Hoje festejamos juntos

Todos os dias são importantes, mas há uns dias mais importantes que outros.

28 de Fevereiro é um dos dias mais importantes do ano. Mais que o Natal, a Páscoa ou o 1º de Maio.

Dia 28 de Fevereiro o Benfica faz anos.

Eu e o meu pai tínhamos uma tradição neste dia.

Juntávamos-nos ao fim do dia e bebíamos um copo. Normalmente o meu pai bebia uma cerveja, eu sempre preferi Coca-Cola (ou Pepsi, que com tremoços é melhor). Depois, durante dez minutos falávamos sobre os lances do Benfica que mais nos marcaram.

O meu pai falava invariavelmente da primeira vez que viu o Eusébio jogar ao vivo (numa digressão a Angola), das jogadas do Chalana, da classe do senhor Shéu, das luvas do Alves, do Stromberg ou dos Domingos passados no velhinho terceiro anel, com os amigos e com pessoas que nunca tinha visto, mas com quem partilhava refeições, comungando juntos do que é Ser Benfiquista.

Eu falava do hat-trick do João Pinto ao Sporting, do golo do Futre ao ângulo na final da Taça de Portugal, do bis do Isaías ao Arsenal, dos dois golos do César Brito em dois toques na bola contra o Porto, ou do golo do Poborsky contra o Braga.

Quando acabava a cerveja, a coca-cola e os tremoços, cada um ia à sua vida. Preenchidos pelo sentimento de termos festejado o aniversário de um grande amigo.

Hoje, já não tenho o meu pai para realizar essa tradição, mas continuo a festejar esta data, à espera que o meu filho cresça e possa também ele dizer que se lembra de um lance de génio de um qualquer rapaz vestido com o manto sagrado.

Do alto da sua existência metafísica, hoje (mais ou menos às 19h), o meu pai falará do Eusébio, de todos os que o fizeram sonhar, do Benfica. Eu vou beber uma coca-cola e vamos festejar juntos.

Parabéns Benfica!

HBarreiros

Comentários