Passar ou não passar, eis a questão.

O Benfica joga a continuidade na Liga Europa frente ao Dinamo Zagreb. Tem qualidade para dar a volta à eliminatória? Tem. Mas deverá hipotecar o campeonato pela continuidade na Liga Europa? Não.

Já toda a gente percebeu que a manta é muito curta. Os jogadores estão de rastos, há falta de opções para o ataque depois de Janeiro ter levado 2 pontas-de-lança sem ter trazido ninguém (ainda que haja algumas soluções como escrevi aqui), na defesa só há Rúben Dias e Ferro, e até no meio-campo, a falta de um jogador como Gabriel custou os dois pontos de vantagem sobre o Porto. (Os erros individuais ajudaram, mas não justificam a inoperância na transição defesa-ataque, um ponto que com Lage tem vindo a ser uma virtude, nesta equipa).

Ainda assim, apesar desta sucessão de resultados menos bons (derrota em Zagreb e empate com o Belenenses SAD), Bruno Lage, a meu ver, deverá manter a estratégia de colocar os jogadores menos utilizados na Liga Europa. Ainda que isso nos traga mais um resultado negativo. A verdade é que se queremos festejar no Marquês, não podemos perder mais pontos no campeonato. É esse o objectivo. Temos 9 jogos para ganhar na I Liga, não podemos desperdiçar energias com a Liga Europa.

Para o jogo com o Dinamo, Bruno Lage chamou os seguintes jogadores:

Guarda-redes: Vlachodimos e Svilar.
Defesas: Rúben Dias, Ferro, André Almeida, Grimaldo, Yuri Ribeiro e Corchia.
Médios: Fejsa, Gabriel, Samaris, Zivkovic, Krovinovic, Pizzi, Gedson, Rafa e Cervi.
Avançados: Jonas, João Félix e Jota.

No lugar de Lage o meu 11 contra o Dinamo seria Vlachodimos, Corchia, Rúben Dias, Ferro, Yuri Ribeiro, Samaris, Krovinovic, Gedson, Zivkovic, Cervi e Jota.

Se passarmos será bom, dá moral a jogadores que não são as primeiras opções e faz com que ganhem rodagem para poderem entrar em alta rotação nos jogos que faltam do campeonato. Mas penso que o mais sensato será ficarmos por aqui. Jogar uma vez por semana é o melhor que podem dar a esta equipa. Dar tempo para o descanso e automatização dos sistemas.

Liga Europa? Seria bom se tivéssemos um plantel equilibrado, assim é só suicídio.

HBarreiros

Comentários