Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 20 de maio de 2019

O Campeão Voltou #37

A caminho do #38...


O Benfica atingiu o objectivo principal da época... a Reconquista e confirmou o 37.º título para o seu palmarés. O mais vencedor clube português!


Mais do que fazer a história do jogo, interessa fazer a história desta época... em que após uma época em que até crime organizado valeu para evitar o penta... voltaram os métodos do apito dourado.











 









Se soubessem o que os esperava possivelmente não tinham roubado tanto...


O porto foi ajudado consecutivamente nos primeiros jogos e isso teve como resultado a saída de RV (sim, convém recordar que dos famosos 10pts, a maioria foi na fase em que RV era treinador)... e das cinzas renasceu a Águia! Com destaque principal para Bruno Lage...

Figura da época

Começou a temporada na equipa B... mas no início de Janeiro foi-lhe lançado o desafio de agarrar a equipa principal, quando esta se encontrava a sete pontos do FC Porto.
Com Bruno Lage, em 19 jogos... o Benfica não mais perdeu na Liga NOS, conquistando 49 pontos (18 vitórias e 1 empate)... vencendo fora de casa todos os 7 primeiros da classificação... 72 golos marcados (média de 3,78), 10 vitórias com números de goleada (algumas levando os arautos a ficar preocupados com a competitividade da liga)... foi igualado o melhor registo de golos do Clube no Campeonato Nacional, igualando os 103 obtidos em 1963/64 (aqui não havia problemas de competitividade) e superando os 101 de 1972/73 e os 99 de 1946/47.





Incrível como ao intervalo de alguns jogos se lia em alguns sítios que BL não servia... que era uma cópia de RV e outros piores...


Momento da época

Rafa ir buscar a bola a baliza do porto e pegar em JF... "bora lá que estamos aqui para ganhar"!





Destaques da época
Há, como seria de esperar, muitos destaques positivos a fazer...


Começando em João Félix, passando por Rafa, André Almeida, Grimaldo, Jonas, Samaris, etc... mas o meu destaque vai para Pizzi, mal-amado por alguns... mas é o farol da equipa, aquele a quem tudo se exige e nada que faça surpreende porque o normal é demasiado elevado para 99% dos restantes.

Com este titulo há um lote de jogadores que inscreve ainda mais o seu nome na Gloriosa História do clube... André Almeida, Jardel, Fejsa e Salvio... juntam ao tetracampeonato já alcançado mais um titulo... Samaris, Pizzi e Jonas ganham o seu 4º titulo... enfim... estamos a assistir a História do Benfica a ser feita!

O golo 100 foi marcado por Seferovic... sucedendo a Eusébio. A nota menos feliz foi não ter sido batido o record de golos do Benfica no campeonato e especialmente por Jonas.


Seferovic foi também o bota de prata da época... sem marcar um único golo de penalti...

Até deu para LFV dar um bocado de "gozo" aos rivais falidos, enterrados em Vmocs e no Fair Play Financeiro da UEFA...




Frase da época
"o Benfica são as pessoas" - Esta frase para mim, como afirmei na altura, está ao nível do discurso de Mário Wilson numa gala Cosme Damião... não há cá "o meu Benfica" nem essas tretas... que diferença para os "benfiquistas de gema".

A esta frase, BL juntou outras na festa do Marquês de Pombal:
"Se vocês tiverem a exigência que têm no futebol como nos outros aspectos do nosso Portugal – economia, educação, saúde – vamos ser um país melhor".
"Só vos quero agradecer, o vosso apoio, o que fizeram por nós. Foi assim que conseguimos chegar a um título mais que merecido. Não basta chamar nomes aos árbitros, aos treinadores, aos jogadores quando eles perdem e não correm."

Os exigentes podiam aprender... antes de exigirem o "normal" ao Benfica e jogadores que o representam deviam começar por si próprios... Como dizia AA há uns tempos sobre aquilo que é pedido aos jogadores do Benfica: "Façam o vosso normal.. Parece fácil ,é verdade, mas o nosso normal é muito difícil de fazer.. "

BL juntou ainda uma que discordo totalmente.


Muito bonito mas... NÃO!
Eu vi muitas vezes o Dolbeth (confesso que o achava divertido de tão idiota)... vejo os Otavios e os Rudolfos deste pais... Para um dragarto NUNCA o Benfica ganhou 1 jogo que seja por mérito... Se ganha 1-0 é sorte ou roubo... se ganha 4-0 é porque o adversário abriu as pernas e mesmo assim o árbitro também ajudou... se dá 10 é porque o campeonato não é competitivo... então não me peçam para dar mérito à espera de algo que NUNCA vai acontecer.

Maledicentes internos e dragartos... é lidar!






Para os maledicentes internos e dragartos que NUNCA dão valor ás vitórias do Benfica lembro que há jogadores do seixal nas equipas campeãs de Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha... betão? Padres?
Como vos deve custar ver ex-jogadores, formados ou não no Benfica, a dar os parabéns ao Benfica pelas vitórias... O gosto genuíno pelo Benfica que estes demonstram é sinal da grandeza que vocês tanto criticam...

Momento Pornhub


No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi