SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

05 outubro 2019

Este Resultado é Bom ou Mau?

05 outubro 2019 5 Comentários
AINDA NA RESSACA DO JOGO NA RÚSSIA JÁ OUVI DUAS VERSÕES DO JOGO DO O.L. NA ALEMANHA.


Uns dizem que foi mau o clube francês ir vencer os alemães. Outros dizem que foi bom. Pois só o futuro decidirá se foi bom ou mau. E esse futuro depende do Benfica.


Vai depender muito dos dois próximos jogos 
Que é a habitual "eliminatória a pontuar a duas mãos" ou seja a 3.ª e 4.ª jornada da fase de grupos. Neste momento a classificação no grupo G é esta:


Se o Benfica depois dos dois jogos com o Olympique Lyonnais (OL como é designado em França)
Sair na frente, ou seja, vencer os dois jogos, foi bom o OL ir derrotar os alemães que venceram o «Glorioso» na «Catedral». O SLB sairá na frente com seis pontos e o adversário (OL) manterá os quatro pontos. O Benfica na 5.ª jornada irá jogar para o primeiro lugar com o clube alemão que pode ter desde três pontos (duas derrotas com o FC Zenít) até nove pontos (duas vitórias) e depois ainda há a hipótese de uma vitória e um empate (sete pontos) ou dois empates (cinco pontos) entre eles.


Se o Benfica depois dos dois jogos com o Olympique Lyonnais
Sair atrás, ou seja, não vencer os dois jogos, foi mau o OL ir derrotar os alemães que venceram o «Glorioso» na «Catedral». O OL sairá sempre na frente do Benfica. Com um empate e uma derrota do «Glorioso»: OL com oito pontos e SLB com um. Com dois empates: SLB com dois pontos e OL com seis. Com duas derrotas do Benfica o clube francês com dez pontos e o Benfica a zeros. O Benfica na 5.ª jornada irá jogar para o terceiro ou quarto lugar com o clube alemão que pode ter desde três pontos (duas derrotas com o FC Zenít, ficando este com dez pontos) até nove pontos (duas vitórias, ficando os russos com quatro) e depois ainda há a hipótese de uma vitória e um empate (sete pontos, com cinco para o FC Zenít) ou dois empates (cinco pontos) entre eles (russos com seis pontos). Mas o clube russo poderá inviabilizar qualquer desejo do Benfica. Lá começaremos nós com a calculadora a "torcer" por outros para conseguir, pelo menos, ser terceiro. 




Última jornada pode decidir tudo, quase tudo ou nada
Se na 3.ª e 4.ª jornada, o OL vencer os dois jogos com o Benfica, fazendo dez pontos, só uma "catástrofe" impedirá o clube francês de não vencer o grupo pois jogará na Rússia e depois receberá o clube alemão. O Benfica com zero pontos, após quatro jogos, estará condenado a discutir  terceiro lugar ou já nem isso. Ficará em 4.º lugar no adeus à UEFA em 2019/20. 

Os dois próximos jogos - 3.ª e 4.ª jornadas - são fundamentais
Serão eles que permitirão fazer da 5.ª e 6.ª jornadas autênticas finais ou apenas jogos para cumprir calendário.

Acredita (e faz por isso) Benfica

Alberto Miguéns

5 comentários
  1. Sr.Alberto,o BENFICA disputou algum jogo com a selecção da Bulgária???
    OBRIGADO!!!!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Amaral

      tenho ideia que não. Mas tenho previsto um texto, talvez na quarta-feira, que terá um quadro com todos os jogos do Benfica frente a selecções nacionais.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Caro Dr. Alberto,

    Em resposta à sua pergunta: "este resultado é bom, ou mau?"

    Não sei, tudo dependerá da jornada dupla com o Lyon, como aliás refere mais à frente, mas sublinho, só duas vitórias com o Lyon poderá ainda alimentar a esperança do apuramento do Benfica!

    Todavia, os dois primeiros resultados do Benfica nesta fase de grupos, não foram bons, nem maus, foram mesmo péssimos, e, a minha preciosa "muleta", a estatística, sabe o que ela me diz? Quem soma zero pontos nas duas primeiras jornadas da fase de grupos, termina no 4º lugar, é esse o habitual padrão na Champions!

    Benfica, fase de grupos Champions neste século, pontuação pela jornada 2:
    2005/06: 3 pontos (apurado).
    2006/07: 1 ponto (eliminado).
    2007/08: 0 pontos (eliminado). (Benfica foi 3º classificado, porque na última jornada venceu em Donetsk)
    2010/11: 3 pontos (eliminado).
    2011/12: 4 pontos (apurado).
    2012/13: 1 ponto (eliminado).
    2013/14: 3 pontos (eliminado).
    2014/15: 0 pontos (eliminado).
    2015/16: 6 pontos (apurado).
    2016/17: 1 ponto (apurado) (com duas preciosas e fundamentais vitórias com o D. Kiev na jornada dupla).
    2017/18: 0 pontos (eliminado).
    2018/19: 3 pontos (eliminado).

    Portanto, o Benfica, quando pela 2ª jornada na fase de grupos da Champions, somava 0 pontos, foi sempre eliminado (2007/08, 2014/15 e 2017/18). Na edição 2016/17, pela 2ª jornada, somava apenas 1 ponto, todavia, na jornada dupla (3ª e 4ª), venceu duplamente o D. Kiev e foi apurado, porque esse mesmo D. Kiev venceu na última jornada o Besiktas na Ucrânia. Daí que, só uma vitória dupla com o Lyon, ainda poderá permitir que o Benfica seja apurado, ou na pior das hipoteses, possa cair para a Liga Europa.

    Outro exemplo, o FC Porto, neste século em 16 presenças na Champions, só uma única vez somou zero pontos na fase de grupos da Champions pela 2ª jornada, foi justamente na edição 2005/06 (a edição Artmedia), terminou em 4º lugar, e então, nem deu para cair para a Liga Europa ...

    Conclusão, esta amostra estatística o que nos diz? Quem soma zero pontos pela 2ª jornada na fase de grupos da Champions, é eliminado.

    Infelizmente, o Zenit com 4 pontos somados, muito dificilmente irá cair da Champions, ou mesmo da Liga Europa, e que jeito daria ao nosso ranking que o Zenit sucumbisse já em dezembro!

    Saudações des_Portistas

    ResponderEliminar
  3. Caro Historiador.
    Dedique-se à história do Glorioso e deixe-se de matemáticas e de folhas excel.
    Infelizmente o nosso GLORIOSO vai ter poucos pontos nesta champions e sairá de cena pela esquerda baixa.
    A equipa foi estruturada pela estrutura para os Tondelas, Paços de Ferreiras, çeportem, etc.

    ResponderEliminar
  4. Fico á espera ansiosamente!!!!
    Deixo-lhe este video meu de uma participaçãominha na BTV há 10 anos atrás...https://www.youtube.com/watch?v=vo9s4dUeyQM&t=242s
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!!!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: