14 dezembro 2018

Uma conversa...


... com Rui Vitória.

Num registo completamente transparente, o treinador do Benfica da uma excelente entrevista, em formato de conversa. Aqui, o Rui Vitória, dá a sua visão sobre muitas das críticas que fazem, desde a questão do 4-4-2 ou 4-3-3, passando pelas críticas quanto ao projecto/processo da equipa do Benfica, sem esquecer da imagem (errada) de promover o "chutão para a frente". Por fim, não deixa de abordar o tema da comunicação entre os adeptos e equipa. Uma verdadeira conversa à Benfica.



6 comentários:

  1. Foi particularmente excelente quando ele reduziu o Jonas a um Mário Jardel...

    Este medíocre anda há 4 anos a depender do Jonas para disfarçar as várias manifestações colectivas da sua incompetência e tem a lata de dizer o que disse.

    Este medíocre anda há 4 anos a precisar que Jonas seja 8, 10 e 9 ao mesmo tempo para disfarçar a pobreza de processos colectivos em ataque posicional - e tem a lata de dizer isto.

    Este medíocre anda há 4 anos a precisar do Jonas para ter algum jogo interior, alguma ligação da construção com a criação e desta com a finalização, alguma posse em espaços entre linhas - e tem a lata de dizer isto.

    Jonas só na área para dar a assinatura final do quadro! Mas alguma vez houve quadro no Benfica de RV sem Jonas?

    Acompanho o Benfica há 40 anos e só me lembro de dois avançados que tivessem sido, ao mesmo tempo, goleadores natos e craques que fazem toda a equipa jogar melhor, nas fases de construção e criação a montante da finalização: Jonas e João Vieira Pinto. Vá lá que o Mister Fezadas nunca treinou o João Vieira Pinto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reduzir o Jonas a um Mário Jardel?! Então o Guardiola reduziu o Messi ao Jardel, não?!

      O Jonas, para ser 8, 10 e 9 com bola, precisa de estar numa posição em que não tenha tanto trabalho defensivo. Precisa igualmente que a equipa não recue tanto e que consiga rapidamente reaver a posse de bola.

      Sempre a criticar o homem. Porra. Basta. Aprende a ver futebol e pára com os ódios de estimação. Não há, nem nunca haverá um treinador que vás gostar de treinar no Benfica, porque vão ter sempre decisões diferentes daquelas que tu idealizas. Agora, há que saber respeitar. Algo que não estás a fazer com este tipo de comentários.

      Foi este "medíocre" que pôs o Jonas a jogar como nunca na vida dele jogou e ainda para mais, com a avançada idade do brasileiro. Foi com o "mister Fezadas" a treinar que o Jonas chega à canarinha.

      Eliminar
    2. Então ele não disse que o lugar do Jonas é dentro da área, a finalizar as jogadas que a equipa cria? Que o papel dele é o de estar dentro da área para pôr a assinatura final no quadro?

      Ia jurar que o ouvi dizer isso...

      Eliminar
    3. Sim, na 3ª fase de construção, a da finalização... Não te falou nas outras fases e nas pinceladas que o Jonas terá de dar...

      Eliminar
    4. Ouve outra vez...ele disse precisamente que o principal fundamento da mudança para 4x3x3 era resguardar o Jonas só para a fase de finalização...o Jonas deixar de descer no terreno para combinar e construir jogo, nas outras fases, ficando-lhe reservada a grande área como território de actuação e a finalização como função no campo.

      Porra. Já chega de dourar a pílula!

      Eliminar
    5. Resguardar o Jonas para ser decisivo com bola. Falou na finalização porque ele é de facto o nosso melhor finalizador. Mas, o Jonas num Barcelona ou num Manchester City, conseguiria números abismais, pois essas equipas permitiriam que ele para além de ter sempre a bola, não teria que andar a fazer piscinas o campo todo. É nesse sentido.

      Se falasses com o Rui Vitória e esmiuçasses toda a ideia por detrás do Jonas e o 4-3-3, perceberias. Repara que quando ele faz referência à equipa ter que jogar para um jogador como o Jonas é exactamente isto que escrevi acima. Não é o que estás a pensar: usar o Jonas como pinheirinho de Natal!?

      Eliminar