origem

quarta-feira, novembro 13, 2019

Poucochinho

Vencemos o Santa Clara no sábado (2-1) e mantivemos na liderança do campeonato com os mesmos dois pontos de vantagem para o CRAC (1-0 no Bessa). Aproveitando a ida aos Açores, resolvi fazer uns dias de férias com a família (e levar os meus miúdos ao primeiro away), razão pela qual este post só sai hoje.

E estes dias poderiam ter começado muito mal, porque a nossa exibição foi simplesmente lamentável. Então os primeiros 45 minutos foram dos piores da era Lage. Trocas de bola lentíssimas, incapacidade gritante de entrar na área contrária (o nosso primeiro remate foi já no tempo de compensação!), o Gabriel a falhar n variações de flanco (com passes directamente... para a linha lateral) e, para piorar tudo, o André Almeida a dormir na forma aos 17’ e a ser batido infantilmente de cabeça pelo Carlos Carvalho, que inaugurou assim o marcador. Do nosso lado, só um penalty indiscutível sobre o Cervi que o Sr. Artur Soares Dias não quis ver é que se salvou do marasmo completo.

Na 2ª parte, entrou o Carlos Vinícius para o lugar do apagado Florentino, mas os primeiros minutos foram novamente do Santa Clara, que criou perigo em duas ocasiões, com um remate ao lado e uma falha incrível do Jardel a proporcionar depois uma boa defesa ao Vlachodimos. Eu estava a ver o panorama mesmo muito negro, quando o Pizzi resolveu inventar pela direita a jogada do nosso primeiro golo aos 54’, com um cruzamento rasteiro para o C. Vinícius só ter que encostar (mas a ter o mérito de estar lá). O Santa Clara protestou uma eventual falta do Chiquinho no início do lance, mas há um empurrão mútuo com o jogador adversário. Um pouco antes, já tínhamos criado perigo num remate de primeira do Rúben Dias num canto, com o guarda-redes a defender por instinto, mas depois continuámos a revelar inúmeras dificuldades em superar a boa organização defensiva dos açorianos. Estávamos mais subidos no terreno e a pressionar mais, mas sem criar grandes ocasiões até ao golo salvador aos 78’ pelo Pizzi: mau passe do Santa Clara na saída para o ataque, jogada do Seferovic que isolou o Pizzi, que à saída do guarda-redes desviou a bola subtilmente para a baliza. Foi um golo caído do céu! Logo a seguir, o Seferovic teve uma oportunidade de acabar com o jogo, mas o remate saiu à figura. No entanto, já nos descontos, as coisas poderiam ter piorado muito, porque o entretanto entrado Ukra teve um remate cruzado que saiu a rasar o poste. Demorei algum tempo a recuperar os batimentos cardíacos depois deste lance.

Em termos individuais, destaque óbvio para o Pizzi com uma assistência e um golo. O C. Vinícius continua com uma média de golos por minuto muito interessante, embora não tenha tido muitas mais oportunidades, porque não lhe chegou muito jogo. Todos os outros estiveram a um nível muito medíocre, com o Gabriel a subir muito ligeiramente na 2ª parte depois de uma 1ª para esquecer.

O campeonato irá agora parar duas semanas com as selecções e a Taça de Portugal. Eu sei que tivemos muitos jogos seguidos e que esta saída não era nada fácil. Mas isso não serve de desculpa para a nossa paupérrima exibição. Há que dizer que não perdemos pontos com alguma sorte e duvido que cheguemos longe a continuar a jogar desta maneira.

Sem comentários: