quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O fim de semana que passou redundou na conquista de vários troféus para o Museu Cosme Damião, todos eles arrecadados por equipas femininas que elevaram bem alto o nome do Benfica: Supertaça de Futsal, Supertaça de Pólo Aquático, Torneio de Abertura da Associação de Patinagem de Lisboa e Taça Vítor Hugo em Basquetebol. Na realidade masculina, houve saborosas vitórias dentro de portas em Futsal e Andebol, enquanto no Basquetebol não fomos bem sucedidos nos desafios europeus e caímos para a FIBA Europe Cup.

Fique a saber mais pormenores acerca do último fim de semana desportivo.


Favoritismo montenegrino confirmado na 2ª Ronda da FIBA Liga dos Campeões. Águias foram eliminadas pelo Mornar Bar mas campanha europeia em Basquetebol não cessa, pois fomos relegados para a FIBA Europe Cup, onde iremos disputar o Grupo A da 1ª Fase.

Pela primeira vez uma equipa feminina do SLB conquistou um título onde competem as equipas que integram o escalão máximo nacional da modalidade. Em Portimão, as comandadas de Isabel Ribeiro dos Santos estiveram irrepreensíveis e levantaram a Taça Vítor Hugo, após derrotarem no embate decisivo da prova a Associação Desportiva de Vagos por expressivos 64-38. Estão indelevelmente na nossa gloriosa História! Bravo! Parabéns meninas pela proeza!

Quanto ao género masculino, a eliminatória ficou resolvida na 1ª Mão, onde ficou demonstrado que o opositor é de outro calibre. O Mornar não teve piedade, sobretudo no derradeiro período do jogo, e ganhou por esclarecedores 68-96.

Destaque para a estreia do poste Eric Coleman (6 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências). O ex-Oliveirense debelou a lesão que o afastou da 1ª Ronda, e foi a par de Damian Hollis (15 pontos e 6 ressaltos) a melhor unidade encarnada. Quando ao jogo propriamente dito, as águias entraram muito bem, bastante soltas no ataque, com boas combinações e a rodar bem a bola, e Toure' Murry a ditar leis. Chegamos a estar a vencer por 28-21, já no segundo parcial, mas a partir daí gradualmente o Mornar reagiu e revelou que pertence a outro nível. Aumentou a agressividade defensiva e a velocidade na transição defesa-ataque e de imediato inverteu o rumo dos acontecimentos. De frisar igualmente a eficácia montenegrina nos lançamentos de longa distância (18/38 contra 4/19 do SLB). Ao intervalo, a desvantagem não era considerável (34-43), mas já deixava antever que se adivinhava uma tarefa muito dura para o conjunto chefiado por Carlos Lisboa.

As águias até reentraram em campo determinadas em correr atrás do prejuízo, com uma atitude louvável e conseguiram aqui e ali encurtar distâncias. No entanto o rival foi mais consistente e, mediante o 57-65 que se registava no final do terceiro parcial, nos derradeiros 10 min da partida foram implacáveis e sentenciaram a eliminatória. O Benfica não conseguiu encostar e depois descambou física e anímicamente, dando lugar a uma sequência infindável de precipitações, e foram sovados pelo Mornar.

A 2ª Mão foi por isso meramente para cumprir calendário. Ainda assim as águias deixaram uma boa imagem na despedida da competição e venceram por 71-82.

Do ponto de vista individual, claro ênfase para a perfomance de Micah Downs, sobretudo na primeira parte. O norte-americano somou um duplo-duplo (24 pontos, 10 ressaltos) e foi o MVP da partida. De salientar ainda a prestação de Toure' Murry (18 pontos, 5 assistências).

Foi um jogo em que os locais se exibiram manifestamente em ritmo descomprimido, e em que o seu técnico aproveitou para rodar o plantel à sua disposição. As coisas até começaram de forma favorável (28-21), mas depois o Benfica mais aguerrido soube aproveitar um certo desleixo contrário para consumar a reviravolta, tendo recolhido aos balneários a vencer por 40-52. O segundo tempo foi pautado por um certo equilíbrio, embora nivelado por baixo em termos de espectacularidade de jogo, mas em que o Benfica conseguiu conservar a vantagem até final. O foco centra-se agora no arranque do campeonato, no início da caminhada que se espera que culmine na recuperação do título nacional.

Resultado Final da 2ª Ronda (1ª Mão) da FIBA Liga dos Campeões

SL BENFICA 68-96 Mornar Bar

Resultado Final da 2ª Ronda (2ª Mão) da FIBA Liga dos Campeões

Mornar Bar 71-82 SL BENFICA


A armada encarnada passou com distinção teste na Maia. Superiorizou-se à Associação Atlética de Águas Santas, por 21-30, em encontro relativo à 6ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Alicerçado numa defesa consistente e num Petar Djordic, autor de 12 remates certeiros, novamente muito influente na manobra ofensiva encarnada. A ausência de Pedro Cruz foi sem dúvida uma baixa de vulto para os locais. É um jogador que marca e origina muitos golos, indiscutivelmente a figura de proa de há uns anos a esta parte do contingente maiato.

Os homens de "águia ao peito", em vésperas de iniciarem a sua participação na EHF Cup, somaram mais três pontos num pavilhão tradicionalmente complicado. As águias dominaram o encontro, essencialmente a partir da segunda metade do 1º tempo e evitaram que os anfitriões causassem calafrios. Ao intervalo, o Benfica já detinha algum conforto (10-15), mas foi no segundo tempo que lhe deu maior expressão, notando-se melhor a desigualdade de forças.

Em jeito de conclusão, foi sem discussão a visita mais tranquila a Águas Santas, 4º classificado do campeonato da temporada transacta, nos últimos anos. Gustavo Capdeville foi titular na baliza encarnada, sendo rendido por Miguel Espinha na etapa complementar. O angolano Romé Hebo estreou-se ao serviço dos encarnados.

Resultados Finais da 6ª Jornada (1ª Fase)

Águas Santas 21-30 SL BENFICA
Belenenses 26-27 Boa Hora FC
AA Avanca 21-21 ABC
FC Gaia 34-28 Boavista
V. Setúbal 22-25 ISMAI
Madeira SAD 22-31 Sporting
Sp. Horta 27-37 FC Porto


O Campeão Nacional recebeu e bateu por 4-3 (peca por escasso) o Sporting e saltou para a liderança da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Ao cabo de quatro jornadas, e depois de um início de temporada atribulado, o colectivo dirigido por Joel Rocha venceu e convenceu diante do "eterno rival". Nem tudo eram trevas no início, nem tudo são rosas agora. Dentro da quadra o Benfica correspondeu, para gáudio da plateia encarnada presente no Pavilhão Fidelidade.

No sector feminino mudou-se de ideias e alterou-se o comando técnico, com a contratação de Pedro Henriques (para o lugar de Bruno Fernandes que deixou uma herança pesada, marcadamente gloriosa), porém a cultura de vitórias continua. Em Ponte de Sor, as Tri-Campeãs Nacionais ergueram a Supertaça pelo quarto ano consecutivo, após se superiorizarem à digna Novasemente Cavalinho, numa partida decidida nas grandes penalidades onde a nossa extraordinária guarda-redes, Ana Catarina, assumiu um papel muito relevante. Parabéns meninas!

As águias tinham forçosamente de vencer para não complicar as contas e foram muito bem sucedidas. Tendo alcançado os três pontos sem contestação. De um modo global as águias apresentaram-se bem organizadas e revelaram ter a lição bem estudada, anulando praticamente sempre as principais armas ofensivas leoninas. Quando era preciso ser mais vertical, assim o fizeram, quando era necessário ser mais comedido e operário, também o foram. De referir a ausência de Fernando Drasler da ficha de jogo e a titularidade de Diego Roncaglio na baliza. Perante o desfecho de Domingo, ganhou força a opinião de que eventualmente se o guardião fosse o eleito no jogo da Supertaça a história do jogo teria sido diferente...

Como tínhamos avançado na antevisão, era o Benfica quem tinha mais a obrigação de ganhar para manter bem acesa a luta titânica pelo primeiro lugar. Na realidade as águias não acusaram a pressão e estiveram extremamente concentradas durante os 40 min do jogo. Ao passo que do lado leonino se notou oscilações emocionais que ajudaram que a balança pendesse para as hostes encarnadas.

O Sporting até foi quem se adiantou no 'placar', por intermédio de um disparo do internacional luso Erick. Mas como acima referido, o Benfica jamais se deixou abater e reagiu exemplarmente à adversidade. As águias foram em busca da reposição da igualdade e não tardou a surgir o desejado golo. Primorosa assistência de Fernandinho para Robinho e o camisola 10 perante baliza deserta igualou a contenda. A intensidade defensiva posta em prática pela turma de Joel Rocha levou a que cedo ficássemos tapados por faltas, contudo isso não abalou a estrutura encarnada, bem pelo contrário. O Benfica num ápice consumou a cambalhota no marcador e aumentou para 3-1. Descoberto por Robinho, Chaguinha com uma fantástica execução de ângulo apertado colocou as águias na dianteira. Fábio Cecílio interceptou um mau passe de Guitta para avolumar a vantagem encarnada. Até ao intervalo não houve mais mexidas no marcador. O Benfica justificava a vantagem. O 3-1 premiava uma exibição bastante personalizada, assente num futsal apoiado e dinâmico e num bloco defensivo compacto que manietou muito bem o Sporting.

Se as coisas não corriam de feição para a formação às ordens de Nuno Dias, pior ficaram após a expulsão de Taynan. Sem cerimónias, as águias aproveitaram a superioridade numérica para ampliar a diferença. Robinho, mais uma vez exímio no papel de assistente, e Rafael Henmi solto de marcação a desviar com sucesso ao segundo poste. A partir daqui o Benfica foi gerindo o jogo a seu bel-prazer, não permitindo muitas veleidades ao adversário. A excepção foi uma grande penalidade cometida de forma imprudente por Roncaglio e convertida por Cardinal. Os leões tentaram naturalmente fazer face à desvantagem de dois golos, porém sem grande vigor e lucidez. Em "5 para 4" reduziram para 4-3, próximo do minuto final. O Benfica soube segurar e somou com inteira justiça os três pontos.

Resultados Finais da 4ª Jornada

SL BENFICA 4-3 Sporting
Quinta dos Lombos 6-3 CR Candoso
AD Fundão 2-3 Burinhosa
Futsal Azeméis 7-3 Portimonense
Belenenses 1-4 Módicus
Viseu 2001 6-6 Sp. Braga
Leões de Porto Salvo 8-3 Eléctrico


Para consulta de tudo sobre a época 2019/2020 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário