origem

sexta-feira, fevereiro 15, 2019

Personalidade

Vencemos o Galatasaray na Turquia por 2-1 e estamos bem lançados para conseguir a qualificação para os oitavos-de-final da Liga Europa. Foi a primeira vez que vencemos em solo turco, após sete tentativas goradas, e fizemo-lo com uma equipa recheada de não-titulares e seis jogadores vindos da formação! Inacreditável!

Quando vi a equipa, com Corchia, Yuri Ribeiro, Florentino, Gedson (os três primeiros a fazerem a sua estreia nas competições europeias), Salvio, o Cervi e o já esperado Ferro (mas que está a fazer apenas o terceiro jogo na equipa principal) a serem titulares num terreno muito complicado contra uma equipa que foi campeã no ano passado e, portanto, veio da Liga dos Campeões, confesso que temi o pior. A Liga Europa, por ter um intervalo menor entre os jogos do que a Champions, obriga a uma gestão do plantel, mas lá que o Bruno Lage estava a arriscar muito, estava. No entanto, o que se viu em campo foi maravilhoso! Os miúdos do Seixal & Cia controlaram muito bem o adversário, com o Florentino a ser um tampão no meio-campo e os centrais a não darem veleidades aos avançados. De tal forma que o Galatasaray criou muito menos situações de perigo do que seria expectável, a maior das quais terá sido um remate do nigeriano Onyekuru, desviado pelo Corchia. Sempre que tínhamos a bola fazíamos o que é suposto fazer num jogo de futebol: atacar e tentar marcar na baliza contrária. E foi assim que inaugurámos o marcador aos 27’, num penalty do Salvio a castigar braço de um defesa após cruzamento do Yuri Ribeiro: remate muito colocado do argentino com a bola a entrar pela malha lateral, tornando infrutífera a estirada do Muslera. Até ao intervalo, os gregos não conseguiram criar mais perigo e, quanto a nós, pareceu-me que ficou outro penalty por marcar por derrube ao João Félix.

A 2ª parte começou praticamente com a lesão do Salvio, que teve que ser substituído pelo Gabriel, passando o Gedson para a direita. Gedson esse que, aos 54’, deixou o defesa-esquerdo Nagatomo centrar à vontade para o Luyindama bater o Yuri Ribeiro (que devia ter abordado o lance de outra maneira) e de cabeça fazer a igualdade. Não era bom os turcos conseguirem a igualdade tão cedo, mas a nossa resposta voltou a ser excelente. O Seferovic teve uma boa jogada, depois de um erro defensivo do mesmo Luyindama, que culminou num remate na passada que foi pena ter ficado nas pernas do Muslera. No entanto, aos 64’ um passe longo do Rúben Dias lançou o Seferovic em corrida, o suíço bateu o defesa no corpo-a-corpo e à saída do Muslera atirou ao ângulo esquerdo da baliza. Grande golo! Apesar da vantagem, nunca deixámos de atacar quando tínhamos a bola, mas foi o Galatasaray a ter as duas oportunidades finais, num remate do Feghouli que passou perto do poste e numa excelente defesa do Vlachodimos a um cabeceamento do Luyindama na sequência de um livre.

Em termos individuais, destaque para o Florentino por uma simples razão: estamos a falar de um miúdo de 19 anos, que tinha feito há quatro dias os primeiros 30’ na equipa principal e joga em Istambul como com uma calma olímpica. Impressionante! O Ferro é outro que parecia que já estava há muitos anos na equipa. Grande jogo igualmente do Rúben Dias, um patrão na defesa. O Corchia e Yuri Ribeiro estiveram bem melhor do que eu estava à espera, dado que não jogavam há muito tempo. A dupla de avançados (Seferovic e João Félix) continua a articular-se muito bem, com o suíço na melhor forma de sempre. Só os extremos (Salvio e Cervi) não estiveram ao nível que nos habituaram, com o primeiro a agarrar-se muito à bola e o segundo com algumas más decisões no capítulo do passe.

Li por aí com muita graça que a equipa principal do Benfica continua sem ganhar na Turquia. De facto, se me dissessem há dois meses que íamos ganhar lá com uma defesa que incluía Corchia, Ferro e Yuri Ribeiro, eu teria achado que a pessoa, no mínimo, estava ébria. Grande vitória e, quatro dias após os 10-0, voltámos a fazer história! Vivemos, sem dúvida, dias muitos felizes, em que nos dá muito gozo ver a constante evolução desta equipa. Digo isto agora, de propósito, porque ainda não ganhámos nada e a meu ver esta decisão não deve estar dependente de conquistarmos ou não títulos este ano: não sei o que o presidente do Benfica está à espera para anunciar que o Bruno Lage irá ser o treinador principal na(s) próxima(s) época(s).

Sem comentários: