Siga-nos no Facebook

domingo, 10 de novembro de 2019

Rescaldo UB - Santa Clara 1 Benfica 2


Vitória muito importante após um jogo para competições europeias. Nem sempre é fácil esta transição de competições, ainda para mais com um mau resultado na bagagem. Vitória sem nota artística, mais uma vitória fora de casa e mais 3 pontos somados na tabela classificativa, colocando enorme pressão no derbi nortenho.

Primeira parte completamente falhada com muita previsibilidade e lentidão no jogo. Gabriel irreconhecível a atacar e a defender foi um dos principais responsáveis por este momento no jogo. Santa Clara é mais uma equipa a acrescentar ao lote dos que defendem com uma linha defensiva invulgarmente povoada e esperando pela sua oportunidade a jogar no erro, para ferir o Benfica em ataques rápidos e contra-ataques. É também mais uma equipa que nos deu luta mas perdeu e isso é o que conta para a história.
A segunda parte foi diferente, com Chiquinho inicialmente a pedir bola no meio campo e a acrescentar-nos o critério que nos tinha faltado na primeira parte. Depois aparece Pizzi e Vinicius a fazer a diferença na frente.
Falta-nos ainda assim, um jogador imprevisível e que em certos jogos desbloqueie pela individualidade. No plantel só vejo Jota a fazê-lo, mas teima em não haver fumo branco na renovação. 


Vlachodimos 7- Tem demonstrado estar à altura do Benfica. Sempre que é necessário diz presente!

Grimaldo 6- Fez um jogo mediano e sem brilhantismo a atacar e a defender cometeu o mesmo erro que o André Almeida no golo do Santa Clara ao perder a noção do adversário nas suas costas, por sorte não deu golo.

Jardel 6- Perdeu algumas bolas de forma infantil e 7 no total. Numa delas escorregou e quase que o jogador adversário aproveitava para fazer golo.

R. Dias 7- Quase fez golo num canto na primeira parte e esteve quase sempre competente a defender e nos duelos individuais.

André Almeida 5- Frágil nos duelos e com muitas limitações quando obrigado a acompanhar o adversário em corrida algo que Bruno Lage tinha alertado aquando do jogo com o Lyon. Cometeu o erro no golo do Santa Clara ao deixar-se antecipar pelo adversário que apareceu nas suas costas a cabecear. Este tipo de erros tem sido recorrente no André mas também em todos os nossos laterais incluindo o Tomás Tavares... será importante o Bruno Lage trabalhar este tipo de posicionamento.  

Florentino 6- Saiu para dar lugar a Vinicius. Primeira parte competente nas coberturas e a mostrar-se sempre disponível na primeira fase construção. Acho que lhe faria bem procurar evoluir a jogar menos como médio defensivo e mais como médio box to box. 

Gabriel 3- Jogo simplesmente horrível de início aos fim. Teve apenas 67% de acerto no passe e em 20 passes largos acertou apenas 6. Muito curto para um médio pelo qual muito do nosso jogo passa seja a defender como a atacar. Não merecia fazer o jogo todo.

Pizzi 8- Pizzi é um craque com bola, espaço para pensar e de frente para o jogo. Demostra muita frieza sempre que está na "cara" do golo, sendo mesmo o melhor marcado do campeonato com 8 golos em 11 jogos. Não lhe peçam é para defender, mas se faz a diferença atacar, temos que ter os nossos médios centro a bascular na compensação para que o André Almeida não leve constantemente com dois para um.

Cervi 6- Não fez manifestamente um bom jogo, mas é dos jogadores a quem nunca falta atitude. espírito de equipa e combatividade.

Chiquinho 6- Teve um jogo apagado e sem bola na primeira parte, na segundo recuou e começou a jogar como gosta maioritariamente de frente para a baliza. O Benfica cresceu com ele e com o seu critério no passe.

Seferovic 6- É um avançado cheio de atitude competitiva mas muito limitado no que toca a jogo combinativo e % de asserto na finalização. Teve uma oportunidade que é infelizmente a sua cara, num cabeceamento que enviou para fora. (foi assinalado fora de jogo, mas é daqueles lances que pelo menos tem que sair enquadrado na baliza)

Vinicius 8- Este é o típico jogador com faro de golo e asserto na finalização. Tem que jogar mais vezes a titular porque claramente acrescenta qualidade no jogo de costas, acrescenta qualidade no jogo combinativo com bola no pé e acrescenta golo fácil a cada oportunidade que lhe surge.

Taarabt 5- Acrescentou qualidade na gestão do jogo com bola.

Gedson - Não teve tempo suficiente para nota.

E-goi