sábado, março 23, 2019

Noite à Benfica!

Na noite de quinta-feira, 21 de Março, realizou-se no Campo Pequeno a Gala do Benfica. Foi nesta cerimónia que se entregaram os galardões Cosme Damião por ocasião do 115º aniversário do Benfica que tinha acontecido a 28 de Fevereiro de 2019.

Na categoria Revelação Futebol o vencedor foi João Félix. Completamente merecido para este jovem jogador que ainda na época anterior estava nos Juniores. Foi chamado para fazer a pré-temporada com a equipa principal da actual época e aproveitou muito bem a oportunidade. O seu talento está à vista de todos e já é cobiçado pelos grande clubes europeus. Espero que continue a crescer e a dar-nos muitas alegrias de águia ao peito. Votação do blog: João Félix.
O galardão para as Casas do Benfica foi para a Casa do Benfica de Abrantes. O seu representante emocionou-se durante o discurso de agradecimento e o caso não é para menos. Só quem sente como nós sentimos consegue perceber. As Casas do Benfica são fundamentais na ligação de muitos benfiquistas ao Clube. Encurtam distâncias entre os adeptos e o Clube.

Sem votação: Eleição feita pelo Benfica



Na categoria de formação o galardão Cosme Damião foi para a equipa de Juniores de futebol. Foram campeões nacionais na última época, um título que fugia ao Benfica há 5 anos. Dessa equipa de campeões fazem parte alguns dos craques que brilham agora na equipa principal. Muito talento e trabalho a ser formado no Seixal. O futuro do Benfica passa por aqui e promete ser brilhante.

Votação do blog: Juniores de futebol
O Projeto do Ano distinguido foi o Futebol Feminino. Sem dúvida que foi uma aposta ganha. Um clube com a grandeza do Benfica não podia continuar sem esta vertente feminina do futebol. A nossa equipa está a ter uma excelente estreia, vai de goleada em goleada na sua divisão. E vai disputar a meia-final da Taça de Portugal. Amanhã joga-se a primeira-mão contra o Braga. 

Sem votação: Eleição feita pelo Benfica

Nas categorias de inovação e parceiro do ano o Benfica distinguiu o "Benfica digital" no primeiro e a Cerveja Sagres no segundo.

Sem votação: Eleição feita pelo Benfica


Este ano a distinção para a categoria Carreira foi para o Sr. Pietra. Enquanto jogador do Benfica conquistou quatro Campeonatos, cinco Taças de Portugal e duas Supertaças. Tem continuado a servir o Benfica ao longos dos anos e actualmente faz parte da equipa técnica de Bruno Lage. Um percurso exemplar ao serviço do Glorioso, um senhor Benfica!

Sem votação: Eleição feita pelo Benfica.


O Atleta de Alta Competição galardoado foi o nosso Campeão Fernando Pimenta. O canoista português foi um justo vencedor pois ele é um autêntico fenómeno. Campeão português, europeu, mundial. O seu palmarés é invejável e não ficará por aqui. Como ele disse "vamos continuar a fazer história juntos". Não tenho a mínima dúvida. Benfica e Fernando Pimenta são a junção perfeita de vitória. 

Votação do blog: Fernando Pimenta

O atleta distinguido na categoria de Revelação das Modalidades foi o jogador de futsal Afonso Jesus que passou esta época dos sub-20 para a equipa sénior. Votação do blog: Rafael Lisboa (basquetebol)

O futsal esteve mais uma vez em destaque, a modalidade galardoada foi o Futsal Feminino. Mais uma distinção merecida, o desporto feminino está a ter cada vez mais relevância por mérito próprio e as equipas femininas do Benfica têm acompanhado a grandeza do Clube. Votação do blog: Atletismo


As categorias de Mérito e Dedicação; e Homenagem são sempre das mais simbólicas para o Clube. Tal como outras categorias não não sujeitas a votação dos benfiquistas e é o Clube que faz a distinção. Este ano para a categoria Mérito e Dedicação o Benfica homenageou o antigo Presidente Fernando Martins. Já não está entre nós e foram os seus filhos receber o galardão. Foi Presidente durante três mandatos e ficou na história como o Presidente que fechou o Terceiro Anel do antigo Estádio da Luz
A distinção na categoria Homenagem está ligada ao novo Estádio da Luz. Pois o Benfica homenageou Mário Dias, o "pai" do novo Estádio da Luz
Estas duas distinções acabam por ter em comum o Estádio da Luz, o antigo e o novo. "Velhinho" ou novo, ambos a nossa Catedral, a nossa casa, a nossa Luz.

Na categoria de Treinador do Ano o galardoado foi João Tralhão. Treinador da formação do Benfica que levou na época anterior a equipa de Juniores à conquista do título de Campeão Nacional.

Votação do blog: João Tralhão


Na categoria de Futebolista do Ano venceu o galardão Cosme Damião, pelo 4º ano consecutivo, o nosso Jonas! E não podia ser de outra forma. Desde que chegou que fez sempre a diferença. Jonas fez um discurso emocionado de agradecimento ao Benfica por ter acreditado nele quando ficou sem clube. Mas nós é que temos de lhe agradecer por nos ter escolhido para continuar a fazer magia dentro dos relvados. Têm sido muitas as alegrias de águia ao peito. E na época anterior foi ele quem levou muitas vezes a equipa ao colo. Quando no final foi afastado por lesão o Benfica sentiu a sua falta. Nesta época as lesões continuam a ser um fardo para ele e para o clube. Mas felizmente tem havido quem carregue o piano. E quando ele está faz-se notar. Não precisa de muito para marcar. Quem sabe não esquece. Votação do blog: Jonas.

Foi uma noite à Benfica. Com momentos musicais repletos de benfiquismo. Nuno Feist, Marisa Liz, Anjos, Ana Moura, Carlão animaram a noite. Gostei muito de assistir. Das melhores galas do Benfica que já vi. Apresentada por Cristina Ferreira e Luís Costa Branco que fizeram uma boa dupla. Podem voltar  no próximo ano. Aqui fica o vídeo para rever ou para quem não teve oportunidade de ver.


BENFICA DÁ-ME O 37!

4 comentários:

Miguel Costa disse...

Belo trabalho, Ana! Obrigado! Foi mesmo isso que vi e senti também.
Gostava de destacar o discurso da Inês Fernandes, mais uma vez foi enorme, a miúda!!

rudolfo dias disse...

Duas divergências na votação. Como treinador do ano Carlos Resende pois consegue fazer algumas omeletes sem ovos e coincidimos no Atletismo como modalidade do ano.
Mas desde aquela Gala de 2011 em que o DSO teve direito de veto que pairará sempre a dúvida se esta foi mesmo a escolha dos adeptos.

ana_slb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana_slb disse...

Obrigada Miguel! Sem dúvida que o discurso da Inês Fernandes foi um dos momentos altos da noite. Uma verdadeira capitã.

Relativamente ao comentário do Rudolfo nunca vamos saber se as escolhas dos adeptos são as que prevalecem ou não. Vamos acreditar que sim.

Saudações Benfiquistas!