Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Falácia do não investir

O Benfica não investiu o que podia investir para fazer uma boa figura na LC, para o Benfica europeu.


Para mim o Benfica investiu… quer em jogadores quer, e principalmente, em renovações! Neste momento é muito mais difícil vir buscar um titular do Benfica ou um jogador que o Benfica deseje manter… isso é reter talento! Aumentar clausulas e ordenados… reduz o número de equipas que têm capacidade de chegar cá e levar um jogador! 120M 7M limpos… NUNCA vamos segurar. Ponto.
É este o argumento que sobra! Campeonato? Não há onde pegar! Passivo? Saiu das manchetes. Jogadores portugueses? Idem aspas. Aposta na formação? Idem idem aspas aspas… Então bora lá carregar no Benfica europeu… quando á menos de 10 anos se festejavam títulos nacionais de 5 em 5 anos!
Além do ser uma vacuidade tão grande que é uma verdade de La Palisse… claro que podia investir mais. Não pode sempre? Se investir 20 pode investir 25… se investir 25 pode investir 30… se investe 50 em A e B é porque chegava 40 mas era no C e D!

Infelizmente, mesmo que os jogadores quisessem vir para o Tugão (que como todos sabem eu duvido muito) … há valores que não vamos conseguir chegar…


Mas e se pudéssemos? E se o Benfica conseguisse investir todo o lucro que tem tido e investisse em jogadores? Um dos pontos que refiro sempre para justificar o bom trabalho de LFV é “lucro consecutivo” há 6 anos consecutivos! E quanto foi o total de lucro nestes 6 anos: 136.142M€!

Cenário: o Benfica para a época 2019/20 investia todo o seu lucro de anos anteriores (como se fosse possível e estivesse guardado num cofre não tendo sido reinvestido no entretanto e etc.)!
Questão: Onde nos coloca um investimento de 136.142M? Quem contratávamos se esse valor fosse aplicado a 100% em contratações?

Pressupostos: I) Este lucro teria de pagar contratação e ordenado durante 5 anos. Lembro que segundo a KPMG um salário líquido de 1M no caso de um clube português obriga a um custo bruto de 2,46M (12,3M em 5 anos)… Já para que o seu jogador ganhe 5M líquidos um clube português terá que gastar 12,5M (62,5M em 5 anos)… II) Não presumir que o mundo é feito de ignorantes e que só nós é que somos os “inteligentes”… significando que se o jogador tem uma proposta de um campeonato melhor e a ganhar mais… a opção dele será essa e não há sandes, copo de sumo e conversa sobre projeto europeu que lhe dê a volta! III) Fechamos os olhos ao Fair Play Financeiro da UEFA que não permite que se gaste em salários mais de 60% do valor total de receitas.
 
As posições alvo dos benfiquistas durante o verão foram 2 (claro que há sempre aqueles que dizem que o dinheiro do JF era para queimar e depois dizem que faltam 9 jogadores, mas dou-lhe o desconto do idiota): DD e 2º AV.
Vamos então ao mercado ver que jogadores seria possível contratar, utilizando o transfermarket como referência (embora seja percetível que os valores de referência no site são abaixo dos valores praticados no mercado) e partindo do principio que os jogadores aceitariam vir para o Benfica a receber o mesmo que recebem atualmente!

2º AV
 
Com a limitação orçamental definida é escusado ir ao topo da lista… vamos ver o 25º e o 50º como exemplos:
25º - Lorenzo Insigne - 65M 4,6M/Ano (Link) representando um custo total de 121,58 = 65M+56,58M (2,6*4,6M*5).
30º - Luka Jovic – 60M – ups… era do Benfica e não servia! Nem faço contas porque: “Com Jovic e Taliscas não vamos lá! Andamos aqui a fazer favores a empresários… o Benfica tem de ser ambicioso”.
40º - Duvan Zapata – 45M 1,8M/ano (Link) representaria, provavelmente, o menor custo toda a lista… de 67,14M.
50º - Lozano - 40M 4,5M/Ano (Link) representando um custo total de 95,35M.

Para não resumir a amostra à aleatoriedade, fui procurar dois jogadores que eu acho que poderia ser interessante no Benfica e que jogam nas “fracas” equipas do nosso grupo…
26º - Timo Werner 65M 6M/Ano (Link 1; Link 2)… Nem vale a pena fazer contas… mas cá ficam… 138,8M! TODO o lucro de 6 anos de Benfica não pagariam a contratação e manutenção de um gajo do Leipzig! Mas depois é uma ofensa dizer que perder com o Leipzig é…
42º - Memphis Depay 45M 4,2M/Ano (Brutos) (Link), ou seja, um custo de 67,5M…. Segundo alguns para não serem melhores do que os jogadores já no Benfica porque o Benfica tem obrigação de ganhar a esses adversários!

DD
Nesta lista os valores já são mais baixos!
 
Um qualquer Thierry Correia avaliado em 6M custa 15M… mas já que o cenário é “queimar” o lucro de 6 anos… continuemos:
 
Até ao 11º todos os jogadores estão avaliados em mais de 30M!
12º - Odriozola – 25M 2,75M/Ano (Link) custo total de 58,825M.
15º - Danilo  -20M 4M/Ano (Link) custo total de 69,2M.
20º - Zeki Celik – 17M ??M/Ano. Relativamente a este jogador não encontrei informação sobre o ordenado… se alguém encontrar é só multiplicar pelos 2,46 que cada 1M limpo representa em valores brutos e multiplicar por 5 anos!
25º - Giovani Di Lorenzo – 15M 1,2M/Ano (Link) custo total de 29,76M.

Tal como para os 2ºs AV escolhi um jogador desta sub seleção que fosse interessante para o benfica e simultaneamente nos tenha calhado com adversário.
13º - Mukiele – 22M 3,12M (Link) custo total de 60,376M.

Conclusão: Após isto ainda achamos que o caminho é ir por aqui? Lutar com as armas dos outros? E esperar acertar com uma fisga no alvo que outros fazem mira com misseis?
Repare-se nessas listas… quantos jogadores são formados no Seixal e/ou passaram no Benfica! Bernardo, Félix, Jovic, Rodrigo, Guedes! 5 nos 50 avançados mais valiosos… Cancelo e Semedo! 2 nos 10 DD mais valiosos…

Será que realmente a forma de tentar chegar a um nível superior não é… formar e ir retendo o talento que se vai formando através de ir subindo gradualmente clausulas e ordenados de modo a que cada vez menos clubes consigam cumprir com os “requisitos” do Benfica e do jogador para sair?

2 exemplos atuais vs exemplos passados… RD e FL vs Aquela lista! Alguém acha que hoje em dia… um miúdo titular do Benfica saia por 30M? Será que não é percetível a evolução ocorrida neste campo? E repito… 120M 7M limpos… NUNCA vamos segurar. Mas esses 120M servirão para voltar a renovar com os restantes 10 jogadores (e mais) e aumentar ordenados… Já viram quando for preciso pagar 80M e pagar 5M limpos para levar um jogador do Benfica? Quantas equipas o irão conseguir? 4/5! Imaginam outra forma de nos batermos com essas equipas? Claro que é a longo prazo… (e saliento mais uma vez, eu era daqueles que criticava os lagartos por estarem sempre á espera do futuro… mas o facto é que eles á espera do futuro eram bem mais competitivos do que quando apostaram no presente)… mas esta estratégia garante domínio interno e sustentabilidade… E não nos impede de em algum momento investir fortemente num ou noutro jogador!
Claro que é mais giro ir na conversa…
 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi