sexta-feira, 10 de maio de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O fim de semana passado foi pautado por um pleno de vitórias no que concerne às nossas queridas modalidades de pavilhão. É importante que tenhamos noção de que há muito ainda para vencer e portanto é vital dar continuidade a este percurso vitorioso.

Confira uma breve abordagem sobre as quatro partidas disputadas.


Os pupilos de Alejandro Domínguez despacharam a Juventude de Viana, por 7-4, nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins.

Na antecâmara da luta acesa pelo título europeu, a formação encarnada confirmou assim o favoritismo diante dos minhotos e avançou para a "Final Four" da competição, que terá lugar no primeiro fim de semana de Junho. Conforme o emparelhamento já conhecido, na Meia Final iremos enfrentar o Sporting, que eliminou o FC PortoOliveirense e Riba D'Ave discutem a outra vaga de finalista.

Em suma, o colectivo encarnado assegurou com tranquilidade a passagem à fase decisiva da "prova-rainha", com uma exibição q.b., e contando com uma actuação valiosa de Jordi Adroher. O artilheiro espanhol marcou quatro golos e espalhou magia na tarde de Sábado. Vieirinha, Carlos Nicolia e Diogo Rafael também inscreveram o seu nome na lista de marcadores. Os minhotos estiveram atrevidos e solidários no processo defensivo. Ademais, souberam exploraram a passividade e inconsistência defensiva dos encarnados e deram muito trabalho ao guardião Pedro Henriques. O Benfica impôs a sua superioridade mas pelo que fez ofensivamente, porque na defesa deixou aqui e ali a desejar. Contra adversários de valor idêntico ao nosso temos de elevar os padrões.

Ao intervalo vencíamos por 5-2 e a obra-prima de Jordi Adroher merecia que fosse o destaque da 2ª parte do encontro, só que o árbitro José Pinto optou por dar espectáculo. Expulsou Diogo Rafael e tentou inclinar a pista. Nesta modalidade é impressionante a forma como a dupla de arbitragem está sempre à procura de protagonismo e tudo o mais...

Resultado Final dos Quartos de Final

SL BENFICA 7-4 Juv. Viana


Estamos a uma vitória de fechar a ronda a nosso favor. Vencemos de forma suada em Ponte de Sôr por 4-6 no Jogo 1 dos Quartos de Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de Futsal.

O Eléctrico, à imagem do que se sucedeu na fase regular, ofereceu uma excelente réplica. Não há dúvidas sobre a qualidade do trabalho que está a ser desenvolvido por lá. Têm jogadores tecnicamente evoluídos que a qualquer momento podem causar problemas sérios. Importa lembrar que o oitavo classificado da fase regular foi promovido este ano ao principal escalão nacional.

As águias estavam avisadas para as dificuldades que esta deslocação implicava. E o jogo só ficou resolvido na etapa complementar, depois de uma primeira parte, passe a redundância, electrizante. Com o empate a três bolas registado ao intervalo não há melhor forma de qualificar os primeiros 20 min do confronto. A forma ousada como os locais se apresentaram, criando perigo e optando por pressão mais alta em detrimento de um bloco defensivo compacto e recuado, bem como a boa prestação do seu guarda-redes, teve o condão de deixar as águias em sentido. Na segunda parte veio ao de cima a maior capacidade individual e colectiva das águias, táctica e fisicamente, pese embora sem grande firmeza. A irreverente formação anfitriã jamais se rendeu às evidências e procurou sempre jogar com atrevimento, isto é, não se limitando exclusivamente à tarefa defensiva.

Diego Roncaglio, Fábio Cecílio e Raul Campos não constaram na ficha de jogo. O jovem André Correia assumiu a titularidade na baliza encarnada. André Coelho e Fernandinho bisaram na partida. Pelo meio Bruno Coelho restabeleceu a igualdade (3-3) e Miguel Ângelo completou a cambalhota no marcador.

Resultados Finais do 1º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

Eléctrico 4-6 SL BENFICA
Sp. Braga 6-3 Módicus
Quinta dos Lombos 3-5 Sporting
Leões de Porto Salvo 0-3 AD Fundão


Antes do caminho da Reconquista, as águias foram ao terreno do FC Porto vencer por 73-76, na 10ª e última Jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Uma vitória sempre saborosa e moralizadora na casa de um concorrente na luta pelo título, pese embora tenha sido um jogo para cumprir calendário, dado que o Benfica e o FC Porto já tinham as suas posições na tabela definidas (2º e 3º lugares). O foco vira-se agora para os Playoffs. O CAB Madeira é o nosso adversário nos 1/4 Final.

Como é unânime, o conjunto encarnado está claramente em subida de rendimento. A chicotada psicológica teve efeito e as águias estão a jogar de forma determinada, coesa e confiante. No Clássico o Benfica no cômputo geral foi agressivo na tarefa defensiva e geriu bem a posse de bola na procura de uma boa solução de lançamento, alternando transições rápidas com ataque planeado. A maior eficácia ofensiva dos encarnados, sobretudo da linha de lance livre, acabou por ditar diferenças. Micah Downs está francamente a colocar em prática a sua qualidade, liderando todas as operações e foi o MVP do desafio, com 27 pontos, 9 ressaltos e 3 assistências, auxiliado por Arnette Hallman (9 pontos, 9 ressaltos e 9 assistências) e Mickell Gladness (11 pontos e 7 ressaltos).

No Dragão Caixa o ambiente é cronicamente adverso para as nossas cores, todavia os comandados de Carlos Lisboa entraram concentrados na partida e fizeram o seu jogo. No final do 1º quarto, as águias venciam por 18-20, o que reflecte a forma repartida como estava o duelo. No parcial seguinte, a armada encarnada teve ali uns 5 min apagada, sem conseguir pontuar, todavia lá voltou a serenar e atingiu-se o intervalo com uma igualdade (33-33).

A toada de equilíbrio permaneceu no terceiro período, com várias alternâncias no marcador, no qual o FC Porto teve um ligeiro ascendente (52-51). Nos derradeiros 10 min da partida o Benfica foi mais esclarecido e alcançou com justiça uma moralizador vitória. Um Juan Cantero a dar cartas no tiro exterior (68-73), nos últimos instantes do Clássico, deixou as águias definitivamente na rota do êxito.

Resultados Finais da 10ª Jornada (2ª Fase)

FC Porto 73-76 SL BENFICA
Ovarense 82-90 Lusitânia
Terceira Basket 70-93 Oliveirense


No Derby disputado na Luz, o Benfica superou o Sporting por 25-24, para a 6ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol.

O conjunto liderado por Carlos Resende sabia que um novo insucesso significava o adeus ao título. Mas não acusou a pressão e jogou de forma aguerrida e briosa e foi melhor do que o rival leonino que colectivamente deixou muito a desejar. As águias de um modo geral condicionaram de forma competente a organização ofensiva contrária e no ataque foram houve vários elementos a assumirem o protagonismo. Kévynn Nyokas esteve inspirado e foi a nossa principal arma ofensiva no primeiro tempo. Após o intervalo, Paulo Moreno e Belone Moreira, que actuou como central no lugar de Pedro Seabra, foram importantes na zona atacante.

Entramos muito bem na partida, com tudo, solidários e sólidos defensivamente e a finalizar bem os ataques. O Sporting reagiu e equilibrou a contenda, conforme espelha o 12-13 que o marcador indicava ao intervalo. Nos 30 min seguintes, as águias reentraram a todo o gás passaram a liderar desde cedo o marcador (17-14). Até ao fim veio à tona um espírito combativo e pragmático, pese embora alguma inconstância, perante um rival precipitado, que cometeu várias falhas técnicas. De assinalar a entreajuda na nossa muralha defensiva que permitiu a Borko Ristovski uma melhor eficácia na baliza benfiquista. Se nos tivéssemos exibido assim no jogo anterior ante o FC Porto, porventura neste momento as possibilidades de conquistar o ceptro não fossem tão remotas. Os azuis e brancos estão lançados no primeiro lugar, somando mais quatro e cinco pontos comparativamente a Sporting e Benfica, respectivamente 2º e 3º classificados.

Resultados Finais da 6ª Jornada (Fase Final)

SL BENFICA 25-24 Sporting
Madeira SAD 27-28 Águas Santas
Belenenses 26-33 FC Porto


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário