quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O hóquei voltou a marcar passo, mas não ofuscou a vitória extraordinária em Voleibol que nos valeu o regresso à dianteira na 1ª Fase do campeonato e que deixou a Luz ao rubro.

Fique com o rescaldo das quatro partidas onde o "Manto Sagrado" esteve presente.


Na antecâmara da Taça Hugo dos Santos, as águias voltaram aos triunfos, após receberem e baterem o CAB Madeira por 105-91, em desafio respeitante à 17ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

A pontuação final espelha bem o regresso à boa perfomance no plano ofensivo. A partida ficou marcada pela superioridade clara dos ataques sobre ambas as defesas. UDO mantém-se de pedra e cal na liderança partilhada connosco, depois de uma vitória taxativa na recepção ao FC Porto.

Quanto ao embate realizado na Luz, em suma as águias apresentaram uma produtividade ofensiva dentro do que tem sido timbre nesta temporada, com o sentido colectivo bem presente. Depois de um início algo periclitante, onde reinava a inconsistência defensiva, os pupilos às ordens de Arturo Álvarez despertaram e não se desviaram do caminho do cesto. Com uma boa eficácia no tiro exterior, os encarnados mantiveram-se na frente do marcador. E ao intervalo venciam por 61-40, o que reflecte bem a qualidade da nossa prestação a nível atacante.

A toada continuou após o intervalo, com o SLB de um modo geral dinâmico e paciente na procura da solução mais favorável para atirar ao cesto, e no capítulo defensivo continuamos na realidade permissivos. À entrada para o derradeiro quarto, a vantagem encarnada era folgada (86-63), só que na turma benfiquista gerou-se um clima de descompressão e os insulares conseguiram amenizar os estragos.

Em termos individuais, destaque para Álex Suárez pois voltou a ser opção. Várias unidades estiveram com pontaria afinada: Micah Downs (21 pontos), Miguel Cardoso (19 pontos, 5 triplos), Fábio Lima (17 pontos), Xavi Rey (14 pontos).

Resultados Finais da 17ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 105-91 CAB Madeira
V. Guimarães 87-82 Imortal
Galitos Barreiro 66-75 Lusitânia
Oliveirense 93-80 FC Porto
Illiabum 86-84 Terceira Basket
Esgueira 75-86 Ovarense


Mau de mais para ser verdade. Mais um resultado vergonhoso. Enfim. O adeus ao título está cada vez mais próximo, depois de um empate a uma bola na pista do Sporting Clube de Tomar, em duelo correspondente à 15ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Mais uma exibição paupérrima, frente a um adversário que luta por ficar no escalão máximo nacional e que praticamente na véspera do jogo mudou de treinador. No La Bombonera, carinhosamente apelidado pelos tomarenses, a equipa de Alejandro Domínguez não foi além de um empate. Já estamos a sete pontos do cimo da classificação.

Globalmente, assistiu-se a um jogo aberto e dividido, e cujo resultado final se adequa ao que se passou em rinque. Águias com mais bola mas com dificuldades em furar a boa organização defensiva contrária. Com uma remate certeiro, e forma afortunada, Valter Neves abriu o activo. Depois de um azul a Vieirinha, João Sardo falhou redondamente o livre directo mas templários perto do intervalo empataram a contenda em situação de "powerplay".

Anfitrião prosseguiu com uma estratégia defensiva marcadamente recuada e fechada, sem descurar o momento ofensivo. Encarnados a depararem-se com problemas em criar chances de golo, sobressaindo a falta de criatividade e pouca clarividência na circulação de bola. As ausências de Diogo Rafael e Carlos Nicolia não servem de desculpa. Com o desenrolar da partida os locais mostraram-se cada vez mais atrevidos no ataque, saindo não raras vezes em contra-ataque com perigo após a perda de bola das águias. Ainda assim, nos últimos suspiros do encontro houve uma oportunidade soberana para o Benfica chegar à vitória. No entanto, Lucas Ordoñez falhou o livre directo a 11 segundos do fim.

Resultados Finais da 15ª Jornada

Sp. Tomar 1-1 SL BENFICA
FC Porto 7-5 Juv. Viana
Sporting 6-2 Riba D'Ave
Oliveirense 9-1 Paço de Arcos
HC Braga 5-1 AD Oeiras
SC Marinhense 2-3 HC Turquel
OC Barcelos 4-0 AD Valongo


Vitória com toda a naturalidade na recepção ao Sporting Club da Horta, por 32-14, para a 21ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Mais um missão cumprida com tranquilidade, diante do penúltimo classificado. Os comandados de Carlos Resende continuam nos lugares cimeiros do campeonato, com Sporting e FC Porto relativamente próximos.

A figura maior do Andebol nacional, apostou em Miguel Espinha como titular na baliza. Belone Moreira foi o orquestrador da manobra ofensiva, ladeado por Alexandre Cavalcanti e Kévynn Nyokas.

Depois de uma fase inicial da partida deveras atípica, marcada pelo desacerto ofensivo (2-1 com 10 min de jogo) e pautada pelo equilíbrio, as águias descolaram apenas na segunda metade da primeira parte. Normalizamos os índices de concretização e na defesa também melhoramos, com boas intervenções de Miguel Espinha. A vencer por 14-5, a turma encarnada voltou dos balneários num ritmo razoável, sem precisar de forçar muito para dilatar a vantagem. Como é apanágio do nosso treinador, houve rotação do plantel e notou-se com o passar do tempo a maior frescura física dos encarnados. Nuno Grilo, autor de doze golos, foi o protagonista da partida, empurrando os rapazes da Luz para uma vitória folgada, e que até poderia muito bem ter assumido contornos mais expressivos.

Resultados Finais da 21ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 32-14 Sp. Horta
Belenenses 37-30 Boa Hora FC
CCR Fermentões 23-26 AA Avanca
FC Porto 36-22 ABC
AC Fafe 23-29 Águas Santas
ISMAI 29-23 Arsenal Clube Devesa
Madeira SAD 19-31 Sporting


As águias do Voleibol despacharam o Sporting pela margem máxima (com parciais de 26-24; 25-15; 25-21), para a 20ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Assumimos a liderança, com dois pontos de avanço, e relegamos o "eterno rival" para o segundo lugar.

Casa praticamente cheia e ambiente a condizer, efervescente. Óptima promoção da modalidade, com intérpretes de renome internacional. Um "jogaço" onde foi unânime a justiça da vitória encarnada. Sem querer menosprezar o adversário, que detém francamente atletas de qualidade inegável, a formação benfiquista provou que colectivamente foi melhor. À excepção do serviço, onde arriscámos em demasia um serviço potente sobretudo no set inicial, dominámos em todos os capítulos do jogo.

Na quadra o Benfica deu de forma esclarecedora uma resposta "à Campeão", uma vez que só uma vitória por 3-0 ou 3-1 interessava. Estamos de volta à primeira posição do campeonato! Marcel Matz, pese embora a viagem rocambolesca e desgastante à Russía a meio da transacta semana, não mexeu no elenco inicial (Rapha, Theo, André Lopes, Wolfhi, Honoré, Tiago Violas, Ivo Casas).

Foi um Benfica consistente a todos os níveis, super concentrado, e com vários jogadores num patamar de excelência. Entrada fulgurante catapultou as águias para uma noite de gala. Recepção eficaz, distribuição variada, eficácia no remate e marcação de bloco a funcionar. Na fase decisiva do primeiro set, desperdiçamos quatro possibilidades de o fechar a nosso favor, permitindo a reaproximação do rival (24-20 para 24-24), porém reagimos a tempo. No segundo parcial só deu Benfica. Foi um amasso, perante um conjunto leonino desnorteado.

No terceiro set, os leões rodaram o plantel e lograram uma boa vantagem (0-4). O Benfica revelou algum deslumbramento mas prontamente desceram à terra, recuperaram distâncias (8-8) e aproveitaram os erros contrários para fugirem no marcador (16-13). Com o apoio vibrante e incansável vindo das bancadas, os homens de "águia ao peito" não deram qualquer hipótese e alcançaram a vitória sem espinhas!

Destaques individuais para Theo (18 pontos), Rapha (16 pontos)Peter Wohlfahrtstatter (15 pontos). É justo sublinhar a actuação de todos os que formaram o sete inicial. Todos foram peças influentes. Foi uma grande exibição colectiva!

Resultados Finais da 20ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 3-0 Sporting (26-24; 25-15; 25-21)
VC Viana 0-3 SC Caldas (23-25; 20-25; 22-25)
Leixões 3-0 Clube K (25-14; 25-12; 25-18)
Esmoriz 1-3 V. Guimarães (25-16; 16-25; 22-25; 21-25)
Ac. São Mamede 3-0 Ac. Espinho (25-17; 25-23; 25-15)
Castêlo da Maia 2-3 Famalicense (25-20; 20-25; 25-22; 22-25; 19-21)
Fonte Bastardo-Sp. Espinho (17/02, às 16h)


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário