O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Bruno Lage em conferência de imprensa

. 23 comentários

Este sábado é dia de estreia para si e para a sua equipa técnica num clássico no Estádio da Luz. Que resposta gostava de ver o Benfica dar?

Gostava de assistir a um grande jogo de futebol à semelhança do que foi o FC Porto-Benfica para a Taça da Liga e o FC Porto-Benfica para o Campeonato [na época passada]. Foram dois jogos excecionais! Uma vitória do FC Porto, uma vitória do Benfica, mas saliento a qualidade de jogo e tudo aquilo que se passou, antes, durante e após o jogo, de grande elevação para o futebol nacional.

Na antevisão desta partida, o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, disse que o Benfica tem o melhor plantel dos últimos anos. Qual é a sua maior preocupação quanto a este FC Porto?

O melhor plantel... no ano passado tínhamos. Acredito nisso, que o melhor é o que vence. Este ano ainda estamos a começar, vamos agora caminhar para a 3.ª jornada... Se chegarmos ao fim e vencermos, concordo com Sérgio Conceição, porque acredito que o melhor plantel é aquele que vence. Se hoje nos sentimos fortes como equipa e plantel, também não podemos esquecer o que era um passado recente, em que um treinador que cá estava optava por jogar Rodrigo ou Lima, Witsel ou Aimar... Estou completamente satisfeito com o nosso plantel, mas em todos os momentos temos de dar boas respostas. Olhar para o FC Porto é olhar para toda a sua qualidade. Nunca analiso um jogo em função de um resultado, mas sim da qualidade. Nestes quatro jogos, como nós, o FC Porto tem coisas boas e coisas menos boas. Acredito que do outro lado seja isto que esteja em mente: ter cuidados com o que fazemos de bom em termos coletivos e tentar aproveitar aspetos que ainda não estão tão bem trabalhados. Vejo uma equipa forte, determinada, com enorme organização coletiva e valores individuais muito fortes.

Concorda que Rafa tem sofrido faltas excessivas? O treinador do FC Porto considera que os jogadores que fazem a diferença são sempre alvo de maior atenção, mas disse que vai olhar para o Benfica enquanto coletivo, focando-se menos em jogadores em particular...

Tenho de concordar com Sérgio Conceição numa coisa, e por vezes isto também serve um bocadinho de reflexão para vós: as perguntas sempre no individual e depois dois treinadores a olhar mais para as questões coletivas. Completamente de acordo com isso. Sobre a questão do Rafa e dos valores individuais de uma equipa ou de outra: gosto de ver arbitragens à inglesa. E não estamos aqui a olhar para o Rafa. Seja o Rafa ou o Díaz, quando um jogador dribla um adversário e é travado em falta, tem de haver cartão amarelo, na minha opinião. Se queremos privilegiar o futebol ofensivo, um jogador qualquer que drible e depois seja parado em falta, isso tem de ser punido com cartão amarelo. Contra ou a favor do Benfica. Se o árbitro avisa à primeira, à segunda, à terceira... isso enerva de um lado e do outro. Se na primeira falta destas sai um cartão amarelo para qualquer dos lados, um bom árbitro agarra logo o jogo, e os próprios jogadores vão perceber que não podem travar os adversários em falta pela sua qualidade individual.

Raul de Tomas ainda não marcou golos. Chiquinho, por outro lado, tem merecido elogios. Pode ser uma ameaça para RDT e um par perfeito para Seferovic?

Isso é o que eu ando a dizer desde o início da época: eu quero é ameaças para toda a gente! E não sou o único treinador a dizê-lo. Queremos um plantel competitivo. A competitividade é que faz crescer. Sobre o Raul ou outro jogador marcar ou não marcar golos: lá está, é a questão individual, não estamos a olhar muito para o coletivo, e coletivamente sentimos que criamos muitas oportunidades e temos marcado muitos golos.

...

Vou falar dos nossos dois avançados, pelo facto de ainda não terem feito golos. Não tem qualquer problema. Foi a primeira coisa que lhes disse hoje. Não lhes vou pedir para marcar golos, mas quando deixarem de correr... não têm hipótese. Todos os avançados passam por isso. Ainda na época passada estive aqui a falar sobre o João Félix, que estava há dois jogos sem marcar e depois teve uma resposta fantástica e fez um hat-trick [na Liga Europa, frente ao Eintracht Frankfurt, no Estádio da Luz]. Sobre este tema recordo-me sempre das palavras do míster Nené. Toda a gente o conhece, foi um dos melhores marcadores do Benfica e também passou por isso. Ele dizia-me que quando não marcava golos também sofria pressão e a sua resposta era correr, sempre correr mais do que os adversários e do que os colegas que quisessem conquistar um lugar, porque assim, quando surgisse a oportunidade, ele fazia o que fez sempre, que era marcar golos. O mais importante é termos consciência dos homens que temos cá em casa. Tivemos três jogos, marcámos 12 golos, mas a questão individual vem sempre à baila. Nesta sequência de 20/21 jogos de campeonato, vencemos duas vezes por 1-0: uma em casa do V. Guimarães, outra em casa com o Tondela. Sabem quem marcou? Seferovic! E sempre a sair do banco. Por isso, duas coisas: espero que o Seferovic e o Raul tenham essa consciência de que quando os colegas não marcarem, eles consigam marcar e dar-nos a vitória; Seferovic, Raul e todos os avançados são importantes para a equipa e não precisam de começar no onze inicial.

O Benfica pode igualar a melhor série de vitórias no arranque do Campeonato. É mais uma meta que quer alcançar?

A única preocupação é vencermos o nosso jogo. Não me interessa esse tipo de recordes. Acredito muito é que ninguém perde nada à 3.ª jornada. E um bom exemplo disso é o que fizemos na época passada. Neste momento o mais importante é termos consciência do trabalho que temos de fazer e prepararmo-nos para vencer. O resto passa-nos ao lado.

Se perder, o FC Porto fica com seis pontos de atraso para o Benfica. O facto leva este clássico para outra dimensão no que à luta pelo primeiro lugar diz respeito?

Respondi na pergunta anterior... É olhar para o exemplo da época passada. Quando cá cheguei estávamos a sete pontos do primeiro lugar. O que é que diziam de nós nessa altura? Que tínhamos perdido o campeonato, que não havia hipótese, ainda por cima tendo sido o treinador da B a assumir a equipa principal. E acabámos por vencer! Independentemente da distância pontual a seguir ao jogo, nada fica decidido à 3.ª jornada.

O treinador do FC Porto tem feito algumas variações táticas na equipa. Como é que o Benfica se preparou para os sistemas do adversário?

Primeiro, não podemos fugir das características de cada um dos nossos jogadores. Há um ou outro que tem uma transição defensiva muito mais forte, e isso temos de ajustar e adaptar em função do adversário. E o outro momento é este: quando perdermos a bola, temos de estar no sítio certo, com gente preparada, atrás da linha da bola, para que o adversário não tenha tempo par pensar e solicitar os seus avançados, e que esses homens da frente tenham uma vigilância mais apertada. Se o FC Porto jogar em 4x4x2, o nosso equilíbrio será feito de uma maneira, e se jogar com um dos alas numa zona mais interior, o equilíbrio será feito de outra forma.

Sente que, nesta fase, o FC Porto está mais pressionado para vencer do que o Benfica?

Nenhuma das equipas vai olhar para a tabela classificativa ou para os pontos. A grande preocupação, de um lado e do outro, é vencer. Nós, independentemente do percurso que fizemos até aqui, e a jogar em casa, também não estamos pressionados para vencer? Estamos. Ambas as equipas estão pressionadas e, creio eu, motivadas para ganhar o jogo.

Considera arriscado jogar com um lateral-esquerdo adaptado à direita contra um rival como o FC Porto, até pelo facto de nesse corredor o adversário ter Alex Telles e Luis Díaz?

É o mesmo risco que colocar um ala a lateral-direito. É raro ver um lateral-esquerdo a jogar na direita, mas também pode trazer vantagens, como aquele golo que o Nuno Tavares marcou ao Paços de Ferreira. Se calhar, o maior risco foi colocar um jovem com apenas meia dúzia de jogos na II Liga a jogar uma Supertaça e a iniciar o Campeonato. Mas como conhecemos bem a qualidade do Nuno, não foi assim um risco tão grande.

Vê assim tantas diferenças no FC Porto para aquele que enfrentou e venceu, há uns meses, no Dragão?

Curiosamente não vejo, porque a questão coletiva está presente. Vejo que o Díaz é um jogador que também procura o espaço interior. Parecido com o Brahimi, mas diferente, porque este aparecia a jogar à frente do nosso bloco, dos nossos médios, enquanto Díaz segura-se mais entre linhas e ataca muito as costas do central. Essa é, eventualmente, a grande diferença. A força e a dinâmica do coletivo estão bem presentes.

Estamos a uma semana do encerramento do mercado de transferências. Este jogo pode ser decisivo quanto a alguma decisão sobre o reforço do plantel?

Não! E aproveito para informar que, após o fecho do mercado, terei todo o gosto em responder a todas as perguntas e esclarecer muita coisa, de forma aberta, também para que os nossos adeptos percebam aquilo que realmente acontece. A avaliação nunca é num jogo, é diária, no treino e no jogo.

MENSAGENS DE SOLIDARIEDADE

"Aproveito este momento para saudar o regresso de Nuno Pinto [à competição, depois de vencer um problema oncológico], e para dizer ao Ricardo que tenha muita força e veja o Nuno como exemplo de superação. São coisas que nos fogem do controlo, mas é preciso ter mentalidade forte. Quero também endereçar os meus sentimentos à família do júnior João Soares, que faleceu. Conheço o seu pai, o meu abraço para ele e para toda a família."

Fonte: SL Benfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. Não! E aproveito para informar que, após o fecho do mercado, terei todo o gosto em responder a todas as perguntas e esclarecer muita coisa, de forma aberta, também para que os nossos adeptos percebam aquilo que realmente acontece.

    Muitos comentadores de algibeira ainda vão ter surpresas sobre muito do que aqui escreveram e de suspeições.

    ResponderEliminar
  2. Barba Vermelha23/8/19 18:36

    Sábado vamos assistir pelo menos em qualidade individual a um dos piores Benfica vs Porto.

    Ambas equipas a cada ano que passa ficam mais fracas.

    Ambas as equipas tem imensas lacunas.

    Tanto Benfica e Porto tem uma grande lacuna na lateral direita.

    A zona central do meio-campo é outro problema que ambas tem.O Porto com muito poucas opções para essa zona.Para o jogo do Benfica praticamente só tem três opções: Danilo , Uribe e Otávio.O Benfica simplesmente a dupla Florentino /Samaris não se complementa e com as lesões não temos mais ninguém para preencher as duas vagas.Nem o marroquino , nem Chiquinho podem jogar nessa dupla.Ambos são para um meio-campo com três unidades mas duvido que Lage mude a organização da equipa.

    Desisiquilibradores individuais em ambas equipas quase não existem.No Benfica Rafa , no Porto existe o Colombiano que acabou de chegar e Marega com bolas nas costas de Grimaldo a explorar essa grande lacuna do processo defensivo do Espanhol.

    O Benfica tem um problema gritante na ligação meio-campo/ataque.RDT bem tenta fazer essa ligação mas claramente não é a sua praia.Em todos os jogos existe uma cratera gigante entre meio-campo e ataque.

    O Porto a sua dupla de centrais não tem funcionado.Marcano tem estado bastante mal.

    No entanto a nossa dupla avançada também não funciona.Seferovic e RDT não combinam.

    Vamos ver quem explora melhor as lacunas gritantes do adversário e se algum jogador estará inspirado.Os jogadores que saiam do Banco podem ser importantes.

    Como Benfiquista desejo e espero que seja a nossa equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OUTRA VEZ o mesmo comentário?

      Eliminar
  3. Essa de ter avançados para defender e correr é mesmo comédia, então mais vale meter dois defesas que corram lá á frente..e não era preciso gastar 37 milhões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tu percebes de futebol. Fiquei sem palavras.

      Eliminar
    2. Ou argumentos? Quando se elogia um avançado por correr ta tudo dito.. O Lage tem é de ter coragem de sentar o Seferovic.. Isso do chiquinho ser o concorrente do RDT deve ser pra rir.. É de caras que SEF e RDT são 2 9s...mas como o menino foi campeão e marcou 20 golos na nossa ligazinha... Mas atenção amanhã até pode ser ele o Mvp... Isto é como tudo... De vez em quando corre bem e ele até não se acanha com os grandes... É um bom jogador pro plantel.. É um André Almeida

      Eliminar
    3. tens toda a razao anonimo como disse di stefano qual a obrigaçao dos avançados? marcar golos pura e simplesmente

      Eliminar
  4. Disse mais coisas, respondeu a mais perguntas.

    ResponderEliminar
  5. Disse banalidades, filosofia de trazer por casa,e tantos elogios ao adversário já enjoam. E já agora só fala de contratações quando o mercado fechar..bravo que coragem! Vá lá não veio com a treta do canal panda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes dragartos bem tentam.

      Eliminar
    2. Mete o Tico e o Teco a trabalhar mano!

      Eliminar
    3. Oh Ramalhete és tu my man?

      Eliminar
    4. Eles que bem tentam envenenar a hegemonia benfiquista.

      Eliminar
    5. De forma inteligente, vai à merda.

      Sócio do SLB rumo ao 38

      Eliminar
    6. Essa inveja fica-te tão mal. Vocês não suportam a hegemonia encarnada...

      Eliminar
  6. E agora já não precisamos de ir contratar um d.direito? E um g.r.?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prescindimos cada vez mais é de treinadores de bancada!

      Eliminar
    2. Acabei de ver a equipa B ganhar ao Oliveirense. Para guarda redes temos o Svilar e o defesa direito é o Tomás Tavares. Isto contra uma equipa cujos jogadores podiam ser pais dos nossos.

      Eliminar
    3. É só craques! É desta que vamos á final Champions!! Com O Zé Gomes e tudo.kkkkkk é só rir..

      Eliminar
  7. " É desta que vamos "
    Tu e o teu clube ... só se for na PS !

    ResponderEliminar
  8. se ele quiser ensinar alguma coisa que diga como george graham disse o pior pecado no mundo do futebol e deixarem o guarda redes ter trabalho portanto desejo pra amanha que odisseas vlwcodimos tenha nenhum trabalho e que os avançados do benfica tenham muito trabalho a marcar golos

    ResponderEliminar
  9. "Quero que todos os jogadores sintam que estão ameaçados, porque queremos um plantel competitivo. Vi o mister Inácio a falar sobre isso e a dizer que têm de sentir como se estivessem no Vietname. Golos? É uma questão individual, mas coletivamente temos criado e marcado muito golos"

    Bruno Lage

    ResponderEliminar
  10. Bruno Lage e o seu momento semanal de pérolas para porcos...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking