10 fevereiro 2019

Podes até esquecer...


... mas cá estaremos para te recordar campeão!


O nosso querido Fernando Chalana faz hoje 60 anos e merece a devida homenagem enquanto ele ainda tem a lucidez de um paciente em início de uma estúpida doença, do foro neurológico. A memória decerto que irá-lhe trair, mas uma coisa é certa, iremos recordar-lhe para sempre o significado de "um bigodix à Chalanix". E, tu leitor que ainda não conheces o "pequeno genial", apenas dizer-te que ele foi o ídolo de infância do Paulo Futre. Se não conheces o Paulo Futre, dizer-te que este foi o ídolo de muitos jogadores da chamada geração de ouro, como Figo e Rui Costa. Se mesmo assim não conheces estes, de referir que estes foram os ídolos de Cristiano Ronaldo. Portanto, penso que assim conseguem entender o pedigree deste enorme jogador.



Imaginem um jogador do tamanho do Messi. Imaginem um jogador que joga bem com os dois pés, tal como, agora o Dembélé do Barcelona. Imaginem um jogador que sendo destro, resolveu desenvolver o seu jogo de pé esquerdo que tornou-o o seu pé mais dominante. Imaginem o que é marcar grandes penalidades correndo de frente e sem sabe se utilizaria o pé esquerdo ou o direito. Imaginem fintar dois ou três só com o movimento da cintura. Imaginem marcar golos olímpicos com o pé esquerdo, sendo destros de nascença. Imaginem driblar vários de enfiada, como se fossem pinos derrubados no bowling. Imaginem carregar uma selecção nacional nos anos 80 em pleno europeu numa França recheada de emigrantes nacionais. Imaginem um dos maiores desequilibradores nato que o futebol mundial teve. Pois é, e é nosso. E, porque recordar é viver...


6 comentários:

  1. Caro amigo benfiquista, o nosso trabalho Chalana está de facto muito doente mas não com Alzheimer. É outra doença do foro neurológico. Abraço e Viva o Chalana e Viva o Benfica!!!
    Bem haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinham-me informado que era Alzheimer... mas se tem a certeza vou corrigir no texto acima.

      Acima de tudo, votos que consiga recuperar.

      Eliminar
  2. Grande homenagem, PP! Vêm-me sempre as lágrimas aos olhos porque Chalana foi o meu principal ídolo de infância - com o Bento a morder-lhe os calcanhares.

    Mas a homenagem que a equipa lhe fez ontem, simplesmente era impossível ser melhor: no dia 10, aniversário do nosso camisola 10, marcámos 10 golos e o golo número 10 foi marcado pelo actual camisola 10!!!!

    Carregaaaaa Benficaaaaa!
    Obrigado Bruno Lageeeee!

    ResponderEliminar
  3. Não há um postzinho sobre a goleada histórica de domingo passado? Tu vê lá, PP, não sei que idade tens, mas não deves ter outra oportunidade nos próximos 55 anos! ;-)

    ResponderEliminar