As boas surpresas da pré-temporada

Estamos praticamente no fim da pré-época. Depois do jogo contra o Milan, começam os jogos a doer, e a fase inicial da temporada é escaldante. Uma pré-época boa era portanto essencial, e ainda bem que tal aconteceu. Mais ainda, esta pré-época, já deu para ver aquilo de que os nossos craques são capazes. Numa grande parte dos casos, a surpresa foi pouca, pois, afinal de contas, já todos estávamos à espera de ver jogadores como Rafa, Pizzi, Gabriel, Ferro ou até o reforço Raúl de Tomás brilharem.

No entanto, noutros casos, deu para ficar positivamente impressionado. Pessoalmente, estes foram os três jogadores que mais gostei de ver a assumirem-se.

1. Chiquinho se calhar não é propriamente uma surpresa. Afinal de contas, a temporada que ele fez no ano passado no Moreirense já deixava antever que ele iria resultar muito bem no Benfica de Lage. Se era legítimo que houvesse um receio que Chiquinho sentisse o peso da camisola, esta pré-época vem mostrar que tal é improvável. Esperemos que as boas sensações sejam agora transportadas para os jogos a doer.

2. João Filipe, Jota para os amigos, não começou bem a sua carreira na equipa A. Não teve muitas chances, é certo, mas nas que teve, não foi capaz de transportar a imensa qualidade que demonstrou na Segunda Liga para a primeira equipa. No entanto, nesta pré-temporada, a sensação que deu é que Jota finalmente deu o salto, e hoje é uma opção super-válida para a equipa principal. Com a saída de Salvio e a iminente saída de Zivkovic e/ou Cervi, Jota ganhará espaço. Por isso, depois desta pré-época, sinto que este será o ano do início da sua afirmação.

3. Nos vários textos que escrevi no fim da época passada, em que refletia sobre os opções do Benfica para cada posição, escrevi que era essencial contratar alguém para assumir o lugar de Yuri Ribeiro. A minha opinião baseava-se no facto de achar que Grimaldo precisava de um suplente de qualidade que lhe permitisse descansar mais vezes, e no facto de achar que nenhum dos meninos estava pronto. No entanto, tenho aqui que assumir que estava errado, pois Nuno Tavares parece pronto para assumir esse papel, dada a excelente pré-temporada que fez. Que não nos entusiasmemos demasiado, pois o menino Tavares está ainda assim verdinho e precisa de continuar a jogar continuamente na Segunda Liga. Porém, parece-me que em jogos mais acessíveis ele pode ser lançado, pois demonstrou imensa qualidade. Assim sendo, o jovem Nuno pode ser, ele mesmo, a segunda opção para a lateral esquerda Benfiquista.

Esta é a minha opinião sobre as surpresas mais agradáveis da pré-temporada. Qual é a vossa?

3 thoughts on “As boas surpresas da pré-temporada

  1. Boa noite. Estou inteiramente de acordo com duas boas surpresas: Nuno Tavares e Jota. Em relação ao Nuno, confesso que também tinha muitas dúvidas de que já reunisse condições convincentes de estar à altura de um desafio mais complexo – ser alternativa a Grimaldo. Sei que a evolução dos jovens talentos não se faz em progressão geométrica,não é constante. Há avanços e retrocessos antes de se atingir uma plataforma de rendimento consistente. No entanto, o Nuno parece-me preparado para não necessitar, como eu pensava, de uma época regular na equipa B. Ainda bem que me enganei. O Jota parece ter vislumbrado que, com as ausências de Jonas e Félix, tem mais caminho chão. Parece ter chegado ao patamar de que não chega fintar três adversários numa cabina telefónica. Oxalá consiga mostrar todo o talento que tem em prol da equipa. Sem discordar em absoluto quanto a Chiquinho, permita-me dizer que só é surpresa agora, por lhe ter sido vedada a possibilidade de o ter sido há um ano. Pela primeira vez, Chiquinho está a treinar tendo simultaneamente condições de trabalho e avaliação de topo, colegas de grande qualidade, além de uma equipa técnica competente. Uma meia surpresa: Tarabt não engordou! Tarabt está a jogar bom futebol. Uma meia surpresa negativa: ainda não é desta que sentimos que Rúben Dias não tem atitudes que podem comprometer a equipa. Tenho um amigo, sócio antigo do F.C. do Porto que me diz constantemente: o Rúben é um jogador à Porto. Percebo bem o que ele quer dizer. Abraço

    Gostar

  2. o jota ainda não me convenceu.
    e eu até que concordaria que com as saídas do salvio, e possivelmente do cervi e zivkovic, ele ficasse com mais espaço se o lage o considerasse como extremo o que não é o caso.
    se ele fosse utilizado a extremo para explodir e depois passar para segundo avançado a coisa era capaz de resultar assim com ele a ser opção para segundo avançado acho difícil ele resultar.

    sobre o nuno foi uma agradável surpresa que pelo que ele tinha feito até aqui não esperava tanto.
    só acho que ele para já tem os mesmo defeitos do grimaldo, ataca bem e defende mal, quando acho que precisávamos de um defesa esquerdo que defendesse melhor que o grimaldo.
    como senão o facto de que o nuno não vai jogar na B vai ficar no plantel principal e isso pode ser mau para a evolução dele.
    já sobre essa teoria de que “para os jogos fáceis serve” não gosto nada do conceito é que se o grimaldo se lesiona, e no caso não é nada improvável, não temos mais ninguém.

    Gostar

  3. Quem me impressiona também e bastante é o Taraabt.
    Com ele temos muito jogo interior passes a rasgar médios e defesas em direção à baliza.
    Toques quase sempre de primeira e sempre certeiros.
    Que talento incrível…
    Há uma enorme diferença quando ele joga inventa e descobre caminhos para a baliza adversaria que mais ninguém vê.

    Gostar

Deixe um comentário