aproveitar enquanto o Jonas continua a espalhar magia nos relvados e a mostrar a todos os outros como se faz jogar uma equipa inteira com classe do início ao fim.
De Redpower a 10 de Dezembro de 2018
Plenamente de acordo! Não sei se foi feito um controle anti-doping no final do jogo ou não, mas o comportamento de alguns jogadores do Setúbal foi tudo menos normal. E se não tinham suplementos de testosterona a correr nas veias, então o Lito Vidigal é um motivador excecional e um caso a estudar...

Mas atenção que a culpa do que aconteceu não foi da equipa do Setúbal, foi de quem lhes permitiu aquele comportamento. É muito grave o que se está a passar, muito mais grave do que no apito dourado. Porque antes podia-se dizer que o árbitro não tem repetições, agora o vídeo-árbitro assobia descaradamente para o ar e finge não ver o que toda a gente viu. Quando o próprio jornal "O Jogo" admite duas semanas seguidas que no jogo dos porcos há lances decisivos em que o vídeo-árbitro não interveio quando devia, então vemos para onde isto está a caminhar... o andor passa, o silêncio reina e esses cabrões ganham não importa como.

É por isso que os benfiquistas têm que estar com a equipa, mesmo que não apoiem este treinador, e a equipa tem que dar tudo a cada jogo para cativar os adeptos. Já temos fatores externos suficientes contra nós, não ganhamos nada em nos virarmos de costas para a equipa.

VIVA O BENFICA!
De Dias Pereira a 11 de Dezembro de 2018
Boa noite.
Concordo que o jogo se define, muito bem, pelo título do post: "Arraial".
Foi, de facto, um arraial de porrada, oferecido pelos tais machos de Setúbal que, no entanto, nunca o são quando o adversário equipa com listas, verdes ou azuis...
Mas foi, também - ou melhor, voltou a ser... - um arraial de mal jogar da nossa parte!
É verdade que, a espaços, aconteceram alguns momentos de bom futebol, mas, por amor da santa, se só conseguimos jogar o que jogámos em Setúbal, não tenhamos ilusões de, sequer, poder sonhar com quaisquer sucessos esta época...
O futebol colectivo da equipa é patético, brando, lento, ineficaz e inconsequente. Não conseguimos fazer pressão qualquer que seja o adversário, não somos minimamente assertivos a discutir os lances individuais, somos lentos a antecipar as jogadas dos adversários e, em consequência, permitimos que criem ocasiões para finalizar - ai, se aos 89 minutos, se não fosse Odysseas... - e continuamos a falhar passes inacreditavelmente, entregando a bola à equipa adversária. Não temos qualquer aproveitamento nos lances de bola parada e, por inúmeras vezes, passamos por sustos, desnecessários e inconcebíveis, na sequência do que decorre da marcação dos mesmos...
Se a toda esta mediocridade juntarmos o ódio visceral com que nos enfrentam adversários - e árbitros!... - então perceberemos o caldo em que estamos mergulhados, do qual será impossível não sairmos escaldados!
Não é mais possível tapar o Sol com a peneira! Está demonstrado, à saciedade, que este futebol, desta equipa técnica, e com o aval da direcção do clube e da SAD, nem sequer dá para consumo interno, mesmo que o adversário seja o Setúbal, ou qualquer outra equipazinha de inferior qualidade...
De uma vez por todas, há que entender que não se pode confundir "a obra prima do Mestre" com "a prima do mestre de obras". Presentemente, confundir Rui Vitória com um treinador, e Luís Filipe Vieira com um presidente, são a mesma coisa que fazer as confusões acima referidas!
Eu também sou benfiquista, sou um bom chefe de família e um bom pai, mas não sirvo para treinador do Benfica! E também sou capaz de chorar - verdadeiramente! - em público pelo Benfica, mas não sirvo para presidente.
No Benfica precisa-se de quem seja honesto, e totalmente empenhado e dedicado, mas também corajoso, determinado e competente.
Rui Vitória, pelo que tem mostrado, não é competente, e também não parece muito corajoso.
Luís Filipe Vieira, pela sua parte - e em minha opinião, claro... - está muito longe de preencher as exigências do caderno de encargos! É claro que ele próprio também já percebeu que já todos perceberam que ele está no limiar do desastre, total e completo. E é por isso que se está a preparar para, à boa maneira dos manobristas, arranjistas e outros similares, dar o golpe, ou seja, tirar o tapete a Rui Vitória - a quem terá "...dado todas as condições para a reconquista..." (sic.) - com a única finalidade de se manter no poder e cumprir aquilo com que já ameaçou publicamente, que é o termos de levar com ele por muitos anos.
E a verdade é que, muito provavelmente, o irá concretizar... porque armadilhou a trincheira ao seu jeito! E porque os benfiquistas se estão a deixar anestesiar por toda este cenário de uma necessária cruzada contra os que atacam o Benfica...
... Como se os flancos não tivessem sido (propositadamente?...) - e continuassem a ser! - desprotegidos desde dentro...
Acorda, Benfica!!!
Viva o Benfica!
Saudações benfiquistas!
De D'Arcy a 11 de Dezembro de 2018
O "ai, se aos 89 minutos, se não fosse Odysseas" parece-me manifestamente má vontade. Por essa ordem de ideias, "ai, se o Rafa não tivesse falhado duas ocasiões isolado", "ai, se o remate do Zivkovic não tivesse ido ao poste", "ai, se o golo do meio campo não tivesse sido anulado", "ai, se o remate do Grimaldo não tivesse passado a centímetros do poste", e assim por diante. Estamos a falar da única ocasião de golo do Setúbal em todo o jogo. Aos oitenta e nove minutos. Parece-me no mínimo meritório conseguir que o adversário disponha apenas de uma ocasião de golo em todo o jogo, e não usar precisamente essa situação para desancar mais a equipa. Quantas equipas se podem gabar de passar um jogo inteiro no qual apenas concedem uma ocasião de golo ao adversário?
De Dias Pereira a 12 de Dezembro de 2018
Boa noite.
Eu sou, por natureza - como já terei referido por aqui... - apenas um optimista prevenido.
(Na verdade, e atendendo à actual tabela de correspondência lexical - ditada pela idiossincrasia do futebol do Benfica dos nossos dias, e de toda a fenomenologia que o envolve - talvez isso queira dizer, sim, que sou, efectivamente, um pessimista...)
Daí que o reparo feito - "...ai, se aos 89 minutos, não fosse Odysseas..." - esteja plenamente justificado, e enquadrado. E não se trata, realmente, de má vontade...
Má vontade seria, por exemplo, referir uma situação dessas se ela fosse totalmente inusitada ou acontecesse de forma acidental no nosso futebol. É verdade que no jogo de Setúbal não aconteceram situações daquele tipo em número significativo - embora o Setúbal tenha acabado o jogo com mais remates do que nós (14 contra 12), dos quais apenas 3 enquadrados... tal como nós! - mas a reincidência com que ocorrem estas situações é totalmente inaceitável e, como bem sabemos, costuma significar perda de pontos.
Portanto, e embora isso não seja minimamente importante, não aceito que tenha sido má vontade o reparo feito.
Tal como não se trata de má vontade fazer notar que, no mesmo lance, a defesa, e nomeadamente os dois centrais, deixou-se novamente antecipar pelo adversário num momento crítico do jogo, ou referir que a finalização da generalidade dos nossos lances de ataque está aquém, muito aquém, do minimamente aceitável, e necessário, quando se está em alta competição. Só assim se explica que, dos 12 remates feitos em todo o jogo, apenas 3 tenham saído enquadrados, ou que o Rafa, isolado frente ao guarda-redes, tenha marcado 3 pontos, no râguebi, ou ainda que o Grimaldo, com tudo para picar sobre o guarda-redes, tenha optado por desviar tanto a bola do alcance do guarda-redes que esta acabou por sair ao lado da baliza...
Por outro lado, é verdade que há algum mérito nosso, no facto de o adversário ter disposto de poucas ocasiões para rematar com perigo. Mas custa-me, imenso, que isso tenha sido conseguido, em parte - mais concretamente na parte final do jogo - à custa de muito pontapé para a frente, da nossa parte...
Além disso, tal como não subscrevo vitórias ao Bayern por termos conseguido rematar dezoito vezes - e termos perdido, em casa, por 0-2, com uma equipa que já não ganhava a ninguém, e continuou muito tempo a não ganhar... - também não as subscrevo por ter permitido poucas situações de perigo ao adversário.
A nação benfiquista tem de reagir, de forma enérgica e determinada, para exigir a erradicação da mediocridade que nos têm vindo a impor, e a urgente - imediata, mesmo! - reposição dos níveis de qualidade e proficiência que a história gloriosa do Benfica exige, e a massa adepta merece. Resultados apertados, exibições paupérrimas, derrotas humilhantes e insucessos impensáveis, não são características do ADN do Benfica, e não fazem - não podem fazer! - parte da sua história...
Por isso, repito: acorda, Benfica!!!
Viva o Benfica!
Saudações benfiquistas!
De E Pluribus Unum a 11 de Dezembro de 2018
Completamente de acordo.
Jogámos contra duas "equipas", uma de "lenhadores" de 3ª categoria e outra de APITADORES disfarçados de Árbitros.
Mas também é verdade que as nossas fragilidades vêem-se até de outra Galâxia.
O nosso Benfica "dirigido" por esta dupla de INSIGNIFICANTES e INCOMPETENTES lesmas (l.f.vieira e rui vitória) está de rastos e está de cócoras perante esta ligueca PÔDRE e CORRUPTA, que "dirige" este futeboleco PORCOguês.

Então Jonas é ABALROADO, AGARRADO, VIOLENTADO, E DEITADO AO CHÃO, por um "lenhador" "macho" LOL LOL do vitoriazinho de setúbal - fêmeas semi-enfermas quando defrontam os dois amantizados clubecos ás riscas - , e o grande FILHO DE UMA PUTA PÔDRE do apitador corrupto mostra cartões amarelos tanto ao agressor como à vítima?!?!

Aos 87 minutos Rafa ia em grande velocidade e a poder isolar-se e leva uma cacetada na parte superior do perónio, junto ao joelho e nem apitador corrupto nem bandeirinha corrupto mesmo ali juntinho à jogada assinalam nada?!?!

Mas afinal que MERDA PUTREFACTA de futebol é este?!

E os MANSOLAS que "dirigem" o Benfica ficam assim CALADINHOS
E RESIGNADINHOS?!

Esta merda de direcçãozeca que temos e este artolas de presidentezeco que temos deviam era pegar numa pá e num balde e irem apanhar a merda que os cães defecam por essa Lisboa fora.

Depois de tantos e tantos ROUBOS e falta de respeito pelo MAIOR E MELHOR Clube de Portugal não são capazes de DAR UM MURRÃO NA MESA E PARTIR A MESA TODA.
Nem sequer são capazes de dizerem que vão expôr a PODRIDÃO deste futeboleco PORCOguês à UEFA e pedirem VERDADEIROS ÁRBITROS INTERNACIONAIS ESTRANGEIROS. NADA, NADA, NADA.

METEM-SE NO BURAQUINHO DOS COVARDES, HIBERNAM E FICAM À ESPERA DOS MILAGRES do Odysseas Vlachodimos e do divino espírito santo!!!!!!

E pior do que tudo o que disse, temos a Massa Associativa e Adepta do Benfica nos tempos actuais IGUALZINHA a esse MEDROSO E COVARDE presidentezeco.
Foram INFECTADOS CLARAMENTE pelas "virtudes" desse que "lidera" e "defende" O Benfica.

Dizia há cerca de 500 anos L.V. de Camões:

"UM FRACO REI FAZ FRACA A FORTE GENTE". Digo eu: ( Acertou na mouche)

OS SÓCIOS E ADEPTOS DO BENFICA DOS ANOS 60 / 70 do Séc. passado se ainda cá estivessem na sua larga maioria, já tinham CORRIDO com esta VARA DE COVARDES, MEDROSOS E INCAPAZES que fazem de conta que lideram e defendem o Glorioso e Inigualável SPORT LISBOA E BENFICA. ESSA É QUE É A VERDADE.

Um Clube tão GRANDE, o Maior e o Melhor de Portugal, mas paradoxalmente é um Clube tão FRACO e DOMINADO, porque não tem, nem de perto nem de longe, um Presidente e uma Direcção verdadeiramente à BENFICA, e capazes de garantirem o respeito pelo Clube e a DEFESA INTRANSIGENTE dos seus superiores interesses, que passam, entre outros, por assegurar a VERDADE DESPORTIVA!!!!!

"Veritas Filia Temporis".

BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
De Anónimo a 11 de Dezembro de 2018
assim percebe-se melhor o encontro do filho de pinto da costa com o lito vidigal. era só sorrisos, por qualquer motivo.

contra o porto, o setubal fez menos faltas em 90 minutos que com o benfica só na primeira parte. incrivel como o benfica viu mais amarelos que o setubal neste jogo!!!!

e ja agora lembrar como o porto em setubal foi levado ao colo, com felipe a ser poupado a vermelhos directos logo aos 20m e depois de novo aos 60 e tal.
De Redpower a 11 de Dezembro de 2018
Cheira-me que o Vidigal deve ter salários em atraso e o Bimbo da bosta deu-lhe uma mãozinha pedindo-lhe "favores" em troca...

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds